O
jovem ativista do município de Cajazeiras, Ronaldo Rodrigues, anunciou na manhã
desta segunda-feira (17/03), sua saída dos quadros de filiados do MDB. A
decisão também foi comunicada à executiva jovem, da qual o mesmo fazia parte.
Em
contato com nossa equipe, o ativista destacou que sua saída do partido está
ligada a interesses coletivos e que já tem como definido sua chegada aos
quadros do PT. De acordo com Rodrigues, o Partido dos Trabalhadores
apresenta o perfil ideal para o ativista, uma vez que combina com sua linha de
atuação e suas perspectivas ideológicas e sociais.
Uma investigação da Polícia Civil da Paraíba, com o apoio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (Gaeco/MPPB), resultou na prisão de um homem acusado de promover guerras entre facções criminosas na região metropolitana de João Pessoa. O trabalho investigativo foi realizado pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e a Unintelpol/PCPB, contando com a participação do Grupo de Operações Especiais (GOE), a Desarme e o Canil da Polícia Civil.
O alvo da operação foi capturado no loteamento Sol Nascente, em Campina Grande. Ele estava foragido do sistema prisional desde 2019, quando cumpria pena no regime semiaberto. De acordo com os órgãos de segurança, com base em provas técnicas coletadas pela investigação, a Polícia Civil representou por mandados de busca e apreensão no endereço investigado, resultando na captura do acusado e na apreensão de drogas.
Para a Polícia Civil, essa prisão é considerada de grande impacto para a segurança pública do Estado, pois as investigações apontam que o preso é responsável direto por conflitos entre facções criminosas na região metropolitana de João Pessoa.
Atendimento à imprensa: De acordo com a Assessoria de Comunicação da Polícia Civil, às 10h desta segunda-feira (20/01), na Cidade da Polícia, em Campina Grande, representantes da PCPB estarão à disposição da imprensa, para dar mais detalhes dessa prisão.
O Tribunal de Justiça da Paraíba trabalha diariamente para dar continuidade e concluir os projetos apontados no Plano Estratégico traçado para seis anos (2021/2026). Em 2024, um dos destaques foi o projeto ‘Transformando a Justiça pela Linguagem Simples’. A ação tem como foco os macrodesafios “Garantia dos Direitos Fundamentais” e “Fortalecimento da Relação Institucional do Judiciário com a Sociedade”, e busca simplificar o vocabulário jurídico através de oficinas, seminários e documentos em linguagem simples.
O projeto realizado pelo TJPB deu tão certo que, em 2024, foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o Selo Linguagem Simples. O ‘Transformando a Justiça pela Linguagem Simples’ é gerido pelo juiz Natan Figueredo Oliveira. Esta ação integra o portfólio de projetos desenvolvidos pelo Poder Judiciário Estadual e está alinhada com a ação da Gerência de Projetos e Gestão Estratégica (Gepro).
Outra iniciativa que integra o Planejamento Estratégico, iniciada ano passado, com previsão de conclusão este ano, é a Central de Atendimento do Judiciário (CAJU), tendo à frente a juíza-corregedora Maria Aparecida Sarmento Gadelha. A ideia inovadora, nasceu no Centro de Inteligência e Inovação (CEIN) do TJPB e tem suporte da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do Tribunal.
O projeto tem a finalidade de desburocratizar o atendimento do Judiciário aos cidadãos e torná-lo mais ágil (novo Balcão Virtual), ferramenta que está sendo aperfeiçoada e unificada para melhor cumprir sua proposta.
As ações estratégicas do Poder Judiciário estadual têm o apoio administrativo da Mesa Diretora do TJPB, na pessoa do presidente, desembargador João Benedito da Silva.
A supervisora da Gepro, Roberta Carvalho, ressaltou que as ações da Gerência são no sentido de dar continuidade ao Planejamento Estratégico, sendo esta sua principal função, com alinhamento da estrutura organizacional do Tribunal, junto aos preceitos e normativos, se referindo à Resolução do Conselho Nacional de Justiça n. 325/2020 (dispõe sobre a Estratégia Nacional do Poder Judiciário para o período de seis anos consecutivos/2021-2026).
“O Planejamento Estratégico busca sempre melhorar as ações e aprimorar a administração institucional, por meio de monitoramento, reuniões de avaliações, projetos executados voltados à cidadania, resultando em fortalecimento da gestão. A ação estratégica aperfeiçoa a qualidade no serviço jurisdicional que é prestado à sociedade”, destacou Roberta Carvalho.
Aperfeiçoamento - O Planejamento Estratégico do Judiciário estadual é desenvolvido com a missão de concretizar a Justiça, por meio de uma prestação jurisdicional efetiva e qualitativa. Para isso, são empreendidas ações e projetos voltados à celeridade, modernidade, acessibilidade, transparência, credibilidade, inclusão digital, diversidade, responsabilidade social e ambiental, buscando alcançar o grau de excelência nos serviços prestados.
Com esse compromisso o Poder Judiciário paraibano almeja o reconhecimento pela sociedade como uma instituição confiável, acessível e justa, na garantia do exercício pleno da cidadania e promoção da paz social.
Ronaldo Rodrigues, jovem ativista militante, disse à nossa redação que se comprometerá nas eleições de 2026. Segundo o jovem, seu compromisso está em torno do nome do pré-candidato Fábio Tayrone nas eleições de 2026, visando o cenário da Câmara Federal.
O ativista afirmou: Para as eleições de 2026, é importante apostar em novos candidatos, pois conhecemos a excelente administração de Fábio. Sua representatividade na Câmara Federal irá possibilitar que as minorias sejam representadas de forma efetiva e participativa. Ele é visionário, sua administração em Sousa trouxe o reflexo de um gestor comprometido com a sociedade”.
Ronaldo Rodrigues é conhecido pelo seu trabalho em prol das pessoas com doenças crônicas. Tendo competência no cenário das DCNT’s e CCNT’s, com contribuição na elaboração de dossiê temático, na incorporação de insumos pela CONITEC e Práticas de Advocacy.
Em tempo recorde, menos de 15 dias de administração, a Prefeita Milena Nogueira e sua equipe concluiu a obra da Passagem Molhada do Sítio Ribeiro, zona rural de Monte Horebe, que foi iniciada no final da gestão do ex-Prefeito Marcos Eron.
A inauguração da obra está marcada para o dia 21/01/2025, próxima terça-feira, as 17:00h. A obra mede 5 metros de largura por 70 metros de comprimento, totalizando 350 metros quadrados de obra construída.
Um sonho de décadas, que agora se torna realidade, uma obra esperada por mais de 50 anos. Monte Horebe segue firme no rumo certo.
Nessa sexta-feira (17), a Prefeita de Cajazeiras, Corrinha Delfino, entregou o novo prédio próprio da Central de Marcação do Município, marcando mais um avanço significativo na área da saúde pública. A inauguração contou com a presença de autoridades municipais, representantes do setor de saúde e usuários do serviço, que celebraram a conquista.
O novo espaço da Central de Marcação oferece um ambiente climatizado, acessível e muito mais confortável para atender à população, que agora conta com melhores condições para agendar consultas, exames e outros procedimentos essenciais. Durante o evento, a prefeita destacou que a entrega deste novo equipamento é fruto de uma gestão comprometida com o bem-estar da população.
Além da inauguração, Corrinha Delfino surpreendeu ao anunciar uma grande reforma na Policlínica de Cajazeiras. O projeto inclui modernização estrutural, ampliação de espaços e melhorias no atendimento, fortalecendo o compromisso da gestão municipal com a saúde pública de qualidade.
"Nosso objetivo é humanizar ainda mais os serviços e garantir que a população de Cajazeiras tenha acesso a uma saúde digna e eficiente. Hoje entregamos a nova Central de Marcação, mas não vamos parar por aqui. A reforma da Policlínica será mais um marco no nosso trabalho pela cidade", destacou a prefeita.
Os usuários do sistema público de saúde presentes no evento elogiaram a iniciativa e reconheceram os avanços que a nova Central representa. Para muitos, a entrega do novo prédio é um sinal de que Cajazeiras está no caminho certo para continuar crescendo e cuidando de sua gente.
A inauguração foi encerrada com aplausos e manifestações de gratidão dos cidadãos, que agora dispõem de um espaço mais adequado para atendimento, reafirmando o compromisso da gestão municipal em transformar a saúde pública de Cajazeiras.
A cidade de Juazeiro do Norte perde, a partir de março, as ligações de voos diretos com as cidades de Fortaleza e Recife feitas pela Azul. O dia 9 será o último de operação dessas rotas e as passagens já não estão mais à venda. A data coincide também com o período fim das operações da Azul Conecta no estado.
Assim, o município perde ligações com duas das principais cidades Nordestinas e com o grande hub Azul de Recife. De quebra, perderá todos os voos diretos para Fortaleza e para Recife.
Atualização: na noite do sábado (18), mais de 24 horas após ter sido demandada pela coluna, a Azul informou apenas que "a informação não procede". Contudo, não há registros desses voos pela Anac após a data informada. Além disso, as rotas também não estão à venda a partir de 10 de março e pelo menos até agosto, conforme verificado.
PERDAS RECORRENTES
Pela enésima vez, nos últimos 7 anos, o Cariri perde ligação com a capital cearense. Já uma ligação com Recife estava disponível para Juazeiro desde o ano de 2006: 18 anos de operações ininterruptas.
Isso mostra o tamanho do desafio que a Azul está enfrentando em termos de reestruturação financeira e de eventual falta de aeronaves, no caso, o ATR-72. Após a perda das ligações com ATR-72 entre Mossoró e Recife, Juazeiro é a próxima afetada.
O voo remanescente da Azul será apenas o trecho Juazeiro do Norte - Campinas, como o fazem Gol e Latam, ligações para os grandes hubs como Guarulhos.
A Secretaria de Turismo do Estado precisa buscar novamente uma ligação entre Juazeiro e Fortaleza. A Azul foi procurada a se manifestar, mas até essa publicação, não nos atualizou. O espaço segue aberto.
A Comissão Permanente de Concursos (Cpcon) divulgou nesta sexta-feira, 17 de janeiro, o resultado preliminar do concurso público da Prefeitura Municipal de São José de Piranhas. O certame, que oferece 356 vagas com salários que variam de um salário mínimo até mais de R$ 6 mil, atraiu um grande número de inscritos interessados em ingressar no serviço público municipal.
A primeira etapa do concurso foi composta por uma prova objetiva, aplicada a todos os candidatos. Para alguns cargos, a próxima fase será uma prova de títulos, que avaliará a formação e a experiência profissional dos candidatos. Além disso, para funções específicas, também está prevista uma prova prática como parte do processo seletivo.
Os candidatos já podem conferir a relação preliminar dos aprovados no site oficial da Cpcon. As próximas etapas seguirão o cronograma estabelecido no edital, e os participantes devem ficar atentos às publicações oficiais para acompanhar todas as atualizações do concurso.