segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Integrantes do Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual do TJPB definem Subcomissões de trabalho

 

Os integrantes das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, nos âmbitos do 1º Grau e 2º graus do Tribunal de Justiça da Paraíba, se reuniram pela primeira vez, na manhã desta segunda-feira (30). As Comissões foram instituídas pela Presidência do TJPB, através do Ato nº 54/2021 e em harmonia com Resolução nº 351/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de promover o trabalho digno, saudável, seguro e sustentável nas unidades judiciárias e ambientes administrativos do Poder Judiciário estadual.

Um dos pontos definidos, durante do encontro de trabalho virtual, foi a criação de quatro Subcomissões, que têm o papel de agilizar os trabalhos das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação. “Tivemos uma primeira reunião muito produtiva. Avançamos em vários pontos, principalmente, na instalação das Subcomissões e no calendário dos próximos encontros. Quero ressaltar o empenho do Presidente do Tribunal, Desembargador Saulo Benevides, no apoio incondicional ao nosso trabalho”, comentou o presidente da Comissão do 2º Grau, Desembargador José Aurélio da Cruz.

O diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma), Desembargador Ricardo Vital de Almeida, adiantou que a Escola será uma parceira constante nas atividades acadêmicas sobre o tema. “Certamente, essa é uma das temáticas mais importantes discutidas nacionalmente. É necessário que se crie uma metodologia prática e eficaz, no tocante ao formato de trabalho e estudos que envolvem os mais variados tipos de assédio e discriminação no ambiente de trabalho”, pontuou. Também participaram da reunião, a Desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, o Desembargador João Benedito da Silva, além de juízas e servidores (as) do TJPB.

Conforme a juíza Silvana Carvalho Soares, presidente da Comissão do 1º Grau e titular do 6º Juizado Auxiliar Cível da Capital, a iniciativa do TJPB vai estimular e fortalecer o desenvolvimento de ações de gestão e governança pautadas no respeito à dignidade da pessoa humana, à diversidade, à igualdade de tratamento, à saúde integral, à gestão participativa, ao resguardar a ética profissional, com foco no combate ao assédio e discriminação e com ações de prevenção de conflitos. “As Subcomissões foram estabelecidas para a estruturação dos trabalhos, bem como apresentados seus membros e determinadas as metas para otimização”, acrescentou.

A magistrada, Daniere Ferreira de Souza, juíza titular da Vara Única de Caaporã, também avaliou como bastante exitosa a primeira reunião deliberativa das Comissões. “Vários pontos importantes foram trazidos. A instituição de políticas de prevenção e combate às mais variadas formas de assédio no ambiente de trabalho deve ser tema relevante e prioridade em qualquer gestão pública”, ressaltou. 

Subcomissões - De acordo com a analista judiciária da Gerência de Projetos e Gestão Estratégica (Gepro), Roberta Carvalho, ficaram definidas quatro Subcomissões: Estrutura Pedagógica, dirigida pela Desembargadora Maria de Fátima, com competência de elaborar e planejar webinários, banners, panfletos, alertas no site, em parceria da Escola Superior da Magistratura; Estrutura Procedimental, que vai elaborar o Manual de Procedimento Interno e que tem como seu diretor o Desembargador José Aurélio; Estrutura da Triagem, responsável pela elaboração do formulário para recebimento de notícia e formalização junto à Corregedoria, bem como outros encaminhamentos. Essa Subcomissão tem como diretor o Desembargador João Benedito da Silva; e  Estrutura Saúde, coordenada por Valéria Beltrão (representada por Daniela Menezes), sendo esta  voltada à construção de um relatório técnico e parecer da Junta Médica, além de acolhimento da vítima, em parceria com Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep)

1º e 2º Graus - A Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação no segundo grau de Jurisdição ficou formada pelos Desembargadores José Aurélio da Cruz (como presidente); João Benedito da Silva e Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti; Juliana Coutinho Marcelino (servidora); Valéria Lúcia Winkeler Beltrão (servidora); Altamir de Alencar Pimentel Filho (servidor); José Waldez Lins Rabelo (servidor) ; Josélio dos Santos de Souza. (terceirizado); e Victor Gadelha de Oliveira Cavalcante (estagiário).

Já no primeiro grau de jurisdição, a Comissão ficou assim formada: Silvana Carvalho Soares (juíza); Kênia Simões Dantas Barbosa; José Ivonaldo Batista, (servidor); Ana Christina Soares Penazzi Coelho (juíza); Daniere Ferreira de Souza (juíza); Alessandra Leandro da Costa (servidora); Ângela Maria Nascimento (servidora); Cláudia Rodrigues de Souza, (terceirizada) e Larissa Belmont Cruz Gomes (estagiária).

Por Fernando Patriota

Justiça Pela Paz em Casa analisa 3.260 ações, com 550 sentenças de mérito e emite 548 medidas protetivas

 

Na tarde desta segunda-feira (30), foram divulgados os números da 18ª edição da Semana da Justiça Pela Paz em Casa. As estatísticas, se comparadas às da 17ª edição, são bem expressivas, do ponto de vista da produtividade e resultados. Entre os dias 16 e 20 de agosto, foram prolatadas 550 sentenças com mérito, o que representa 266,7% a mais que em março deste ano. Ainda foram realizadas 517 audiências instrutórias, o que significa 247% acima. Outro fator importante desta edição foi a quantidade de processos analisados: 3.260 ações, em 45 unidades judiciárias participantes, contra 1.717 ações da versão anterior. 

A Justiça pela Paz em Casa faz parte da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e seu objetivo é aprimorar e tornar mais célere a prestação jurisdicional em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. O levantamento feito pelas Coordenadorias da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça da Paraíba também revelaram que foram promovidas 171 audiências preliminares, 185% a mais que março; 548 medidas protetivas, 40,9% acima; 1.127 despachos; e 31 sentenças sem mérito. 

Iniciado em março de 2015, o Justiça pela Paz em Casa conta com três edições de esforços concentrados por ano. As semanas ocorrem em março, marcando o Dia Internacional das Mulheres; em agosto, por ocasião do aniversário de sanção da Lei Maria da Penha; e em novembro, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 25 como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher.

“Fizemos remessa dos resultados ao Conselho Nacional de Justiça, por representar a certeza do papel que estamos desempenhando no enfrentamento à violência doméstica na Paraíba, não apenas com a preocupação de julgar os processos, mas também de protegermos a vítima, por meio da concessão de medidas protetivas”, comentou a coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica do TJPB, em João Pessoa, e juíza titular da 5ª Vara Mista da Comarca de Santa Rita, Anna Carla Falcão.

O juiz titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Campina Grande e também coordenador da Mulher do TJPB, Antônio Gonçalves Ribeiro Júnior, com base nos resultados, avaliou como bastante positiva os resultados da 18ª Semana da Justiça pela Paz em Casa. “A determinação da Presidência em incluir os processos relacionados à violência doméstica entre aqueles dotados de preferência de cumprimento das diligências pelos Oficiais de Justiça foi primordial para o alcance significativo dos números, aliado ao compromissos dos colegas juízes, membros da MP e da Defensoria Pública e dos servidores envolvidos. Caminhemos, agora, rumo à 19ª edição, que ocorrerá no vindouro mês de novembro”, pontou. 

A coordenadora da Região do Sertão paraibano, agradeceu a dedicação de todas as unidades que participaram da semana pela paz em casa. “A violência doméstica e familiar contra a mulher é um desafio diário e precisamos avançar sempre para alcançarmos uma rede de proteção forte e articulada”, destacou a juíza Caroline Silvestrini de Campos Rocha, titular da 2ª Vara Mista da Comarca de Sousa.


Por Fernando Patriota

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Grupo Gada inicia parceria com secretarias de educação do alto sertão para execução de projeto de fortalecimento de educação em diabetes em cidades sertanejas. Confira!

 O Grupo de Amigos Diabéticos em Ação (GADA), iniciou parceria com as Secretarias de Educação dos municípios de Joca Claudino, Monte Horebe, Carrapateira e Bernardino Batista, a parceria objetiva oferecimento de capacitação com a temática da diabetes tipo I, direcionada aos professores que atuam na rede municipal de ensino.

Segundo o Presidente do Gada, Ronaldo Rodrigues a parceria tem como foco fortalecer a rede de educação em diabetes, visando promover junto as secretarias de educação a implementação da temática junto as escolas da rede municipal, contando com patrocínio da empresa Novo Nordisk, empresa parceira das ações desenvolvidas pelo Gada.

Confira a relação de escolas selecionadas na etapa de expansão do projeto:

Município

Instituição de Ensino

Endereço

01)- Carrapateira*

EMEIF. Alfredo Cavalcanti da Silva

R. José Viêira, 6, Carrapateira - PB, 58945-000

02)- Monte Horebe*

EMEIF. José Dias Guarita

R. Pres. Médici- Centro.

03)- Joca Claudino*

EMEIEF Padre Antonio José Duarte

R. Camboeiro Manoel Mamoso- Centro/ Joca Claudino-PB.

04)- Bernardino Batista*

EMEI. Erika Kethlen Andrade Barbosa.

Rua Edinete Dantas Abreu, S/n Centro.

 





Com Ascom

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

CPJ realiza última sessão sob a presidência do atual procurador-geral de Justiça.

 

O Colégio de Procuradores de Justiça realizou, nesta segunda-feira (23/08), a 15ª sessão ordinária do ano, que ficou marcada como a última sob a presidência do procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, cargo que ocupou pelos últimos quatro anos. Na sessão, o procurador-geral apresentou um relatório das atividades realizadas nos dois mandatos em que esteve à frente do Ministério Público da Paraíba. 

A sessão teve a participação do corregedor-geral, Alvaro Gadelha; do ouvidor do MPPB, Aristóteles Santana; e dos procuradores de Justiça Janete Maria Ismael da Costa Macedo, Lúcia Farias, Alcides Jansen, Kátia Rejane de Medeiros Lira Lucena, Doriel Veloso Gouveia, José Raimundo de Lima, Marcus Vilar Souto Maior, José Roseno Neto, Francisco Sagres Macedo Vieira, Marilene Carvalho, Vasti Cléa Marinho da Costa Lopes, Valberto Cosme de Lira, Herbert Douglas Targino e Joaci Juvino da Costa Silva 

O procurador-geral agradeceu a todos os membros do CPJ pelo apoio, incentivo e solidariedade, pelos debates de questões importantes que impactaram diretamente na atividade fim. "Foi uma honra compartilhar com cada um as decisões que eram importantes não para o Ministério Público mas para o estado".

Francisco Seráphico também apresentou o relatório de atividades do Ministério Público nos últimos quatro anos, envolvendo tudo o que foi feito pelo CPJ, pelo Conselho Superior, Corregedoria-Geral, Ouvidoria, Secretaria-Geral, Secretaria de Planejamento, Centros de Apoio Operacional (CAOs), entre outros. 

Entre os destaques, o projeto "Fim dos lixões", que elevou o número de municípios que fazem a destinação correta dos resíduos sólidos de 28 para 150; a reengenharia institucional, com o novo quadro de membros e nomeação de servidores e promotores; o novo memorial do MPPB e as novas sedes das Promotorias de Monteiro, Sapé, Santa Luzia, Mari, Queimadas, Cajazeiras, Itabaiana e João Pessoa. O PGJ também falou sobre os investimentos feitos em tecnologia, como a aquisição de equipamentos para modernização do datacenter e a expansão e fortalecimento do MPVirtual.  

O procurador-geral destacou ainda os projetos que estão em andamento, com licitação marcada, como a aquisição de datacenter em nuvem, que vai  dinamizar e aumentar a velocidade do MPVirtual, e o Wi-fi para as promotorias. Outro ponto ressaltado foi o novo novo projeto do Complexo do MPPB, que foi todo refeito pela própria equipe da instituição, sem custo. De acordo com o PGJ, caberá à nova gestão avaliar a possibilidade de um empréstimo junto ao BNDES.

 

Comunicações e despedida

O corregedor-geral Alvaro Gadelha agradeceu ao procurador-geral Francisco Seráphico pelo esforço, dedicação e profundo comprometimento com a nossa instituição. 

O ouvidor Aristóteles Santana relatou que o PGJ se conduziu com maestria nesses quatro anos, atuando com irretocável retidão e compromisso com a ética. "Foi feito o que de melhor poderia ser feito".

A procuradora Lúcia Farias parabenizou pela gestão, competência e simplicidade. "Vai deixar saudades".

O procurador Alcides Jansen (1º subprocurador-geral) falou sobre ter compartilhado cada momento da gestão e registrou as homenagens unânimes e uníssonas dos desembargadores do Tribunal de Justiça da Paraíba em relação à gestão do PGJ. Ele também falou sobre o orgulho pessoal de ter integrado a equipe e testemunhou o elevado espírito público e o compromisso com a ética do procurador-geral. Alcides Jansen também destacou a excelência do trabalho da Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e Improbidade Administrativa (Ccrimp) que ele presidiu nos útimos quatro anos.

O procurador Doriel Veloso fez uma homenagem poética ao procurador-geral Francisco Seráphico, destacando as realizações e o nome que fica de exemplo.

O procurador José Raimundo de Lima declarou que a gestão do procurador-geral ultrapassou as expectativas e ressaltou que o êxito também se deve à escolha das pessoas que compuseram a equipe da gestão. Ele falou ainda sobre a atuação do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), do qual é diretor, que promoveu cerca de 3 mil horas de eventos para membros, servidores e público externo.

O procurador Marcus Vilar salientou que, nos quatro anos de gestão, o procurador-geral construiu pontes e demonstrou honestidade, humanidade, dignidade e zelo com o bem público. "A gestão vai ficar marcada nos anais da história do MP".

O procurador José Roseno (2º subprocurador-geral) agradeceu pela excelente administração, sempre canalizando a paz e a união entre a classe. "Isso é o que todos nós precisamos para cada vez mais vermos uma instituição forte e aguerrida. Nosso reconhecimento e gratidão pelo que fez por nossa instituição".

O procurador Francisco Sagres destacou a atual gestão como uma das melhores, apontando que o PGJ conseguiu agregar valores ao seu redor e a unidade que gerou na instituição. Ele realçou ainda dois feitos, ocorridos nos últimos anos, da Câmara de Mediação: a resolução do conflito em Queimadas na área do meio ambiente e urbanismo e a mediação entre a Cagepa e a Prefeitura de Campina Grande que garantiu o abastecimento da região.  

A procuradora Marilene Carvalho parabenizou a profícua gestão e a escolha da equipe enfatizando que a gestão refletiu a essência do procurador-geral e suas ideias democráticas. Ela ressaltou ainda o trabalho realizado durante o período mais difícil que foi a pandemia da covid-19.

A procuradora Vasti Cléa Lopes falou que o PGJ cuidou bem do passado (quando recriou o memorial), do presente comas diversas ações realizadas, e do futuro, com as inovações empreendidas. Ela agradeceu ainda a oportunidade de fazer parte da gestão, quando esteve na direção do Ceaf, e o aprendizado obtido.

O procurador Valberto Lira agradeceu a confiança depositada pelo PGJ no trabalho dele à frente do Núcleo de Políticas Públicas, entre outros, destacando ações importantes na Comissão de Verificação de Internações Involuntárias, Rede de Fortalecimento da Atenção Psicossocial, Comitê de Monitoramento e Fiscalização das Instituições de Longa Permanência para Idosos e Grupo de Trabalho sobre a Municipalização do trânsito. 

O procurador Herbert Targino ressaltou a postura ética do procurador-geral que fez uma gestão capacitada e com transparência, respondendo sempre à altura das expectativas e exigências do cargo com determinação e altivez, sempre preocupado com a instituição, o bem comum e a sociedade.

O procurador Joaci Juvino falou que a administração ficará registrada na  história da instituição, pela forma limpa e transparente com que a conduziu.

A procuradora Kátia Rejane Lucena falou que o PGJ, nesses quatro anos, se manteve íntegro, simples, competente, capaz, enfrentando as lutas e dignificando a instituição. "Trouxe respeito e unificou a unificou a instituição. Deixa um marco que pode ser olhado pra trás vendo os efeitos do seu trabalho"

Ao final, o CPJ aprovou manifestação formal proposta pelo procurador Doriel Veloso a ser entregue ao PGJ de pleno regozijo pelo comando do Colégio de Procuradores entregue ao equilíbrio e à sensatez, à segurança e confiança proporcionados pelo procurador-geral.

 

Votos

Na sessão também foi aprovado voto de aplauso proposto pelo procurador Valberto Lira ao presidente do Sinduscon-PB, Wagner Antônio Alexandre Breckenfeld, pela absorção de pessoas com mais de 60 anos na construção civil. 

Também foi aprovado votos de pesar proposto pelo procurador José Roseno pelo falecimento da mãe do promotor Alexandre Irineu, Maria Alexandre Irineu; e voto de pesar proposto pelo procurador Joaci Juvino e subscrito pelos procuradores pelo falecimento do advogado Paulo Agra. Todos os votos foram aprovados por unanimidade. 

Webinário sobre ‘Aspectos Protetivos do Estatuto da Criança e do Adolescente’ ocorre nesta terça-feira

 Aspectos Protetivos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Uma análise da atual conjuntura’ é o tema do novo Webinário que a Escola Superior da Magistratura (Esma) vai promover na manhã desta terça-feira (24), como parte das comemorações ao Dia Nacional do Psicólogo. O evento será realizado das 11h às 13h, e será transmitido pela plataforma do Zoom e pelo canal da Esma no YouTube.


A doutoranda em Ciências Jurídicas Nataly de Sousa Pinheiro Rosas vai ministrar o tema. Ela é mestre em Serviço Social, com ênfase em política social, e especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça e em Gestão de Saúde do Sistema Prisional. Além disso, a conferencista é formada em Direito e em Serviço Social, bem como é analista judiciária do Tribunal de Justiça da Paraíba.

O Webinário terá como mediadora Clarissa Paranhos Guedes, que é graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Atenção Integral ao consumo e aos consumidores de substâncias psicoativas nos Estados da Bahia e Sergipe pelo Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD/UFBA) e Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD/MJ). Atualmente é analista judiciária do TJPB e conselheira Tesoureira do Conselho Regional de Psicologia da Paraíba.

Por Marcus Vinícius

CONDENADOS A INDENIZAR PREFEITO ITAMAR MOREIRA DE POÇO DANTAS

 

Em maio de 2020, o blog do radialista Geraldo Andrade publicou uma matéria assinada pelo jornalista Abdias Duque de Abrantes que dizia o seguinte:

“Pré-candidato Itamar Moreira transforma a sua residência em
“Cartório Eleitoral” fazendo aglomeração e desrespeitando as
normas da pandemia da COVID-19”

O jornalista Abdias Duque de Abrantes, ainda tratou de denunciar Itamar Moreira ao Ministério Público, acusando-o de desrespeitar as normas de prevenção da COVID-19.

Por falta de provas, a denúncia foi arquivada ainda no ano de 2020. Itamar Moreira, por sua vez, ingressou com ação de indenização por danos morais contra o Geraldo Andrade e Abdias Duque de Abrantes.

Em agosto de 2021, o juiz titular do Juizado Especial Misto da Comarca de Sousa julgou o processo nº 0800302-86.2020.8.15.0491, entendendo que o conteúdo da matéria se utilizou de discurso calunioso e difamatório.

A sentença destacou que Geraldo Andrade e Abdias Duque de Abrantes criaram fatos tentando atribuir conduta ilegal a Itamar Moreira, sem que houvesse comprovação, ou seja, os dois agiram com interesse de prejudicar Itamar Moreira, motivados exclusivamente por divergências políticas eleitorais.

Geraldo Andrade e Abdias Duque de Abrantes foram condenados a pagar indenização por danos morais no valor de 2 mil reais cada um. Os valores devem ser corrigidos pelo INPC e acrescidos de juros de mora de 1% ao mês, a contar da data da publicação da matéria.

FONTE:BLOG DO SILVANO DIAS 

Prefeitura de Poço Dantas cadastra 43 adolescentes e jovens em projeto de inclusão social através da música

 

Com a articulação da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo junto a 9ª Gerência de Cultura do Governo do Estado, a Prefeitura Municipal de Poço Dantas consegui a inscrição de 43 adolescentes e jovens do município no Projeto de Inclusão através da Música e das Artes – Prima, mantido pelo Governo do Estado da Paraíba.

O objetivo do programa é criar um sistema de orquestras, bandas e corais com os jovens, utilizando o ensino da música como ferramenta para inclusão social e disponibilização de oportunidades para as adolescentes de todo o estado da Paraíba. O projeto é voltado para adolescentes e jovens de 10 a 18 anos de idade que estejam devidamente matriculados na escola (municipal ou estadual).

Os alunos poçodanteses já estão com suas matrículas confirmadas e irão participar das aulas que serão ofertadas no município de Cajazeiras, recebendo suporte da Prefeitura Municipal de Poço Dantas, que irá garantir o apoio necessário, além do traslado para os participantes do projeto.

Vítimas de violência doméstica recebem tratamento psicológico em evento promovido pelo TJPB e Aemp

 

Com o tema “Saúde mental da mulher vítima de violência doméstica em tempo de pandemia”, aconteceu na tarde da última sexta-feira (20), de forma on-line, uma Roda de Conversa, envolvendo vítimas de violência doméstica e familiar. Sob a condução da Psicóloga Clínica e coordenadora de Saúde Mental da Gevid/TJPB, Penha Pontes, as mulheres compartilharam seus sentimentos e experiências vividas. Além disso, receberam orientações psicológicas, explicações sobre a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) e a importância de denunciar a violência.

O evento fechou a programação da 18ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, e foi promovido por ação conjunta entre a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Paraíba, a Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) e a Associação das Esposas dos Magistrados e das Magistradas da Paraíba (AEMP).

A coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica do TJPB, juíza Anna Carla Falcão Cunha Lima abriu a Roda de Conversa explicando sobre a Lei Maria da Penha e os tipos de violência imputados como crimes pela legislação. A magistrada ressaltou que as vítimas tiveram um momento de interação entre si e com a psicológa Penha Pontes, que preparou tudo com carinho e cuidado para que as mulheres tivessem uma tarde especial.

“Dra. Penha Pontes é uma profissional de excelência. Ela ficará, gratuitamente, acompanhando essas vítimas, que tanto precisam dos trabalhos de uma psicóloga. A AEMP está de parabéns pela indicação e a minha palavra é só de gratidão porque, diariamente, julgo casos de violência contra a mulher e, em todos eles, constato os traumas psicológicos, que atingem não só a vítima, mas toda a família”, destacou.

Anna Carla enfatizou, ainda, que as rodas de conversa contribuem para que a mulher entenda a necessidade de sair do ciclo da violência, de se auto valorizar, se respeitar e, também, de denunciar. “É importante o atendimento psicológico às mulheres vítimas de todas as formas de violência doméstica, para que ela resgate sua autoestima e fortaleça sua autonomia tornando- se protagonista de sua vida”, realçou a magistrada.

Para a psicóloga Penha Pontes o evento foi excelente. Ela agradeceu a oportunidade de ajudar as mulheres que sofrem com a violência doméstica. Conforme informou, houve um momento de reflexão sobre os fatos que impactaram a saúde mental de todas durante o período de pandemia e o que fazer para melhorar a situação, como exercícios respiratórios, bem como, debateram sobre o medo, o luto, a importância da denúncia e a busca por atendimento psicológico.

Uma das mulheres participantes disse estar muito feliz com o espaço criado pelo Tribunal de Justiça, para acolher, ouvir e ajudar as vítimas da violência. “Eu pude participar da roda de conversa com a Dra. Penha Pontes, e este espaço está me ajudando muito. Eu posso falar, ser ouvida e posso ser ajudada nesse processo”, pontuou, realçando a existência dos cursos profissionalizantes para ajudar as mulheres a conquistarem sua independência e a saírem da situação de vulnerabilidade.

Por Lila Santos com Ascom da AEMP

UFCG de Cajazeiras oferta 10 vagas para professores substitutos de Medicina e de Psicologia

 As inscrições acontecem de 6 a 10 de setembro e de 13 a 17 de setembro.

UFCG de Cajazeiras oferta 10 vagas para professores substitutos de Medicina e de Psicologia
O candidato deve olhar nos editais e conferir sua área















A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está ofertando 10 vagas para professores substitutos, sendo nove para Medicina e uma para Psicologia com atuação no Centro de Formação de Professores (CFP), campus Cajazeiras.


As vagas de Medicina são para as áreas de Saúde Coletiva e Saúde da Família e Comunidade, Semiologia Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Cardiologia, Endocrinologia, Hematologia e Urologia. Exige-se Residência e/ou especialização na área. Para a vaga de Psicologia, o candidato deve ter mestrado e conhecimento em Psicologia Médica.


As inscrições acontecem de 6 a 10 de setembro e de 13 a 17 de setembro. O candidato deve olhar nos editais e conferir sua área de atuação e o prazo de inscrição.


O candidato deve se inscrever online através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) - https://pra.ufcg.edu.br/sei-ufcg.html. É preciso fazer um cadastro prévio como usuário externo.


Acesse os avisos de editais:


Medicina e Psicologia > inscrições de 6 a 10/09.


Medicina > inscrições de 13 a 17/09.

FONTE: TRIBUNA 10

Após negar convite para dançar, jovem é agredida à garrafada em Bom Jesus

 Duas jovens foram brutalmente agredidas com golpes de garrafa durante um Bolão de Vaquejada no município de Bom Jesus no sertão da Paraíba.


O fato se deu durante no início deste domingo,  as jovens Lucianny Nunes de Albuquerque e Ana Karolyne Barroso Dantas, ambas de 20 anos  estavam acompanhadas de amigas num bolão de vaquejada, em Bom Jesus no sertão da Paraíba, quando o suspeito José Epitácio Silva Neto, se aproximou e chamou Lucianny para dançar, com a negativa, começou uma discussão, momento que o suspeito pegou uma garrafa que estava na mesa das vítimas e arremessou contra as jovens, causando ferimentos graves em Ana Karolyne Barroso Dantas na região da face e na cabeça de Lucianny.

Feridas com tal agressão injusta, Ana Karolyne  desmaiou e teve que ser socorrida ao Hospital Regional de Cajazeiras.

De acordo com informações, o caso foi registrado na delegacia de Polícia Civil para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Porém até o momento o suspeito não foi localizado pela polícia.




Após agredir as jovens o investigado fugiu e não foi localizado pela PM.


As informações são do blog do Ângelo Lima

Prefeitura realiza Conferência de Assistência Social e discute temas de interesse da população de São José da Lagoa Tapada.

 A Prefeitura de São José da Lagoa Tapada realizou, na última sexta-feira (20), a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social. O tema da plenária foi “Assistência Social: Direito do povo dever do estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

A conferência foi prestigiada pelo prefeito Cláudio Antônio ‘‘Coloral’’ , presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Rufino de Andrade ‘‘Chico Rufino’’, secretária Cheva Mylenna (Ação Social) Maria Célia Fernandes Lacerda Severo, presidente do CMAS, Patrícia Alexandre, subsecretária de Saúde e Julierme Lino, secretário de Finanças.


A conferência teve como local o auditório do CRAS Municipal localizado no centro da cidade, ocasião em que os participantes discutiram assuntos e apontaram metas em torno do tema abordado, sempre na direção de melhorias na qualidade de vida população são-joseense.

O prefeito Cláudio Antônio acompanhou os encaminhamentos e, durante toda plenária, garantiu que a Prefeitura sempre vai executar o que de melhor resultar em favor da população.




segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Bonito de Santa Fé: Prefeito Ceninha Lucena assina convênio com a Caixa de quase meio milhão para pavimentação e drenagem no Distrito de Viana

 Os moradores do Distrito de Viana, em Bonito de Santa Fé, podem comemorar uma ótima notícia. É que o prefeito Ceninha Lucena assinou nesta quinta-feira (12), em Campina Grande, um convênio junto à Caixa Econômica Federal, para a pavimentação de suas ruas e drenagem.

Ceninha Lucena conseguiu o benefício através de uma emenda no valor de R$ 482.000,00 do deputado federal Hugo Motta.

O gestor comemorou nas redes sociais agradecendo ao deputado Hugo Motta. ‘‘Com muita alegria, tenho a honra de comunicar aos Bonitenses, em especial, ao querido povo do Distrito de Viana, que assinei na manhã de hoje, na Superintendência da Caixa Econômica Federal em Campina Grande PB, o primeiro Convênio no valor de R$482.000,00 emenda do deputado Federal Hugo Motta Que será destinado para Pavimentação e drenagem no Distrito de Viana. Obrigado, deputado!! E assim, mais um compromisso de campanha vai ser cumprido, levando benefícios para essa população.’’

A população da localidade receberá em breve pavimentação e deixará para trás, anos convivendo com o terreno irregular, para viver uma nova realidade.

236664012 4424829117581904 803314394986108760 n.jpg? nc cat=102&ccb=1 4& nc sid=730e14& nc ohc=27aiWLxSJOYAX8Rtdqq& nc ht=scontent.fjdo2 1 - Bonito de Santa Fé: Prefeito Ceninha Lucena assina convênio com a Caixa de quase meio milhão para pavimentação e drenagem no Distrito de Viana

Prefeitura realiza primeira etapa do mutirão de castração de cães em São José da Lagoa Tapada

 Neste sábado (14), foi realizado, no canil municipal de São José da Lagoa Tapada, a primeira etapa de castração dos cães de rua. Os animais foram recolhidos das ruas e submetidos ao procedimento cirúrgico.

As cirurgias foram organizadas pela médica veterinária, Bianca Valêncio, e realizadas pelo Dr. João Silvestre, juntamente com a colaboração das veterinárias, Mikaelly Fernandes e Letícia Marques, e da equipe formada por: Lucas Soares, Fernanda, Dedé, Alcino e Edinei.

O canil tem o intuito de realizar as castrações nos cães errantes (de rua) da cidade, afim de alcançar o controle populacional canino no município. Todos os animais foram submetidos ao teste de leishmaniose antes de serem submetidos ao procedimento cirúrgico.


https://fabiokamoto.com.br/prefeitura-realiza-primeira-etapa-do-mutirao-de-castracao-de-caes-em-sao-jose-da-lagoa-tapada/


terça-feira, 10 de agosto de 2021

Prefeito Marcos Eron acompanha andamento de obra de pavimentação em paralelepípedo no Conjunto São Francisco. Confira!

 

Na tarde desta segunda-feira, (09/08), Prefeito Marcos Eron (MDB), esteve acompanhando e fiscalizando mais uma obra de Pavimentação, em fase final de conclusão, nas ruas do Conjunto São Francisco, no município.

O município de Monte Horebe vivência um verdadeiro canteiro de obras e serviços, ao longo da atual gestão do Prefeito Eron, que tem objetivo de pavimentar toda cidade.

Várias ações e serviços estão sendo realizadas com recursos próprios do município, a exemplo da última obra concluída, a Creche Municipal que encontrava paralisada a décadas naquela cidade e o gestor atual concluiu com Recursos Próprios do município, orçada em aproximadamente meio milhão de reais.

Tocador de vídeo
00:00
00:40


Com Blog do Silvano Dias

Triunfo é contemplada com emenda parlamentar de R$ 250 mil para calçamento

 

Triunfo é contemplada com emenda parlamentar de R$ 250 mil para calçamento
A cidade de Triunfo, Sertão da Paraíba foi contemplada esta semana com uma emenda parlamentar na ordem de R$ 250 mil, para investimento em infraestrutura e calçamento.

O prefeito Espedito Filho (PP), comemorou a conquista nessa segunda-feira (09), em sua rede social Instagram.


A emenda já foi empenhada e é de autoria da deputada federal Edna Henrique (PSDB). Os recursos serão investidos para pavimentar ruas do Bairro Teodolino Mangueira.


Edna foi prefeita do município de Monteiro por dois mandatos, sendo eleita em 2008 e reeleita em 2012.[2][3] Em 2018 foi eleita deputada federal pelo estado da Paraíba, obtendo 69.935 votos (3,52%) e ficando na 11ª colocação.


Com tribuna10_oficial

Prefeito Licenciado José Aldemir chega a Cajazeiras para participar de atividades de emancipação política. Confira!

 

O Prefeito licenciado de Cajazeiras, José Aldemir (PP), retornará ao município neste dia 19 de agosto para participar das atividades alusivas a emancipação política da Terra do Padre Rolim, reassumindo as atividades administrativas do município no dia 20 de agosto.

Em contato com nossa redação, José Aldemir afirmou que retoma as atividades administrativas do executivo já no dia 20, destacando que cumprirá uma agenda de inaugurações no dia 22 de agosto, em alusão as comemorações de emancipação política de Cajazeiras.

José Aldemir, se encontra licenciado após ser acometido de Covid-19, ficando licenciado do cargo de Prefeito para continuidade do tratamento e recuperação de sua saúde.


Com BLOG DO SILVANO DIAS 

PULA PULA : Ex-vereador anuncia apoio ao grupo político do prefeito Coloral em São José da Lagoa Tapada.

 O ex-vereador Evando Vicente (Cidadania), pertencente ao grupo político de oposição do município de São José da Lagoa Tapada (PB), pousou para fotos e anunciou apoio político para o grupo do prefeito Claudio Antônio (PSDB), conhecido como Coloral. 

Evandro Vicente, ocupou cadeira na câmara municipal por um mandado. Em 2016 foi eleito com 251 votos, más no pleito de 2020, obteve apenas 126 votos e não foi eleito.

Na última sexta-feira (06), ele esteve reunido com o prefeito Coloral, com o vice-prefeito Alessandro Mendes, onde falaram sobre política local e bateram o martelo. Sobre o encontro, o prefeito disse que esteve reunido com o ex-vereador conversaram sobre a política municipal, e ações futuras para São José da Lagoa Tapada.



Fonte : DebateParaíba