segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Advogado do município de Cachoeira dos Índios sofre acidente e se recupera das escoriações.


O Jovem Advogado do município de Cachoeira dos índios, Ramon Izidro foi vitima de um acidente na noite desse último domingo (22), segundo relatos o mesmo estava acompanhando o gestor do município Allan Seixas na comunidade de São Joaquim.

Durante o evento cultural o jovem que também exerce atividades do CREAS do município, necessitou se locomover até o distrito de Tambor. Durante o trajeto o mesmo sofreu o acidente, sofrendo varias escoriações pelo corpo.  Sendo atendido de imediato na localidade e logo após pelo serviço de saúde do município.

Na manhã dessa segunda-feira (23), diversos amigos e secretários estiveram em vista ao jovem e se solidarizando com o acontecimento, o Secretário de Cultura Wescley Kayke, o coordenador de Cultura Fagner Correia e o Secretario Espedito Batista.

O quadro de saúde do Ramon Isidro encontra-se estável e o mesmo apresenta escoriações pelo corpo e segue em repouso em seu domicilio.


Da Redação

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Protetores de animais de Cajazeiras denunciam abandono do Centro de Zoonoses da cidade

Cuidadores de animais de Cajazeiras, tem frequentemente se posicionado de maneira insatisfeita, através das redes sociais, denunciando o estado de calamidade pública, no qual se encontra o Centro de Zoonoses local.
São inúmeras e recorrentes as reclamações feitas neste sentido, contudo, a gestão atual nada tem resolvido.
É sabido por toda a população de Cajazeiras, que o crescimento da população animal, é um grave problema, inclusive de saúde pública. Animais são vistos perambulando pelas ruas; são matilhas inteiras de cães vivendo ao relento sem qualquer cuidado ou proteção.  Não se verifica lamentavelmente, a criação/implantação de uma política pública específica e direcionada ao atendimento de tão urgente e importante demanda.
Protetores/cuidadores realizam por conta própria várias ações em prol do bem estar dos animais de rua, no entanto, estes anjos que dedicam suas vidas ao cuidado dos bichinhos, em sua maioria, são voluntários que não dispõem de recursos financeiros capazes de suprir todas as necessidades, que se configuram de várias maneiras: abrigo, ração, assistência de um médico veterinário, administração de vermífugos e as castrações, medida mais importante e necessária para a supressão das estatísticas da natalidade destes animais que perambulam pelas ruas.
O empresário cajazeirense e protetor de animais, Irlânio Cavalcante Holanda, denunciou através de um de seus perfis em redes sociais, mais um dos muitos casos que ocorrem costumeiramente em nossa cidade.
No teor da postagem , se disse cansado de observar a inoperância do município, tecendo duras críticas à atual gestão municipal sobre a qual disse ser “omissa, fraca e inoperante, faz questão de não enxergar.”
Da Redação, com informações do site FMRural.

Mais um posto abandonado! Caos instaurado na Saúde de Cajazeiras e UBS do Patamuté sem médico!

Usuários da Unidade Básica de Saúde localizada no sítio Patamuté, zona rural de Cajazeiras, estão revoltados com a falta de médico para realizar atendimentos à população daquela comunidade.
A denúncia foi postada por uma usuária de um grupo de WhatsApp local, na noite de ontem, quinta-feira, dia 12/09/19.
Na referida postagem, a denunciante informa claramente que aquela UBS está sem a presença do profissional médico desde o dia 08 de agosto, para a realização dos atendimentos e ainda atenta para o grave fato de que os pacientes portadores de doenças crônicas, à exemplo de hipertensão e diabetes, estão desassistidos desde então.
Na referida UBS certamente há usuários portadores de necessidades especiais, que carecem da receita atualizada para a aquisição de remédios  de uso controlado.
Por estes desmandos e pelos tantos outros que vem sendo amplamente divulgados através de parte da imprensa praticamente todos os dias, fica aqui registrado o apelo, em nome da população desassistida, para que providências efetivas, cabíveis e urgentes sejam tomadas, no sentido da rápida resolução deste grave problema, com o desfecho esperado de que seja sanado com a maior brevidade possível.
Veja o que diz a publicação da denunciante!
Da Redação com FAROL DO SERTÃO 
Créditos da imagem: Blog Coisas de Cajazeiras.

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Carteira estudantil digital começa a ser emitida em 90 dias!

A carteira estudantil digital e gratuita começa a ser emitida pelo Ministério da Educação (MEC) dentro de 90 dias. A Medida Provisória (MP) que lança a ID Estudantil — assinada pelo presidente Jair Bolsonaro na última sexta-feira — foi publicada nesta segunda-feira (9) no Diário Oficial da União (DOU).
O governo ofertará a carteirinha nas lojas Google Play e Apple Store. A tecnologia evitará impressão de papel e reduzirá a burocracia. Com o documento, os estudantes vão poder pagar meia-entrada em shows, teatros e outros eventos culturais, sem que isso gere um custo extra, como acontece hoje.
A carteira de identificação estudantil digital poderá ser emitida pelo Ministério da Educação; Associação Nacional de Pós-Graduandos; União Nacional dos Estudantes (UNE); União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes); entidades estudantis estaduais, municipais e distritais; diretórios centrais dos estudantes; centros e diretórios acadêmicos; outras entidades de ensino e associações representativas dos estudantes, conforme definido em ato do ministro da Educação.
O estudante que solicitar a carteira digital terá que dar o seu consentimento para o compartilhamento dos seus dados cadastrais e pessoais com o MEC, para subsidiar o Sistema Educacional Brasileiro — o novo banco de dados nacional dos alunos, a ser criado e mantido pela pasta.
O MEC poderá usar as informações apenas para a formulação, implementação, execução, avaliação e o monitoramento de políticas públicas em sua área de competência. O sigilo dos dados pessoais deve ser garantido sempre que possível.
O estudante com idade igual ou superior a 18 anos e o responsável legal pelo aluno menor de idade responderão pelas informações autodeclaradas e estarão sujeitos às sanções administrativas, civeis e penais previstas em lei na hipótese de fraude.
Carteiras digitais e físicas
Segundo a MP, o MEC poderá firmar contrato ou instrumento congênere com a Caixa Econômica Federal para emissão gratuita ao estudante de Carteira de Identificação Estudantil física.
A nova carteira estudantil física será válida até 31 de março do ano seguinte, enquanto a digital será válida enquanto o aluno permanecer matriculado em estabelecimento que forneça os níveis e as modalidades de educação e ensino. Perderá a validade quando o estudante se desvincular do estabelecimento.
Fonte: Notícias ao Minuto.

Vereador Moacir Menezes topa desafio de prefeito Zé Aldemir para debater sobre caos na Saúde de Cajazeiras.

O vereador Moacir Menezes, estabeleceu contato na manhã de hoje, sexta-feira, dia 06/09/19, com a redação do site Farol do Sertão, para declarar de público que aceita o desafio proposto pelo prefeito José Aldemir, a respeito de debaterem sobre o caos ora instaurado na Saúde, no município de Cajazeiras.
O vereador que compõe a bancada oposicionista na Câmara Municipal local, sempre teve em sua personalidade, a marca indelével de ser um representante legítimo, pela postura combativa demonstrada em suas falas na tribuna daquela casa legislativa.
Por outro lado, o prefeito de Cajazeiras, investido de toda a empáfia que já é sabida pela população, vem cutucando a onça com a vara mais curta do que sabe possuir.
A população desassistida no quesito da saúde pela edilidade municipal, aguarda ansiosa para ouvir quais serão os argumentos que o Sr. prefeito trará na defesa falaciosa de que tudo está nos conformes. Porque o que se ouve e se observa nas redes sociais, é justamente o oposto do que ele próprio , juntamente com os seus comandados e parte da imprensa, insistem em veicular; contrariando as informações repassadas pela gestão atual, as reclamações dos usuários são sucessivas, e recorrentes.
Se é mesmo verdadeira a máxima de que; ” a voz do povo é a voz de Deus”, o que se comenta de fato é a ausência injustificada de médicos nas Unidades Básicas de Saúde locais, além da escassez de materiais para os curativos, dos materiais para os atendimentos odontológicos, dentre outros absurdos.
E o tal embate no campo das ideias acontecerá! Só resta marcarem data e local para que este evento imperdível seja devidamente realizado e protagonizado pelos dois políticos, porque sobre o vereador  Moacir Menezes, se tem ciência de que este que não possui papas na línguas e estará munido, segundo informou a este site, das anotações previamente feitas, trazendo para o debate com o prefeito José Aldemir, as  minúcias da caótica e real situação pela qual vem passando a saúde pública, a nível de município.
Para um mais correto e justo entendimento de que a saúde é um direito fundamental, conforme preconizado está na Constituição Federal, promulgada desde os idos do ano de 1988, eis o que diz a CF a este respeito:
”Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”
Em suma, resta concluir que a saúde cajazeirense além de estar na UTI, definitivamente é negativa e inoperante.
COM FAROL DO SERTÃO