segunda-feira, 29 de abril de 2019

Carlos Antônio destaca sucesso do OD em Cajazeiras: "A Paraíba avança e povo agradece pela oportunidade de opinar"

O governador João Azevêdo participou, na tarde deste sábado (27), na cidade de Cajazeiras – sede da 9ª Região Geoadministrativa – da audiência pública regional do Orçamento Democrático Estadual (ODE), onde fez entregas de créditos, por meio do programa Empreender Paraíba, destinou equipamentos para a rede estadual de ensino e Bombeiro Militar, prestou contas das ações realizadas na região e ouviu a população presente. A sexta audiência deste ciclo contou com a participação de 1.632 pessoas e reuniu representantes dos 15 municípios que compõem a região.

O ex-prefeito da cidade de Cajazeiras, Carlos Antônio, expressou a satisfação em participar da audiência. “Expresso aqui a nossa satisfação por mais uma vez o governo vir à região de Cajazeiras ouvir a população. As pessoas estão trazendo as suas reivindicações e por meio do OD Estadual direcionando os investimentos”, observou o ex-prefeito.

Carlos Antônio destaca sucesso do OD em Cajazeiras: "A Paraíba avança e povo agradece pela oportunidade de opinar"


Prioridades eleitas – Educação (375 votos), infraestrutura (334) e estradas de rodagem (237 votos) foram às áreas mais votadas na plenária. As prioridades eleitas pela população serão debatidas na próxima etapa do ciclo do OD Estadual, o Planejamento Democrático.

A plenária também contou com a participação da vice-governadora Lígia Feliciano, dos deputados estaduais, Gervásio Maia, Wilson Filho, Geová Campos, além de prefeitos, vereadores e autoridades locais.As audiências do Orçamento Democrático Estadual já foram realizadas nas regiões de Itaporanga, Princesa Isabel, Esperança, Solânea, Sousa e Cajazeiras, e seguem até o início do mês de junho, com mais 11 plenárias a serem realizadas, contemplando as 14 Regiões Geoadministrativas do Estado. As audiências podem sem acompanhadas, ao vivo, pelas redes sociais do governo, e as reivindicações podem ser feitas, também, por meio do Portal da Cidadania.

Com Resenha Politika 

sexta-feira, 26 de abril de 2019

DEM reconduz Efraim Morais e Léa Silva ao comando como presidente e vice estadual do partido.

O ex-senador e atual secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca do governo de João Azevêdo, Efraim Morais, foi reconduzido a direção estadual dos Democratas. A vereadora de Cajazeiras, Léa Silva, continua também exercendo a função de vice-presidente estadual da legenda na Paraíba.

DEM reconduz Efraim Morais e Léa Silva ao comando como presidente e vice estadual do partido

O deputado federal Efraim Filho, ressalta que o DEM renova o mandato do seu pai como dirigente do partido, mas traz novidades que sinalizam o crescimento da legenda, com a filiação de lideranças importantes.
Já a vereadora Léa Silva, lembrou do fortalecimento do partido nos municípios visando as eleições municipais de 2020.
“A primeira-dama de Cabedelo, Daniella Ronconi, além da presença de prefeitos de cidades-polos como Jacques Lúcio, de São Bento, Renato Mendes, de Alhandra, são políticos que somarão bastante, além de outras lideranças que em breve anunciaremos as filiações,” disse.
Resenha Politika

D. O : Nomeações e exonerações movimentam setor da saúde estadual em Cajazeiras e brevemente mudança na direção da UPA. Leia

Aos poucos as indicações para cargos comissionados na área de saúde na região de Cajazeiras estão sendo oficializadas com a chancela dos deputados estaduais Júnior Araújo (Avante) e Jeová Campos (PSB).

Diário Oficial traz nomeação da direção financeira do HRC e outros cargos na regional de saúde em Cajazeiras

Após a nomeação do diretor administrativo do Hospital Regional de Cajazeiras, agora os parlamentares em consenso conseguem nomear a chefe do Núcleo Financeiro do Hospital Regional. O diário oficial desta sexta-feira (26) trouxe a confirmação do nome de Maria Elizete Mendes Lins, prima do deputado Jeová e esposa do ex-vereador de São José de Piranhas, Bal. Outros cargos de direção já foram confirmados, como Diego dos Santos Santiago para ocupar o cargo de diretor técnico do HRC e Stephanny Batista de Alencar para Chefia do Núcleo de Auditoria da Nona Gerência de Saúde.
Segundo levantamento do Portal Resenha Politika, outros cargos de direção são almejados pela dupla de parlamentares. A UPA – Unidade de Pronto Atendimento nos próximos dias conhecerá sua nova diretora. O nome já está definido e será mais uma vez com o aval de Júnior Araújo e Jeová Campos.

COM REDAÇÃO DO Resenha Politika

segunda-feira, 22 de abril de 2019

IMJOB e Faculdade Santa Maria divulgam data de lançamento do livro: Gênero e Economia Solidária.

Instituto Maria José Batista Lacerda-IMJOB é uma entidade filantrópica fundada em 10 de outubro de 2013, nasceu como forma de manter vivo o legado de solidariedade e do amor ao próximo da senhora Maria José Batista Lacerda. Ela mulher simples do povo que viveu no século passado no município de Cajazeiras, era humilde, mas buscava aperfeiçoamento, conhecimentos para servir os mais necessitados, sobretudo na área da saúde, era muito sensível às causas sociais e humanas. Dona Maria dedicou sua vida a família e ás pessoas mais pobres, servindo-os como parteira e depois como enfermeira, quando ainda não tinha serviço público de saúde no município de Cajazeiras.



Parceria
Hoje, o IMJOB e a Faculdade Santa Maria expressam sua alegria pelo lançamento do livro Gênero e Economia Solidaria. Ambas as instituições estabeleceram uma relevante parceria desde de 2013. O IMJOB, a partir de então, fiel ao legado daquela que lhe deu o nome e a sua missão, se estendeu a quase todo o Sertão ao encontro do que há de mais original no processo de construção do conhecimento e de ampliação da cidadania.
Projetos inovadores
Assim, IMJOB chegou aos movimentos sociais, às ONGs, aos empreendimentos de economia solidária, as associações, assentamentos e às universidades como UFPB, UFCG e UFPE. Essa reciprocidade proporciona aos nossos estudantes uma formação conectada com as demandas da sociedade contemporânea e ao mesmo tempo traz para o debate na academia esses atores sociais, isto é, fortalece um sistema de troca na construção dos novos saberes e na criação de projetos inovadores.
Essa prática integradora garante reconhecimento e credibilidade, quer por parte dos envolvidos diretamente, das instituições locais, quer por organismos internacionais a exemplo da Assistência Medica Internacional-AMI, que se dispõe a colaborar com o trabalho. Após cinco anos de caminhada o IMJOB agrega mais de quarenta grupos organizados como sujeitos sociais distintos com demandas diversas. Neste momento de instabilidade nacional, o IMJOB é um parceiro indispensável dos referidos sujeitos coletivos na defesa dos direitos, do meio ambiente e da pluralidade de expressões.
A Faculdade Santa Maria nessa parceria dispõe do amparo teórico, por meio da biblioteca física e digital, da assessoria da escrita científica, do seu Grupo de Estudo Pesquisa e Extensão em Gênero, Economia Solidaria e Cidadania- GEPEGESC, do seu Concelho Científico, da estrutura física, além de professores no acompanhamento semanal do COMITÊ CIENTÍFICO DO INSTITUTO. Desse modo, estamos todos de parabéns, academia, comunidades e a sociedade civil pelo primeiro de muitos livros, vários artigos, da nossa participação no debate latino americano por meio Associação Latino América de Sociologia-ALAS, mediado pelo IMJOB, da proposta de novos projetos, a exemplo do projeto AÇÕES SOCIOCULTURAIS: FORTALECIMENTO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NA COMUNIDADE CIGANA PARAÍBA-PB, ESTUDO QUÍMICO, BIOLÓGICO E NUTRICIONAL DA SPONDIAS MOBIN. CAPACITAÇÃO EMPREENDEDORA PARA GERAÇÃO DE EMPREGO, POTENCIALIZAR E TRANSFORMAR IDEIAS EM NEGÓCIOS, Parceria com COMITÊ DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS DO SERTÃO e a ONG CASA DO ÁRIDO para construção da casa modelo no Sertão.
Cajazeiras 08/04/2019
Fonte: Diário do Sertão 

Jovem morre nas primeiras horas desta segunda – feira (22) após perde controle de moto em Cajazeiras. Foto

O jovem Francicarlos Dias de Abreu, morreu no inicio desta segunda-feira dia 22, após um acidente de trânsito no cruzamento das ruas Dr. Severino Cordeiro e Júlio Marques do Nascimento no bairro do Jardim Oásis em Cajazeiras.

Segundo informações da Polícia Militar (PM),  Francicarlos Dias de Abreu seguia em uma motocicleta, quando perdeu o controle e colidiu com uma parede de estabelecimento comercial. O Serviço de um Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas o jovem não resistiu aos ferimentos e morreu.

O corpo do jovem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização do exame cadavérico.


Redação com Angêlo Lima

Cida Ramos rebate críticas sobre CPI do Feminicídio.

A deputada Cida Ramos (PSB) rebateu críticas recebidas em função do pedido para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar casos de feminicídio na Paraíba. A socialista afirmou que o julgamento negativo parte de alguns parlamentares que não têm uma uma produção ativa Assembleia Legislativa. Para alguns adversários, o pedido de Cida é só para barrar a CPI da Cruz Vermelha.
Cida Ramos
“Essa comissão tem uma importância grande. É um bom debate que temos que ter. As críticas que vejo dizem respeito àqueles que não querem produzir e reclamam de quem está fazendo algo na Casa. Meu objetivo é contribuir para que as mulheres não sejam mortas como estão sendo”, ressaltou.
Cida pretende presidir a Comissão e adiantou que outras parlamentares mulheres também estarão engajadas. Um dos nomes certos é de Estela Bezerra (PSB) e Camila Toscano (PSDB), que presidente a Comissão dos Direitos da Mulher, também será convidada a fazer parte da CPI. “Essa é uma Casa que discute tudo o que a sociedade está vivendo e o feminicidio é um questão nacional e internacional. Basta ligar a TV e você vê morte de mulheres só por serem mulheres. Isso diz respeito a vida e diz respeito a essa Casa”, argumentou.

CPI será instalada

A deputada também garantiu que, por ter sido uma das primeiras a protocolar pedido de CPI na Assembleia e por ter 14 ou 15 assinaturas, a Comissão vai ser instalada. “Estamos esperando os trâmites legais para após o carnaval darmos andamento a CPI. A minha foi uma das primeiras CPIs protocoladas, vamos sim instaurar essa CPI e ela vai dar bons resultados. Quero articular os Poderes para que ela produza o que representa o feminicídio e que produza pontos concretos para enfrentar esse problema”, finalizou.

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Coordenadora do CREAS de Cajazeiras vai à evento religioso em carro da prefeitura e motorista espera!


A Coordenadora Municipal do (CREAS – Centro de Referência de Assistência Social) de Cajazeiras, Maria das Dores Martins Fernandes, foi flagrada na noite desta terça-feira (16), utilizando um veículo oficial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, pasta comandada a mão de ferro pela professora Gerlane Moura e, amiga pessoal do prefeito José Aldemir, onde “Dôra” é lotada.
“Dôra” como é conhecida pelos amigos mais próximos, foi para um evento religioso na Paróquia de São José, na zona norte da cidade e, fez uso do carro da secretaria onde trabalha – com direito a motorista e demorada espera – tudo por conta dos contribuintes. “É inadmissível esse tipo de comportamento, a gente paga os nossos impostos para o nosso bem-estar e não para a coordenadora do CREAS de Cajazeiras, usar um carro como se fosse dela, particular e ainda com motorista pago por nós“, retrucou um morador da zona norte que fez o flagrante.
Vale ressaltar que os veículos oficiais devem ser utilizados para o povo e não para usufruto dos chefes de departamentos e, fora dos horários destinados às suas funções especificas.
Redação – fmrural.com.br

Indícios de fraude na Zona Azul em Cajazeiras!

As denúncias acerca da péssima qualidade no atendimento dos profissionais responsáveis pela Zona Azul -estacionamento rotativo recentemente implantado em Cajazeiras – não param de chegar à Redação do  site Farol do Sertão.
Também está se desenhando na atual conjuntura, um quadro que indica supostas fraudes quanto à operacionalização do estacionamento rotativo, pelo fato de não estarem sendo emitidos os cupons fiscais, imprescindíveis para a cobrança dos impostos, o que sem dúvidas, configura uma sonegação do recolhimento dos tributos.
Com estas suspeitas, se confirmadas, estaria perdendo o município de Cajazeiras em arrecadação, já que o serviço é tarifado, ou seja, o usuário paga a taxa devida de acordo com a tabela supostamente  estipulada em conjunto pelo SCTRANS -pela qual responde o Superintendente João Victor Mendes de Almeida –  e a empresa licitada ; em suma, não está acontecendo a devolutiva dos tributos para os cofres públicos porque a empresa está provavelmente sendo isenta deste pagamento.
Também chegaram denúncias que se referem a completa desqualificação dos profissionais que foram designados para realizar a fiscalização e a consequente preenchimento dos talonários de cobrança das tarifas da Zona Azul. Parece não ter havido um treinamento eficaz destes profissionais quanto aos modos de abordagem  dos usuários que deveriam ser adotados por eles.
Há várias reclamações relatando grosseria e falta de cordialidade no estabelecimento destes contatos pessoais com a população que está pagando pela prestação pífia destes serviços públicos.
A população que tem se sentido prejudicada, vem clamar ao MPE em Cajazeiras, que providências sejam tomadas para minimizar estes efeitos danosos, visando uma convivência pacífica entre os agentes públicos responsáveis pela fiscalização do estacionamento rotativo e os usuários pagantes, bem como o fim destas situações desconcertantes, que tem gerado tanto desconforto para as pessoas que se utilizam deste serviço.
Da Redação.

terça-feira, 16 de abril de 2019

Rompendo Silêncio: Ativista de Movimentos Sociais lançara livro e curta falando sobre abuso sexual sofrido aos 14 anos de idade!






O jovem ativista de movimentos sociais Ronaldo Rodrigues da Cidade de Cajazeiras, decidiu desde o ano de 2017 romper o silencio e falar sobre o abuso sexual sofrido inicialmente em 2008, época em que tinha 14 anos de idade.
Segundo uma fonte chegada a nossa reportagem o jovem escreveu um livro onde relata os abusos sofridos e que será lançado oficialmente ainda no ano de 2019 pelas editoras APRIS e Ne-a Publicações estando em fase final. Buscando auxiliar aos familiares a identificar junto aos seus filhos atitudes de quem sofreu abusos.
Nossa fonte ainda confirmou que está sendo gravada um curta metragem baseado no conteúdo do livro que servira como aporte para a Campanha de Exploração Sexual da ONG Internacional Word Vision (Visão Mundial), que realiza campanhas globais de enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes para o ano de 2020.
Em contato com o Jovem Ronaldo Rodrigues nossa redação obteve a confirmação da publicação do livro. “Levei anos para relatar esse meu sofrimento, recebi criticas e elogios, estou fortalecido, não quero que outros jovens passam por essa situação, consegui ser forte, não me mutilei e nem cheguei ao extremo de atentar contra a minha própria vida” ressaltou Ronaldo.
Sobre o agressor Ronaldo Rodrigues foi enfático: “Não posso dar muitos detalhes, mais posso confirma as especulações, envolve sim um sacerdote, uma pessoa religiosa, mais esse não é  o momento de revelar a autoria do agressor, estamos com ações judiciais e meus advogados não permitem falar nesse momento” destacou Ronaldo.
“Eu vivenciei essa situação, não é fácil, não desejo para ninguém. Por trás de um sorriso, um rosto alegre eu vivi anos de minha vida sem falar sobre o assunto, escondi da sociedade. Hoje busco a reparação desse dano e também luto para que outros supere seus traumas. Agradeço a ONG visão mundial por retrata minha história em sua próxima campanha, isso fortalece nossa luta” finalizou Ronaldo.


segunda-feira, 15 de abril de 2019

Presidente do Gada Cajazeiras representou a Paraíba em Importante evento no Estado de São Paulo.


O jovem Ronaldo Rodrigues esteve entre os dias 10-12 de Abril na Cidade de São Paulo, oportunidade em que esteve presente ao evento de Advocacy produzido pela Associação de Diabetes Juvenil-ADJ.

O evento buscou fortalecer a rede de associações brasileiras que lutam pela efetivação de políticas públicas em todo o Brasil.

O Grupo Gada esteve entre os 35 selecionados do projeto e apresentou algumas das ações desenvolvidas na região do alto sertão paraibano.

Segundo Ronaldo Rodrigues: “Esse é um momento de nos unirmos e continuarmos a fortalecer a assistência dos pacientes com diabetes, precisamos continuar efetivando as nossas politicas públicas a nível municipal e estadual. É necessário que juntos somemos auxiliando um ao outro na efetivação dos direitos” destacou Ronaldo Rodrigues que também é DM Tipo I.






sexta-feira, 5 de abril de 2019

Tudo em casa! Farra com o dinheiro público na prefeitura de Cajazeiras beneficia Diretor do IPAM

Mais um esquema ilícito foi montado na administração do prefeito Zé Aldemir. É sabido por toda a cidade e circunvizinhanças que as canalhices e a farra com o dinheiro público já se tornaram lugar comum em Cajazeiras, desde os primórdios da atual gestão, nos idos do famigerado ano de 2017.
A ausência de bom senso e o completo desrespeito para com a população  é tão latente que desta feita, chegou à Redação a grave denúncia de que a manipulação e os desvios nos cofres públicos do município agora são mascarados sob a desculpa de servirem para o custeio (ilegal por ser conduta vedada) de despesas a serem realizadas para o cumprimento de sentença judicial,
A empresa citada no Sagres é nada a mais , nada a menos do que a Via Med, a qual segundo consta no empenho, receberá o montante absurdo através de empenho no valor total orçado em R$ 66.000,00 a serem pagos em 32 parcelas do igual valor de 5.500,00 reais cada uma. Desta quantia já foram repassados R$ 11.000,00 (pagos em duas parcelas de R$ 5.500,00, nos meses de janeiro e fevereiro de 2019) pela prefeitura de Cajazeiras à referida empresa.

Não seria duvidoso o referido gasto, se a empresa não pertencesse a uma pessoa que assume na atua gestão, um cargo de provimento em comissão, figurando como Diretor do Instituto de Previdência e Assistência Social da Prefeitura de Cajazeiras (IPAM).
Neste caso específico tal conduta é vedada, ou seja , existe um impedimento legal para a realização deste tipo de negociação. Em relação aos cargos comissionados e às funções de confiança, se aplica a regra sobre a qual versa o art. 9º, inciso III, da Lei de Licitações. O impedimento de participação em licitação, ou na execução da obra ou serviço e do fornecimento de bens, impede o servidor público ou dirigente do órgão de ser contratado pela edilidade pública.
Este impedimento legal abrange todo e qualquer servidor público, seja ele efetivo ou ocupante
de cargo em comissão/função gratificada, não permitindo que sejam firmados contratos entre estes e o poder público. Ora, se está impedido pela referida Lei de participar até mesmo de processos licitatórios, é óbvio que também não poderá firmar contratos com órgãos públicos.
Confira nos prints abaixo, retirados do site oficial da Receita Federal, o nome do proprietário da Via Med que é coincidentemente o mesmo do Diretor do IPAM em Cajazeiras e o print da página do SAGRES contendo as informação acerca do empenho e contrato firmado entre a empresa do referido comissionado de Zé!


O proprietário da empresa Via Med é o Sr. Armando Viana Leite (vulgo Armandinho), que receberá o benefício da edilidade pública municipal, sob a justificativa “legal” de fornecer  insumos médicos às Unidades Básicas de Saúde para dar cumprimento à sentença judicial.
Vale ressaltar que este rapaz é o mesmo, senhoras e senhores, aquele dito “lorde inglês” que no primeiro ano da gestão do jeito errado, em conluio com o excelentíssimo prefeito municipal e o restante de sua horda infernal, promoveu uma absurda segregação dos foliões (separando-os por classes sociais ) em pleno corredor, ao instalar o “Lounge do Armandinho”.
A população indignada e estarrecida clama para que a justiça seja feita nesta terra que parece não mais estar normatizada pelas leis.
COM FAROL DO SERTÃO 

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Jovem Advogado faz desabafo sobre falta de competência dos vereadores de Cachoeira dos Índios.


O jovem advogado Ramon Izidro do município de Cachoeira dos Índios utilizou-se de suas redes socais nesse dia (04), tecendo serias criticas aos vereadores do município.

Segundo Ramon: “Sem nenhuma dúvida vereadores eleitos por 03 (três) mandatos consecutivos já seria tempo até demais, ganharíamos uma oportunidade de ver nossa querida Cachoeira dos Índios avançar. Fico estarrecido com o papel que os vereadores de Cachoeira dos Índios tem desempenhado, aliás, a falta de propostas, projetos, leis municipais que atendam a realidade do nosso município, discussão e debate sobre os problemas locais e as necessidades do povo Cachoeirense. Tratam o legislativo unicamente como forma de se beneficiarem, agem vergonhosamente  sob forma de negociatas e balcão de negócios e esquecem de realizar o papel para qual foram eleitos... É claro que existem algumas exceções...”.

O Jovem Ramon vem mostrando-se estarrecido com a forma que os vereadores do município tem atuado na localidade, muitas vezes esquecendo a população e legislando em beneficio próprio.

Confira!





terça-feira, 2 de abril de 2019

Cajazeiras entregue à própria sorte!

O “aterro sanitário”, ou para melhor dizer “o lixão” de Cajazeiras, está numa situação lamentável. Parece mesmo que o descaso com o meio ambiente, reflete com fidelidade o modo como o prefeito trata a cidade.
O lixo se espalha – como bem poderá ser visto no vídeo abaixo – por  uma extensão de terreno cada dia maior. Com isto, a agressão extrema ao meio ambiente certamente traz consigo danos à saúde da população cajazeirense, sobretudo para aqueles que residem nas proximidades do lixão e precisam diariamente conviver com a fedentina insuportável que exala daquele local pútrido.
Tocador de vídeo
00:00
00:36
O lixo jogado nas ruas e a céu aberto, atrai ratos, baratas e moscas, animais peçonhentos que trazem doenças à população. Esse é o alerta feito por especialistas cotidianamente através das mídias de comunicação em massa. Eles afirmam ainda que, com a chegada das chuvas (época que está vivenciando a cidade de Cajazeiras e todo o sertão paraibano) os resíduos também permitem o desenvolvimento das larvas de mosquitos que são transmissores de graves doenças como a dengue.
O desrespeito alarmante da atual gestão para com o bem estar dos seus moradores, indica que a melhoria da qualidade de vida da população, jamais foi ou constitui a lista de prioridades adotada do prefeito Zé Aldemir. E a justiça inerte, segue deitada eternamente em berço esplêndido, esperando a chuva passar.
O povo que enganado foi com a falácia das falsas promessas, agora padece nas garras afiadas do forasteiros surrupiadores do poder e de seus asseclas, sequiosos pelo saqueamento diário do erário público. O povo que se dane!
É a gestão marcada pelo escárnio, pelo desrespeito aos órgãos fiscalizadores, aparentemente tranquila por sentir a balsâmica sensação dos ventos que sopram a impunidade.
Até quando?
 Com Farol do Sertão