segunda-feira, 30 de novembro de 2020

XV SNC é aberta oficialmente em João Pessoa com lançamento da Boneca Mascote da Conciliação.

 A solenidade oficial de abertura da XV Semana Nacional da Conciliação na Comarca da Capital ocorreu, no formato presencial, na sede do Fórum Cível de João Pessoa, na tarde desta segunda-feira (30), seguindo todos os protocolos de biossegurança. Este ano, o esforço concentrado, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça com a participação de todos dos tribunais do país, tem o lema "Menos conflito e mais resultados".  

O evento reuniu magistrados, representantes da Defensoria Pública estadual, Ordem dos Advogados do Brasil -Seccional Paraíba (OAB-PB), Procon Estadual, servidores e estudantes conciliadores da Uniesp Centro Universitário e da Fesp (Faculdade de Ensino Superior da Paraíba). Na ocasião, houve o lançamento da Boneca Mascote da Conciliação.

O diretor do Fórum Cível, juiz Carlos Sarmento, no discurso de abertura da Semana Nacional, representando o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, deu as boas vindas e agradeceu a presença de todos, destacando a importância da conciliação para a Justiça nacional como meio de fomentar a pacificação dos conflitos por meios alternativos que não o litígio. Ele citou, como exemplo, o sistema de Justiça norteamericano, no qual apenas 3% dos conflitos chegam à esfera judicial e o restante é resolvido por meio consensual. "Na minha opinião, a conciliação é o melhor método de se resolver conflitos de interesse, porque há um ganho, que é a resolução do litígio seja pela mediação ou conciliação", destacou, elogiando a iniciativa do Tribunal, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), em expandir e solidificar a Política Nacional da Conciliação na Paraíba.

O diretor adjunto do Nupemec, juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior, falou em nome do diretor-geral do Núcleo de Conciliação, desembargador Leandro dos Santos. O magistrado iniciou o discurso elogiando o empenho e a disposição da juíza Ana Amélia no trabalho de organização da programação e abertura da SNC na Capital. O magistrado salientou que as edições da Semana Nacional de Conciliação, por envolverem todas as unidades judiciárias do país, em busca de um modelo consensual, têm algo de muito importante para o Sistema de Justiça. "Esse evento de abertura, principalmente neste ano de 2020, diz muito a todos nós. Desse momento de excepcionalidade que estamos vivendo, da força dos atores que integram o Sistema de Justiça consensual, na medida em que, mesmo diante de um processo de pandemia e imposição de um distanciamento social, estão aqui, abrindo mais uma Semana Nacional de Conciliação", ressalvou, pontuando ser este um modelo de jurisdição eficiente, célere, humanizado e que veio para ficar.

Por sua vez, a coordenadora dos Cejuscs Cível da Capital, Família e Cível de Mangabeira, juíza Ana Amélia Andrade Câmara, falou da importância e honra em, mais uma vez, participar da SNC, na sua 15ª edição. A magistrada destacou, também, como diferencial desta edição o contexto da pandemia, como sendo de muitos desafios. A juíza pontuou toda a operacionalização efetuada para a realização das audiências nas modalidades presencial e virtual. "Nós conclamamos todos os anos a OAB-PB, a Defensoria Pública, o Ministério Público estadual, órgãos essenciais para o Sistema de Justiça. Estamos irmanados no sentido de buscar a dignidade e a garantia da plena cidadania ao povo", ressaltou, destacando o lançamento da Boneca mascote da conciliação, que é fruto do projeto Castelo de Bonecas, de reeducandas da Penitenciária de Reeducação Feminina 'Júlia Maranhão', apoiado pelo TJPB. "Um belo projeto inclusivo e de ressocialização", frisou.

Também presente ao evento, o diretor adjunto do Nupemec, juiz Bruno Azevedo, que participou do lançamento da Boneca mascote da conciliação, evidenciou a utilização dos equipamentos tecnológicos como aspecto que marca a realização do esforço concentrado este ano. Segundo o magistrado, a implementação, cada vez mais, da cultura da conciliação e o uso constante da tecnologia fizeram o diferencial nesta 15ª edição da SNC. "Teremos as sessões on-lines, com a incrementação dessa nova realidade, que veio para ficar. Até em um momento de maior normalidade teremos, também, a junção dos sistemas presencial, semipresencial e virtual. Essa é uma nova realidade que devemos nos adaptar, buscando a consolidação da política das formas autocompositivas", observou.  

O representante da Defensoria Pública, advogado Charles Gomes Pereira, destacou o papel do órgão como importante e preponderante junto a Justiça em todo o país. Segundo o defensor, é uma instituição de constante atuação em todos os estados e que possui uma significativa parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba, principalmente, na divulgação da Política Nacional da Conciliação. "A Defensoria Pública tem o fator de inclusão social. Assim, estamos sempre participando dos eventos que envolvem a conciliação e mediação, em todos os aspectos. Na oportunidade em que se comemora esse evento, a Defensoria Pública se faz presente, junto com os demais órgãos que compõem o ordenamento jurídico", enfatizou.

A superintendente do Procon estadual, Késsia Liliana Bezerra, destacou a parceria do órgão com o TJPB como sendo extremamente profícua, tendo em vista o fato de que o consumidor, que está necessitado, principalmente neste momento de crise, por conta da pandemia, terá a oportunidade de celebrar acordos de uma maneira tranquila. "O Procon se coloca na posição de parceiro, porque entendemos que ganha a sociedade, porque muitos consumidores estão endividados, não porque querem, mas por situações adversas que diminuem a renda e comprometem o orçamento familiar", ressaltou, revelando que antes da pandemia existiam 30 milhões de consumidores superendividados, subindo para 42 milhões, após a crise sanitária. "Temos o prazer em sermos parceiros da Justiça estadual neste evento", comentou.

A solenidade, igualmente, foi prestigiada pela presidente da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB-PB, a advogada Tatianne de Lacerda Barros (mediadora do Cejusc Família de Mangabeira), a qual discursou em nome do presidente da ordem, o advogado Paulo Maia. A jurista destacou o fato de que a OAB da Paraíba está sempre presente, buscando auxiliar o Poder Judiciário a difundir os meios de solução de conflitos, ressalvando o apoio e engajamento do presidente da Ordem. "Essa semana, mais uma vez se consolida como um chamado para as pessoas buscarem a conciliação e possam resolver seus conflitos, por meio do consenso. O movimento da conciliação não ocorre apenas durante este evento, mas ao longo de todo o ano. Os órgãos que compõem o Sistema de Justiça possuem regramentos que buscam consolidar essa forma de solução de conflito, sem o litígio", pontuou.
 

Estiveram presentes, também, à solenidade de abertura, a juíza Adriana Barreto Lóscio (9ª Vara Cível); a policial penal Hosana Nascimento dos Santos, colaboradora do projeto Castelo de Bonecas e, na ocasião, representou a direção da Penitenciária de Reeducação Feminina 'Maria Júlia Maranhão', a mediadora do Cejusc Familia de Mangabeira, Ilma Rosa, e os servidores Daniel Formiga (técnico judiciário do Cejusc Cível de Mangabeira) e Ozierick Mangueira (integrante da Comissão de Padronização e Rotina dos Cejuscs).

Cuidados – Para a realização das audiências presenciais, as quais ocorrerão no Cejusc Cível, na sede do Fórum Cível da Capital, a direção tomou todas as precauções, seguindo o Protocolo de Biossegurança do Tribunal de Justiça da Paraíba, em prol da segurança com a saúde de magistrados, conciliadores, servidores, colaboradores, partes e advogados que irão participar das sessões de mediação e conciliação que acontecerão no local, conforme informou o gerente do Fórum, Aloísio Rodrigues Moura Filho.

"Estamos seguindo todas as orientações contidas no Protocolo de Biossegurança. Tais como: utilização de álcool em gel a 70%, aferição da temperatura de todos que entram na sede do Fórum, bem como, procuramos manter o distanciamento necessário, com a marcação dos locais. A parte só segue ao local da audiência quando for a vez dela, fica aqui no hall, esperando ser chamada, para evitar aglomeração", disse o gerente.

O esforço concentrado terá audiências conciliatórias e de mediações nos formatos presencial e virtual, a serem realizadas no período das 13h às 17h até o dia 4 de dezembro. A programação completa pode ser acessada, clicando na palavra conciliação.


Por Lila Santos/Gecom-TJPB


Ceninha antecipa reuniões com parlamentares visando recursos e investimentos futuros para Bonito de Santa Fé.

 



Em João Pessoa, o prefeito eleito de Bonito de Santa Fé, Ceninha Lucena (Podemos), cumpriu agenda nesta segunda-feira (30) com a finalidade de conseguir recursos financeiros, por meio de emendas parlamentares, para a realização e efetivação de investimentos para diversos segmentos no município sertanejo.

Ceninha se reuniu com o deputado estadual Júnior Araújo (Avante), o deputado federal Efraim Filho (DEM) e o senador Veneziano Vital do Rego (PSB). Na pauta, foram discutidas as emendas parlamentares em andamento e ações junto aos governos federal e estadual.

O futuro gestor disse que as conversas foram boas e quem em breve, se possível no primeiro trimestre já deverá já adiantar algumas coisas.

Durante a audiência, ficou acertada uma reunião de trabalho entre as secretarias de municipais e estaduais, bem como uma visita a Brasília.

“Não tomamos posse ainda, mas não podemos esperar sentado as coisas acontecerem. Temos que correr e antecipar no que for possível. São 223 cidades correndo e viabilizando recursos para obras e investimentos. A equipe de transição já trabalha, vamos anunciar em breve os secretários e eu vou por aqui fazendo o trabalho de ‘formiguinha’, porém com muita eficiência.

Resenha Politika

SOLIDARIEDADE: Torcedor do São Paulo leiloa camisa oficial autografada para ajudar criança sousense com doença rara para a compra de medicação mais cara do mundo.

 

O bebê Heitor Moreira, da cidade de Sousa, no Sertão do Estado da Paraíba, nasceu com uma doença rara e precisa de ajuda para compra de sua medicação.

Heitor é um pequeno guerreiro que vem lutando pela vida. Ele nasceu com diagnóstico positivo para Atrofia Muscular Espinhal (AME), tipo 1. Essa é uma doença neuromuscular grave progressiva.

Com a finalidade de ajudar o pequeno Heitor, o professor de Educação Física, João Pereira Bastos Neto (Professor Joãozinho) promove um leilão de uma camisa oficial do São Paulo autografada. Para permanecer vivo, Heitor precisa fazer uso de uma medicação chamada ZOLGENSMA, que é primeira terapia gênica do mundo para o tratamento. Essa também é a medicação mais cara do planeta e custa em torno de R$ 12 milhões. A medicação tem restrição de uso, sendo permitida a administração ate os dois anos de idade.

“O objetivo do leilão é fazer com que os torcedores do São Paulo e demais torcedores fiquem sabendo sobre o pequeno Heitor e a ajudem de alguma maneira. É o mínimo que eu posso fazer. Tenho duas filhas e imagino como deve estar sendo o dia a dia da família”, afirmou o professor Joãozinho emocionado.

Segundo Joãozinho o leilão, iniciou nesta sexta-feira (27) e para participar, basta acessar um dos perfis oficiais do professor (Facebook ou Instagram) e enviar o lance por mensagem privada. O vencedor recebe a camisa com autógrafo, do jogador Henanes. O valor ficará integralmente com os pais da criança.

Fonte : Fábio Kamoto

Após derrota, Deputada Edna Henrique cancela emendas parlamentar para o município de Monteiro.

 tie empty - Após derrota, Deputada Edna Henrique cancela emendas parlamentar para o município de Monteiro

A deputada federal Edna Henrique (PSDB), que em Monteiro obteve 7.961 votos nas eleições de 2018, e havia destinado no último mês de junho o valor de R$ 3 milhões (três milhões de reais) para aquisição de equipamentos agrícolas, pediu a suspensão dos repasses na manhã desta terça-feira-feira, 24, conforme comunicado do Ministério do Desenvolvimento Regional.

WhatsApp Image 2020 11 24 at 14.31.03 - Após derrota, Deputada Edna Henrique cancela emendas parlamentar para o município de MonteiroA deputada federal Edna Henrique, que disputou o cargo de vice-prefeita na chapa encabeçada por sua filha Micheila Henrique no último dia 15 de novembro, em Monteiro, e foram derrotadas com uma esmagadora vantagem de mais de 3 mil votos pela prefeita Anna Lorena, havia anunciado amplamente durante a campanha que estaria destinando ao município de Monteiro recursos para aquisição de 03 (três) retroescavadeiras, 01 (um) rolo compressor, 03 (três) caçambas, 01 (uma) patrol e 01 (um) caminhão.

O anúncio dos recursos foi feito oficialmente pela deputada Edna Henrique no último mês de junho em suas redes sociais e nas emissoras administradas pelo seu grupo político, frisando: “Ainda comemorando os 148 anos de nossa querida Monteiro, destinei ao município o valor de R$ 3 milhões para compra de máquinas e veículos agrícolas. A verba foi direcionada após uma solicitação do deputado estadual João Henrique”.

No e-mail enviado à Prefeitura de Monteiro nesta terça-feira pelo ciconv@planejamento.gov.br, o Ministério do Desenvolvimento Regional informa que a Proposta de número 011224/2020 foi reprovada com a seguinte justificativa: PROPOSTA REJEITADA CONFORME SOLICITAÇÃO DA PARLAMENTAR.

Em contato com a reportagem, a prefeita Anna Lorena lamentou a decisão e informou que manterá contato com o deputado federal Wellington Roberto (PL) para tentar encontrar uma solução, principalmente porque acredita que as demais emendas parlamentares anunciadas pela deputada federal Edna Henrique ao longo da recente campanha eleitoral de Monteiro também devem ser canceladas.

“Atitudes como essas só comprovam que o único interesse deste grupo que nos faz oposição é o interesse pessoal, não existe o interesse coletivo que beneficie a população monteirense, por isso a população de Monteiro nos escolheu para continuar à frente dos destinos administrativos do município”, concluiu.

WhatsApp Image 2020 11 24 at 14.31.04 - Após derrota, Deputada Edna Henrique cancela emendas parlamentar para o município de Monteiro

FONTE : VITRINE DO CARIRI

Prefeito eleito de Triunfo, Espedito Filho, se reúne com senador Veneziano em busca de recursos para o município.

 O prefeito eleito do município de Triunfo, Espedito Filho (PP) participou de uma reunião política com o senador Veneziano Vital do Rego na tarde dessa segunda-feira (30) em João Pessoa. Na pauta, reivindicação de recursos federais por meio de emendas parlamentares para contemplar necessidades do município triunfense.

Veneziano está no seu segundo dos oito anos de mandato no Senado Federal. Atentamente, ele anotou as demandas e se colocou à inteira disposição do jovem gestor, que assumirá o mandato com um plano de crescimento já a partir de 2021.

“Fiquei impressionado com a determinação do jovem recém-eleito Espedito Filho a promover os avanços que Triunfo precisa. Isso nos estimula a querer ser um parceiro desse crescimento. Parabéns a Espedito Filho, parabéns à população do município que acertou, inequivocamente, na escolha. Nosso gabinete no Senado Federal será uma extensão da Prefeitura de Triunfo em Brasília”.

“Hoje tive a oportunidade de levar ao senador Veneziano as necessidades de nosso município, Triunfo viverá bons tempos,” disse Espedito Filho.

O encontro teve ainda a participação do prefeito de São João do Rio do Peixe, Airton Pires (PP) e do prefeito eleito daquele município, Luiz Claudino (PP), além de Dr. Orlando e demais lideranças.



Fonte : Fábio Kamoto

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Disputa pela presidência da Câmara Municipal de Nazarezinho, futura oposição já define chapas para os próximos dois biênios; VEJA.

Em recente reunião o futuro grupo oposicionista de vereadores eleitos definiram as duas chapas que concorrerão à mesa diretora da Câmara Municipal de Nazarezinho, para os próximos dois biênios 2021/2022 e 2023/2024, a começar em 1º de janeiro de 2021. O acordo tem o apoio de Salvan Mendes e do vereador e ex-candidato a prefeito, Rodrigo Mendes.

Confira as chapas formadas para concorrer à presidência da câmara:

Primeiro Biênio

– Presidenta: Corrinha de Carlão
– Vice-presidente: Anselmo Almeida
1º Secretário: Adefrâncio Ribeiro
2º Secretário: Oderlan Pedrosa

Segundo Biênio

– Presidente: Anselmo Almeida
– Vice-presidente: Dedé de Zé Liomar
1º Secretário: Adefrâncio Ribeiro
2º Secretário: Oderlan Pedrosa

Participaram da reunião os vereadores Dedé de Liomar, Adefrâncio Ribeiro, Oderlan Pedrosa, Anselmo Almeida e Corrinha de Carlão. Também estavam presentes o atual prefeito, Salvan Mendes, o atual e ex-candidato a prefeito vereador Rodrigo Mendes, o ex-candidato a vice-prefeito Chico Enfermeiro e demais aliados.

A posse dos vereadores e a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Nazarezinho acontecerão no dia primeiro de janeiro de 2021.

Fonte : Fábio Kamoto

Imprensa nordestina repercute morte do cantor Louro Santos, vítima da Covid-19.

 



A imprensa de todo Nordeste repercutiu a morte na noite deste domingo (22), do cantor e compositor Louro Santos, de 49 anos. Ele estava internado há 15 dias em um hospital particular na Ilha do Leite, no Centro do Recife, e segundo a família, ele faleceu de Covid-19.

O óbito, de acordo com familiares, ocorreu por volta das 21h30. Devido aos protocolos sanitários, não haverá velório. O enterro deve ocorrer nesta segunda-feira (23).

Louro Santos era compositor de forrós românticos e havia feito parte de bandas como Aveloz, Arretados do Forró e Forró da Malagueta. Suas músicas foram interpretadas por bandas e artistas como Calcinha Preta, Joelma e Saia Rodada.

Ao lado de Victor Santos, um de seus três filhos, cantou sucessos como as músicas Retrato e Virou Minha Cabeça. Em julho de 2020, pai e filho haviam feito uma live na internet com sucessos da carreira.

FONTE: RESENHA POLITIKA 


Atlético de Cajazeiras anuncia saída de Celso Teixeira e radialista crava nome de Oliveira Canindé.

 



Faltando apenas uma rodada para o término da primeira fase do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série D, o Atlético de Cajazeiras anunciou a saída do técnico Celso Teixeira, logo após a vitória sobre o Salgueiro. O profissional  recebeu proposta de trabalho do Ypiranga do Rio Grande do Sul e amigavelmente rescindiu seu vinculo com o time paraibano.

O Trovão Azul do Sertão está em quarto colocado no grupo 3 e precisa apenas de uma empate na última rodada quando enfrenta o Globo no Rio Grande para avançar na competição nacional.

De acordo com o radialista Léo Feitosa da FM Cidade, o clube já contratou Oliveira Canindé.


FONTE: RESENHA POLITIKA 

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Gada Cajazeiras realiza 9° edição do Dia Mundial do Diabetes com atividades remotas. Confira!

 

O Grupo de Amigos Diabéticos em Ação (GADA), realiza sua 9° edição de ações voltadas a conscientização do Dia Mundial do Diabetes em seu formato remoto. Em virtude da pandemia da COVID-19, o grupo realizara atividades remotas e promoverá Lives informativas com temas envolvendo a temática do diabetes.

Com uma programação que contara com a participação de diversos profissionais, o Grupo Gada promoverá por meio do Instagram Lives interativas e informativas.

Segundo o Presidente do Grupo o Jovem Ronaldo Rodrigues: “Mesmo com a situação vivenciada pela pandemia, nosso grupo não poderia deixar passar em branco o mês de Novembro, em especial o nosso dia 14. Decidimos com nossa diretoria um novo formato para a nossa 9° edição e nossas ações será realizada em seu formato digital”. Destacou o jovem ativista.

As ações da nona edição do dia Mundial do Diabetes conta com o Patrocínio da Novo Nordisk do Brasil.

Confira a programação de Lives:







 

Com Assessoria.

ENROLADO : TCE-PB encontra irregularidades em Ata de Registro de Preço e multa prefeito de Poço Dantas em R$2 Mil; VEJA.

 tie empty - ENROLADO : TCE-PB encontra irregularidades em Ata de Registro de Preço e multa prefeito de Poço Dantas em R$2 Mil; VEJA.

O Tribunal de contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), através de seus conselheiros, encontrou irregularidades no processo de Adesão à Ata de Registro de Preço (ARP) realizada pela Prefeitura de Poço Dantas e aplicou multa ao gestor José Gurgel Sobrinho.

De acordo com a decisão do TCE-PB, as irregularidades encontradas foram cometidas no exercício deste ano de 2020 durante realização de uma ARP, no valor de R$ 714.564,80 (setecentos e quatorze mil e quinhentos e sessenta e quatro reais e oitenta centavos), com uma empresa para AQUISIÇÃO DE FORMA PARCELADA DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS, MATERIAL DE HIGIENE PESSOAL , MATERIAL DE LIMPEZA E AFINS PARA ATENDER A DEMANDA DE TODAS AS SECRETARIAS DO MUNICÍPIO DE POÇO DANTAS – PB.

Ao gestor José Gurgel Sobrinho foi concedido o prazo de trinta dias para recolhimento da multa pessoal no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais).

ARP – A Ata de Registro de Preços tem como principal objetivo alcançar os melhores preços dos fornecedores em detrimento do volume de aquisições, já que neste tipo de licitação a compra será feita por diversos órgãos ao mesmo tempo.

Decisão: Vistos, relatados e discutidos os autos do Processo TC – Nº 05644/20 e considerando o posicionamento no Parecer do Ministério Público junto ao Tribunal, ACORDAM, à unanimidade, os MEMBROS da 2ª. Câmara do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARAÍBA, na sessão realizada nesta data, em:

  1. JULGAR IRREGULAR a Adesão a Ata de Registro de Preços nº 00002/2020, bem como do contrato dele decorrente;
  2. IMPUTAR MULTA pessoal no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais), correspondente a 38,56 UFR/PB, ao Sr. José Gurgel Sobrinho, com fulcro no art. 56, II e VI da LOTCE, assinando-lhe o prazo de 30 (trinta) dias para que efetue o recolhimento voluntário, sob pena de cobrança executiva, desde logo recomendada;
  3. RECOMENDAR à gestão municipal de Poço Dantas/PB, para que não reincidam nas irregularidades aqui apontadas;
  4. DETERMINAR a suspensão cautelar da execução contratual, sustando-se pagamentos futuros, sob pena de devolução dos valores indevidamente repassados; 5. FIXAR prazo de 5 (cinco) dias, a partir da data de publicação desta decisão, para que se proceda à anulação do contrato celebrado, restabelecendo-se a legalidade; 6. REPRESENTAR ao Ministério Público Estadual para análise dos fatos à luz de suas competências. Publique-se, intime-se, registre-se e cumpra-se. Sala das Sessões Virtuais da 2ª Câmara. João Pessoa, 27 de outubro de 2020.

    CONFIRA EXTRATO DE DECISÃO 
    certidao_extrato_de_decisao

    Fonte : Fábio Kamoto

O COCO É SECO: Empresário e ex-pré-candidato a prefeito rompe com seu grupo e anuncia apoio à candidatura de Leninha Romão a prefeita de Uiraúna.

 tie empty - O COCO É SECO: Empresário e ex-pré-candidato a prefeito rompe com seu grupo e anuncia apoio à candidatura de Leninha Romão a prefeita de Uiraúna.

O empresário e ex-pré-candidato a prefeito Alexandro (Coco Seco) declarou o apoio dele e do grupo de militantes a candidata à prefeita pelo grupo de oposição Leninha Romão (PP) na manhã desta segunda-feira (02).

Coco Seco como é carinhosamente conhecido na cidade de Uiraúna é empresário e agropecuarista e até ontem (01) estava neutro sem fazer nenhuma manifestação de apoio após sua desistência de disputar a prefeitura de Uiraúna, mas após conversas com seu grupo político optou em apoiar a candidatura do PP de Leninha Romão e Dr. Marlon Artur.

O empresário fez questão de gravar um áudio para declarar de forma oficial o seu apoio a chapa oposicionista, que segundo informações já era bastante especulado nos bastidores. CONFIRA ABAIXO.

FONTE : Fábio Kamoto

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Após verificar rombo de quase R$ 2 milhões no IPAM de Santa Helena, servidora efetiva pede providência ao Ministério Público.

 

Após verificar rombo de quase R$ 2 milhões no IPAM de Santa Helena, servidora efetiva pede providência ao Ministério Público

Por Alex Gonçalves, do Tribuna10, em Cajazeiras-09/11/2020  às 18h53


O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPE/PB), por meio da Promotoria de Justiça de São João do Rio do Peixe, recebeu nesta segunda-feira (9) uma denúncia contra o prefeito do município de Santa Helena, Emanuel Messias. A denúncia foi apresentada por uma servidora municipal efetiva.

O pedido judicial tem como objetivo  apurar suposto desvio de recursos das contribuições previdenciárias dos servidores municipais de Santa Helena, junto ao IPAM, durante o período de 2012 a 2020, levando ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) um prejuízo de R$ 1.978.882, 26.

Levantamento aponta que  em dezembro de 2012 o IPAN de Santa Helena tinha, em caixa, o valor de R$ 2.335.082,12, porém novo balanço, realizado em setembro de 2020, mostra que esse foi montante reduzido para R$ 356.199,86, resultando no prejuízo de quase R$ 2 milhões.

A denúncia pede ao Ministério Público que o prefeito e demais envolvidos  sejam punidos por atos de improbidade administrativa, culminando na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

O contexto afirma que as ilicitudes cometidas demonstram claramente a ma-fé, inclusive comprometendo os servidores municipais aposentados e ativos sem terem a certeza se o órgão terá a capacidade de pagar aos atuais e  futuros aposentados.

A denúncia mostra ainda que o denunciado, ao optar por deliberadamente, deixar de recolher as contribuições previdenciárias patronais, demonstra claramente seu dolo em descumprir o ordenamento jurídico, medir força com os órgãos de controle envoltos na defesa da previdência pública, sucatear as finanças do Instituto previdenciário e, em última análise, tolher os servidores aposentados (atuais e futuros) do seu direito fundamental à aposentadoria.

O fato denunciante reforça que, com tantas irregularidades comprovadas, o Ministério Público deve tomar as providências para a apuracão e destino dos valores desviados do IPAM de Santa Helena, com o objetivo de obrigar o prefeito e, possíveis outros envolvidos, a ressarcir o erário público e sofrerem as devidas punições legais.

Comerciante cajazeirense de 40 anos, morre em hospital de Campina Grande após perder luta contra o câncer.

 



O comerciante cajazeirense Márcio Sarmento, de 40 anos, morreu na noite desta segunda-feira (9), em um hospital de Campina Grande, em decorrência de complicações ocasionadas pelo câncer no intestino.

Segundo informações, o quadro de saúde do comerciante se agravou nos últimos dias e ele teve que ser internado às pressas na Unidade de Terapia Intensiva.

Márcio lutava contra o câncer há cinco anos e era bem conhecido na cidade de Cajazeiras. Ele era um dos proprietários da rede de sorveteria Paulista.

Resenha Politika

Estado deve fornecer medicamento para tratamento de Edema Macular Diabético.

 O Estado da Paraíba foi condenado a fornecer o medicamento Ranibizumabe ou Aflibercepte (06 injeções) para o tratamento de Edema Macular Diabético em ambos os olhos de uma paciente, sob pena de imposição de multa diária. A decisão é do juiz Agílio Tomaz Marques, da 4ª Vara Mista da Comarca de Sousa, nos autos da Ação Civil Pública nº 0800482-74.2020.8.15.0371 ajuizada pelo Ministério Público estadual. "No caso dos autos, os relatórios médicos anexados ao processo eletrônico evidenciam a necessidade do medicamento pleiteado, ressalvando que não existe fármaco que substitua a medicação prescrita, no âmbito do Ministério da Saúde, conforme consignado pelo médico oftalmologista", destacou.

Na decisão, o juiz afirma que a falta de previsão orçamentária, a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Diretrizes Orçamentárias não podem ser invocadas como escusa para que se deixe de fornecer o tratamento ao paciente, acrescentando que em razão da gravidade de sua condição de saúde, a parte autora necessitou provocar a máquina judiciária para realizar o procedimento cirúrgico.

"Em verdade o Poder Judiciário, assim agindo, apenas cumpre sua função típica com vista à execução dos encargos cometidos por lei ao Estado, pois diante da omissão do Poder Executivo cabe ao Poder Judiciário decidir pela adequada solução. De igual forma, não se cogita violação aos princípios da isonomia e da impessoalidade, quando se está a exigir apenas que o Estado cumpra seu encargo constitucional de prestar, de forma efetiva, ou, ao menos, favorecer os serviços de saúde, a quem deles necessita", ressaltou.

Cabe recurso da decisão.

Confira, aqui, a sentença.

Por Lenilson Guedes/Gecom-TJPB

Arquivos Anexos: