sábado, 20 de janeiro de 2024

Homem é morto a tiros e outro fica ferido durante tiroteio, em Cajazeiras

 

Um homem morreu e outro ficou ferido a tiros no bairro das Capoeiras, na manhã deste domingo (14), zona sul da cidade de Cajazeiras, Sertão da Paraíba.

O ex-presidiário Giliarde Alexandre da Mota, de 31 anos, conhecido como Iones da Vila Nova,  veio a óbito no local e uma dupla de moto foi vista efetuando os disparos.

A PM ouviu a esposa da vítima Gabriel, ela e seu marido, eles pegaram carona com Giliarde e quando pararam na borracharia para fazer o conserto do pneu, houve um desentendimento entre Giliarde e o proprietário da oficina, momento em que o proprietário da oficina efetuou uns disparos atingindo as duas vítimas.
Após o delito, o autor dos disparos fugiu e está foragido, e a polícia civil e o IML estiveram no local. Todos os pertences da vítima em óbito foram entregues pelo delegado ao seu genitor, inclusive o seu veículo que estava estacionado no local do crime.
O corpo foi removido ao IML de Cajazeiras.

ABSOLVIDO: Ex-prefeito de Bernardino Batista foi absolvido pela Justiça Federal em processos de Improbidade Administrativa.

 

O ex-prefeito do Município de Bernardino Batista, Assis Gomes dos Santos, foi absolvido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região em dois processos de Improbidade Administrativa referente à época de sua gestão.

Um dos processos é referente a denúncia da FUNASA que acusava o ex-gestor pela inexecução parcial do objeto do Convênio nº 3.788/2001, consistente na construção de sistema de abastecimento de água na zona rural de Cajazeirinhas e Vila Egídio no município de Bernardino Batista. O Desembargador Federal Élio Siqueira Filho em seu acórdão decidiu que “Não sendo mais possível a responsabilização do agente por culpa e inexistindo nos autos prova suficiente da consciência e da intencionalidade lesiva da conduta perpetrada (…) imperativa a rejeição da pretensão acusatória.”

Na Ação de Improbidade conhecida pelo “Processo dos Médicos”, o Ministério Público Federal pediu a condenação do ex-prefeito Assis Gomes, por não ter comprovado a prestação de serviços médicos e de odontologia junto a Prefeitura de Bernardino Batista/PB que justificasse os gastos à época, o que foi rejeitado pelo Juiz Federal Diogo Fernandes Guimarães que em sua sentença observou que “não se lhe pode atribuir, objetivamente, a responsabilidade por todos os atos ou omissões danosas que possam ser identificadas na execução das diversas atividades administrativas.

Primeiro, porque não existe qualquer norma jurídica que assim o estabeleça. Segundo, porque seria impossível, faticamente, que o prefeito pudesse acompanhar, fiscalizar e exigir, diuturnamente, de cada servidor faltoso o cumprimento de sua jornada de trabalho” absolvendo, portanto, o ex-gestor.

Com as improcedências das Ações de Improbidade, o ex-prefeito Assis Gomes se torna “Ficha Limpa”, estando apto para concorrer a qualquer cargo eletivo, contrariando os rumores de que o ex-prefeito estaria inelígivel para sempre, o que não condiz com a realidade.

Assis Gomes dos Santos foi o primeiro prefeito de Bernardino Batista, governando o Município de 1997 a 2004, sendo conhecido em toda região pela sua liderança política e por ter lutado pela emancipação política de Bernardino Batista.

Fonte: CLICK CZ

Eleições 2024: Jovem ativista Ronaldo Rodrigues anuncia a desistência da pré-candidatura a vereador e anuncia o apoio ao projeto político do vereador Kléber Lima em Cajazeiras. Confira!

O jovem ativista Ronaldo Rodrigues (MDB) anunciou de forma oficial na manhã da última sexta-feira (19/01), sua desistência de disputar uma das vagas do legislativo da Terra do Padre Rolim. Ronaldo Rodrigues também anunciou seu apoio político ao projeto do vereador Kléber Lima, destacando seu compromisso no pleito de 2024.

Ronaldo Rodrigues tem se destacado na política local pelos relevantes serviços prestados em benefício das pessoas com doenças crônicas no alto sertão da Paraíba e pela forma como tem auxiliado as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Com vasto perfil profissional, o ativista em contato com nossa redação destacou o compromisso não apenas dele, mas da família Rodrigues e o engajamento em prol da pré-candidatura do vereador Kléber Lima.



MEC disponibiliza mais de 402 mil bolsas para o Prouni

 

MEC disponibiliza mais de 402 mil bolsas para o Prouni

O Ministério da Educação (MEC) oferece, a partir desta sexta-feira (19), 402.092 bolsas para a primeira edição de 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni). Deste total, 304.638 são bolsas integrais e 97.454 parciais (50%).

Segundo o MEC, a atual edição é a que apresenta maior oferta de bolsas desde o início do programa, em 2005.

A consulta pode ser feita pelos interessados por meio do portal Acesso Único de Acesso ao Ensino Superior. O site detalha as vagas por curso, turno, instituição e local. São, ao todo, 15.482 cursos de 1.028 instituições participantes do programa.

A unidade federativa com maior número de vagas disponibilizadas é São Paulo. Das 103.282 vagas ofertadas para o estado, 81.069 são de bolsas integrais e 22.213 são para bolsas parciais, com desconto de 50%.

Minas Gerais vem em segundo lugar - 39.640 vagas – e, depois, aparecem o Paraná (35.572 bolsas), Rio Grande do Sul (27.297) e Bahia (21.905). A lista completa de vagas ofertadas por unidades federativas foi publicada e está disponível no site do MEC.

Prouni

As notas do Prouni podem ser usadas para concorrer a bolsas de ensino em instituições privadas para cursos de graduação em instituições privadas. Os processos seletivos ocorrem duas vezes ao ano e têm como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior. 

Para concorrer às bolsas integrais do ProUni, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal - por pessoa - de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. É preciso também não ter zerado a redação do Enem e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas.

Polícia Militar apreende menor e prende maior após arrastão na zona rural de Cajazeiras

 Por volta das 12h30min, a guarnição da Patrulha Rural do 6º BPM foi acionada pelo COPOM para se deslocar até o sítio Xique-xique, zona rural de Cajazeiras, onde segundo informação da solicitante dois indivíduos em uma motocicleta teriam arrombado uma residência, após entrarem em algumas casas com uma TV LED SEMP TCL 32", se passando por funcionários de uma firma, pedindo para fazer um teste. Após o roubo, os elementos fugiram para um matagal, levando da vítima um botijão de gás, pares de sandália, perfumes e um tablet, e fugiram tomando destino ignorado.

 

A guarnição ao chegar ao local manteve contato com a vítima, que se encontrava bastante nervosa, mas passou com clareza as características dos acusados, e em seguida essa guarnição deu início as diligências, localizando a TV que havia sido abandonada pelos indivíduos, e intensificando rondas naquelas comunidades. Quando por volta das 18h00, mais um chamado para se deslocar até o sítio Marias Pretas, zona rural de Cajazeiras, onde dois indivíduos com as mesmas características físicas, e na mesma motocicleta, arrombaram outra residência e adentraram, momento em que a vítima que é uma pessoa com deficiência física e auditiva, visualizou os acusados cortando a mangueira do botijão, e ao se aproximar foi empurrada por um dos indivíduos caindo ao solo, que de imediato deixaram o local.

A guarnição encontrava-se nas proximidades do fato quando se deslocou até o local, que ao manter contato com os familiares da vítima, a mesma havia descrito as mesmas características repassadas pelas primeiras vítimas. Após rondas nas proximidades, dois indivíduos foram visualizados em uma motocicleta, que ao perceberem a presença policial empreenderam fuga tomando como destino a Rua Aprígio Nogueira, onde foi feito o acompanhamento tático pela guarnição da Patrulha Rural e realizado o cerco policial com o apoio das demais guarnições, sendo interceptados nas proximidades do supermercado Alves, mas precisamente na Rua 21 de Abril, centro, onde foram encaminhados para delegacia em virtude da direção perigosa, pois durante o trajeto não respeitaram as sinalizações de trânsitos, e conduziram em uma velocidade acima da permitida, colocando em risco a integridade física das pessoas que transitavam naquela localidade. Após confeccionado o boletim de ocorrência, as vítimas se deslocaram até a delegacia e reconheceram os indivíduos como sendo os acusados, um menor e um maior de idade, inclusive uma das vítimas ao visualizar os acusados pela foto, passou mal, sendo necessário encaminhá-la até o Hospital regional para atendimento médico.




Equipe ‘A Dona da Bola’ da Alto Piranhas AM confirma transmissões do Atlético de Cajazeiras no Paraibano

 

Equipe ‘A Dona da Bola’ da Alto Piranhas AM confirma transmissões do Atlético de Cajazeiras no Paraibano

O Sistema Alto Piranhas de Comunicação colocará novamente seu time à disposição da cobertura do Campeonato Paraibano 2024. Neste ano, a Rádio Alto Piranhas, através da Equipe 'A DONA DA BOLA' chega com força total para transmitir o Campeonato Paraibano.

A estreia, inclusive, já tem dia, hora e local marcados. Será neste domingo (21), no duelo entre Atlético de Cajazeiras e CSP, no Perpetão, pela 1ª rodada do Campeonato Paraibano 2024. A bola vai rolar às 17h, mas a transmissão terá início às 15h:30. O comando da abertura da Jornada Esportiva será com Beto Cézar que deixará os ouvintes por dentro de todos os detalhes não só deste duelo, mas de toda a temporada já iniciada nos gramados da Paraíba.

Outra expectativa é no sentido de que a equipe obtenha o mesmo sucesso de audiência quando foi a única emissora da cidade a transmitir todos os jogos do Atlético de Cajazeiras “ Trovão Azul do Sertão na disputa do Campeonato Paraibano da segunda divisão quando sagrou-se Campeão.

A equipe esportiva A “Dona da Bola” estará em campo a partir de domingo (21). Composta pelo narração; Zilvacir Fernandes, comentarista, Ilazaro Figueredo; reportagens, Alberto Dias e Parcifal Pereira; e na Abertura da Jornada Beto Cèzar.

Ao lado de Carlos Lupi, prefeito de Sousa participa do ato de entrega da nova agência do INSS

 

Ao lado de Carlos Lupi, prefeito de Sousa participa do ato de entrega da nova agência do INSS


O prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, esteve ao lado do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT),  no ato de entrega da nova sede Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Sousa. A solenidade aconteceu nesta sexta-feira. 

Tyrone  disse que recebeu convite do INSS  para entrega oficial da agência que vai atender 12 municípios, e injeta no comércio da região todos os meses, mais de R$ 19 milhões.

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

“Gravíssimo e inaceitável”, diz ministro da Justiça sobre plano para matar Moraes

 

“Gravíssimo e inaceitável”, diz ministro da Justiça sobre plano para matar Moraes

O ministro interino da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli (foto), comentou nesta quinta-feira (4), em Brasília, que o suposto plano para assassinar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é gravíssimo e inaceitável e que as investigações devem ir até “as últimas consequências” para punir os responsáveis.

Alexandre de Moraes revelou, em entrevista ao jornal O Globo, que as investigações sobre os atos golpistas do 8 de janeiro de 2023 descobriram a preparação de planos para prisão e assassinato do magistrado, inclusive com participação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Ainda segundo o ministro do STF, existiam três planos para prendê-lo e matá-lo, um deles previa enforcá-lo na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Gravidade

Em conversa com jornalistas nessa quinta-feira (4), Cappelli afirmou que a existência desse suposto plano revela a gravidade do que estava em curso no Brasil. “Gravíssimo e inaceitável cogitarem atentar contra a vida de um ministro da Suprema Corte do Brasil”, afirmou.

O ministro interino da Justiça acrescentou que essa informação será apurada e levada às últimas consequências para descobrir os autores do suposto plano de prisão e assassinato do ministro do STF.

“O plano contra o ministro Alexandre de Moraes indigna todos os democratas. Iremos às últimas consequências para identificar e punir todos os responsáveis. [Eles] acertarão suas contas com a Justiça e com a história”, afirmou Cappelli em uma rede social.

No dia 8 de janeiro de 2023, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, inconformados com o resultado da eleição presidencial de 2022, invadiram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, pedindo um golpe militar no Brasil. O ministro Alexandre de Moraes era um dos principais alvos das manifestações golpistas iniciadas após o segundo turno da eleição de outubro de 2022.

Foto: SBT News

 O jovem ativista da causa do diabetes no município de Cajazeiras, Ronaldo Rodrigues confirmou na manhã desta sexta-feira (05/01), seu apoio ao projeto político do pré-candidato a Prefeito do município de Cajazeiras Allyson Lira.

Em contato com nossa redação o jovem que se encontra na capital realizando articulações visando a execução de projetos em prol da população com diabetes, confirmou seu posicionamento em Cajazeiras, destacando de forma oficial o apoio da família Rodrigues e Moreira.



Ronaldo Rodrigues frisou: “Se faz necessário avaliar posições, as vezes cometemos erros ao definir de forma antecipada alguns apoios, tenho defendido nos últimos dias junto a familiares e amigos e apoiadores da minha pré-candidatura a vereador o nome do Allyson Lira, pois acredito no seu potencial, humildade e a forma como vem trabalhando por nossa população”.

 

Da Redação

Vereador Sargento Orlando, do PSDB, deixa base governista e anuncia apoio a Chico Mendes em Cajazeiras

 

Vereador Sargento Orlando, do PSDB, deixa base governista e anuncia apoio a Chico Mendes em Cajazeiras

O vereador de Cajazeiras, Sargento Orlando, não faz mais parte da base de sustentação do governo municipal. Na  noite desta quinta-feira (5), o parlamentar durante a festa de aniversário do ex-deputado estadual Jeová Campos, confirmou apoio ao pré-candidato a prefeito, Chico Mendes (PSB).

Sargento Orlando se junta aos vereadores Lamarque Barros, Alysson Voz e Violão, Raelsa Borges e Roberto das Redes. Resumindo, a bancada de oposição passa a ser formada por 5 vereadores na Casa Otacílio Jurema.

Sargento Orlando foi eleito em 2020 pelo PSDB e obteve 667 votos.

Presidente Lula pede mobilizações regionais no 8 de janeiro

 

Presidente Lula pede mobilizações regionais no 8 de janeiro

Com as celebrações de 8 de janeiro organizadas em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria pedido às lideranças do PT e aos partidos aliados que também organizassem mobilizações regionais na data. As informações são da CNN.

Ao canal, um interlocutor do presidente disse que o objetivo é expandir as manifestações pelo país para que a militância fora de Brasília possa participar do ato.

Em São Paulo, quem deve comandar a mobilização é a Frente Brasil Popular e a Frente Povo sem Medo. Unidas, as frentes possuem apoio de militantes do PT, PSOL e CUT.

A celebração deve acontecer na Avenida Paulista, na altura do Masp, e a expectativa é que os militantes levem cartazes e faixas, levantando a bandeira pela democracia. A previsão é que o ato reúna entre 10 mil e 15 mil pessoas no local. 

Agência Brasil