terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Mais acesso à Justiça: Comarca de Sousa instala Sala Virtual de Atendimento a Distância.

 Em cumprimento à Resolução nº 02/2021, publicada no último dia 18, o Fórum Dr. José Mariz, localizado na Comarca de Sousa, instalou, nesta terça-feira (26), a Sala Virtual de Atendimento a Distância (SATJ). Com o propósito de ampliar e facilitar, cada vez mais, o acesso à Justiça, o espaço permite a realização de atos processuais por videoconferência. Instalada no térreo do fórum, a sala conta, também, com estrutura acessível.

Na comarca, já existe um Posto Avançado do Tribunal de Justiça da Paraíba (PATJ), instalado e inaugurado no ano passado. Desta forma, a SATJ configura-se como mais uma evolução tecnológica em termos de acesso do jurisdicionado à Justiça, complementando-se ao posto existente. De acordo com o diretor do fórum, juiz Natan Figueiredo Oliveira, a sala já está à disposição para atendimentos.

Juiz Natan Figueiredo

“O serviço implementado permite que os atos de cooperação entre comarcas diversas sejam praticados pelo próprio juízo deprecante, em conformidade com sua agenda e pauta. Ou seja, as pessoas que estão aqui e integram processos de outras comarcas serão ouvidas diretamente pelo próprio juiz onde tramita o processo. Para isso, disponibilizamos toda a infraestrutura e acessibilidade para facilitar as videoconferências”, explicou o magistrado.

Ele explanou, também, que a sala foi equipada com câmera de vídeo, internet e aplicativos para as reuniões virtuais e sessões por videoconferência. “Estes atos de cooperação entre comarcas distintas dependiam da pauta do juízo deprecado e, agora, vai contar com a vantagem da colheita das provas e da videoconferência de acordo com o próprio juízo deprecante. Isso faz com que os atos sejam praticados de forma muito mais rápida”, enfatizou o juiz Natan Figueiredo. A direção do fórum fará o controle do agendamento das audiências.

Facilidade – Na exposição de motivos para a edição da Resolução nº 02/2021, que tomou por base a Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 354, de 19 de novembro de 2020, o desembargador-presidente Márcio Murilo da Cunha Ramos considerou a atenção prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição, desenvolvendo, em caráter permanente, iniciativas voltadas ao aperfeiçoamento da qualidade, da celeridade, da eficiência, e da efetividade dos serviços judiciários da primeira instância. Observou, ainda, a nova realidade vivenciada a partir da pandemia do novo Coronavírus, a qual demonstrou que a atividade jurisdicional pode ser prestada a distância com a mesma eficácia. 

Por Celina Modesto / Gecom-TJPB

Prefeitura informa que boletos do Garantia Safra já estão disponíveis em Poço Dantas.

 A Prefeitura Municipal de Poço Dantas, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, informa a todos os agricultores que se fizeram adesão ao Programa Garantia Safra 2020/2021 que os boletos referentes as contrapartidas individuais já estão disponíveis.

Para retirar o boleto, o agricultor deve estar portando o seu CPF. O secretário Alexandre Oliveira frisou que é importante fazer cópia do comprovante de pagamento do boleto para fins de comprovação.

Os boletos devem ser quitados até o dia 30 de janeiro. Os agricultores que não fizerem o pagamento dentro desse prazo não terão direito ao benefício. Para facilitar a entrega dos boletos, a Secretaria descentralizou a distribuição dos mesmos e organizou a entrega de forma setorizada, ficando da seguinte forma:
• TANQUES – procurar com Rosana de Rosa Maria
• SÃO JOÃO BOSCO, LAGES E LAGOA DOS CESÁRIOS – procurar Darc de Josemar
• ASSENTAMENTO BOM JESUS, CARACARA E GOLFES – procurar Francivaldo
• QUEIMADAS, ANGICO TORTO, POÇO DANTAS E OVELHAS – procurar a Secretario de Agricultura e Meio Ambiente
• BARRA DE PIABAS, RECANTO E MIRANDA – procurar Sheila de Toinho de João de Quinco
• BAIXIO DO CEDRO E BULANDEIRA – procurar Aldenir de Gerassina
• FUNDÕES E BOA VISTA – procurar Maria de Solon
• GARRANCHO, CAJÉ E MIUNS – procurar Toinha de Seu Quinco
• BAIXA VERDE – procurar Marta da Baixa Verde

ASCOM

Promotoria de Bananeiras orienta gestores de três municípios quanto ao cumprimento da lei durante mandato.

 

A Promotoria de Justiça de Bananeiras realizou, nessa segunda-feira (25/01), uma reunião com prefeitos, secretários e procuradores dos municípios de Bananeiras, Borborema e Serraria com o objetivo de discutir pontos referentes ao início da gestão administrativa e orientar para o cumprimento da Lei durante todo o mandato legislativo. A reunião foi conduzida pela 2ª promotora de Justiça de Bananeiras, Airles Kátia Borges Rameh de Souza.

Participaram da reunião o prefeito de Bananeiras, Matheus de Melo Bezerra; o procurador do Município, Rembrandt Medeiros Asfora; a secretária de Educação, Adriana Bezerra Medeiros; e a secretária de Saúde, Ledna Maria Jerônimo Fernandes. De Borborema, participaram a prefeita Gilene Cândido da Silva Leite Cardos, a procuradora Ciane Figueiredo Feliciano da Silva; e as secretárias de Educação e Saúde, respectivamente, Elis Patrícia da Silva Laurindo e Mayane Cândido da Silva Leite Cardoso. Já do Municpipio de Serraria, a reunião teve a participação do prefeito Petrônio Petrônio de Freitas Silva; do procurador jurídico Reginaldo Nunes Chaves; e das secretárias de Educação, Niedja Karina Fernandes da Silva, e de Saúde, Gleycianny Ribeiro da Silva.

A promotora Airles Souza destacou as dificuldades enfrentadas pelos Gestores na administração pública, sobretudo em ano de pandemia da covid-19 e de crise econômica, que deve impactar na diminuição de recursos públicos. No entanto, ressaltou aos gestores a importância do cumprimento da lei e dos princípios da administração pública.

 

Vacinação

Durante a reunião, a promotora de Justiça informou sobre os procedimentos administrativos que tramitam com a finalidade de acompanhar e fiscalizar a regularidade do processo de vacinação para o enfrentamento da emergência de saúde pública causada pelo novo coronavírus em Bananeiras, Serraria e Borborema. Ela ressaltou o dever dos prefeitos e secretários de envidar esforços para que seja respeitada a ordem de prioridade dos grupos populacionais, sem incorrer em privilégios indevidos, de forma a garantir que seja cumprida a ordem de prioridade da vacinação, tendo sido expedida recomendação a todos os prefeitos.

Ainda na área da saúde, foi informado que a Promotoria irá realizar ações de fiscalização nas unidades de saúde dos três municípios, em parceria com os órgãos de fiscalização, como os Conselhos Regionais de Medicina (CRM), Enfermagem (Coren), Farmácia (CRF), Odontologia (CRO), Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) e Corpo de Bombeiros. Conforme a promotora, o objetibo é verificar as condições de funcionamento dos citados órgãos prestadores do serviço de saúde no município, apurando eventuais irregularidades verificadas nas fiscalizações.

 

Patrimônio público

A promotora Airles Souza orientou ainda os gestores sobre a contratação de servidores municipais e a necessidade de cumprimento da regra constitucional que estabelece o provimento de vagas no serviço público, através de concurso público, salvo casos excepcionais. Foi explicitado que os municípios devem adotar todas as medidas legislativas e administrativas indispensáveis à criação e ao provimento efetivo, mediante concurso público, dos cargos públicos, visando suprir as necessidades dos serviços públicos atualmente prestados por servidores contratados.

Também foi explicado que as contratações de servidores ocorram apenas de modo excepcional, e por tempo determinado, para atender estritamente a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos da Constituição Federal, e por prazo não superior a seis meses, improrrogável, não se admitindo a contratação de outro servidor temporário em substituição. Alem disso, os gestores foram orientados a se abster de nomear servidores para o exercício de cargos em comissão cujas funções sejam técnicas, burocráticas ou ocupacionais, de natureza puramente profissional e subordinada, e que não consistam em atribuições de direção, chefia e assessoramento.

Outro ponto debatido na reunião foi a prática de nepotismo. A promotora explicou o enunciado da Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal, que veda a prática de nepotismo. Ela ainda mostrou a evolução da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, que passou a entender também existir nepotismo com agentes políticos, desde que os parentes nomeados não tenham capacidade técnica para investidura do cargo, configurando-se assim ofensa aos princípios da moralidade, impessoalidade e eficiência.

 

Educação

Na área da Educação, a promotora falou sobre procedimentos administrativos com a finalidade de monitorar e acompanhar as estratégias utilizadas pela rede pública municipal para a retomada gradual das atividades pedagógicas presenciais. Foi solicitado, aos prefeitos e secretários que encaminhem ao Ministério Público o plano de retomada híbrida das aulas na rede municipal de ensino, explicitando as medidas que estão sendo adotadas.

A promotora também informou sobre as fiscalizações que serão realizadas nas escolas municipais em parceria com os Conselhos Tutelares Municipais, com o objetivo de verificar a qualidade do processo ensino-aprendizagem, as instalações físicas das escolas e a qualidade da merenda das escolas públicas municipais.

No tocante à fiscalização dos transportes escolares, foi informado aos gestores que os gastos dos gestores municipais atrelados a veículos de transporte escolar não aprovados em vistoria promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), ou não apresentados para vistoria, serão desconsiderados pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB) na prestação de contas dos municípios, para efeito de compor a aplicação em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE).

 

Outros assuntos

Ainda na reunião, foi destacada a necessidade de implementar o Fundo do Direito da Criança e do Adolescente – FIA. Também foram tratados sobre o projeto IPU Legal, “Na escola, com respeito”, sobre a necessidade de manter em funcionamento os Conselhos Municipais do Idoso, da Criança e do Adolescente, da Educação, da Saúde, entre outros.

EM POÇO DANTAS: Vereador denuncia que prefeitura não libera ambulância para pegar pacientes e população se revolta.

 tie empty - EM POÇO DANTAS: Vereador denuncia que prefeitura não libera ambulância para pegar pacientes e população se revolta.

O vereador da oposição  do município de Poço Dantas, Nildo de João  de Mauro (Solidariedade), denunciou o atendimento que é dado pela prefeitura aos pacientes que são levados para os Municípios de Sousa e Cajazeiras.

“Em Tanques  a Sra. Salete precisou de uma ambulância para levar sua filha para uma consulta em Sousa. Salete falou com Rosângela e esta falou que o carro estava quebrado. Falei com o chefe do Departamento de Transportes, Maciel de Sousa Nascimento e com o secretário  Municipal de saúde, Carlos Alexandre Alves Duarte. A senhora Salete falou com a chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Poço Dantas, Claudineide Baltazar que respondeu a D. Salete “procure o seu vereafor”, disse o vereador Nildo de João de Mauro.

“O Departamento de Transportes da Prefeitura Municipal de Poço Dantas está negando os veículos da saúde para o transporte de pacientes que precisam realizar exames nos Municípios de Sousa e Cajazeiras. Estão  fazendo politicagem com os veículos da Administração Publica”, denuncia  Damião Pereira.

A Lei Federal n.º 8080/1990 prevê em seu artigo 2º que a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

ÁUDIO DO  VEREADOR NILDO

ÁUDIO DO LÍDER COMUNITÁRIO DAMIÃO

SEM ECONOMIZAR: Prefeito de Bernardino Batista anuncia licitações para compra de material de limpeza e de higiene, materiais didáticos e locação veículo; VEJA

 tie empty - SEM ECONOMIZAR: Prefeito de Bernardino Batista anuncia licitações para compra de material de limpeza e de higiene, materiais didáticos e locação veículo; VEJA

O prefeito Aldo Andrade, do município de Bernardino Batista, no Sertão Paraíba, publicou 03 (três) editais de licitações para compra parcelada de material de limpeza e de higiene, materiais didáticos e locação veículos automotores.

Conforme o edital de licitação nº 00002/2021 para acontecer no dia (02) de fevereiro ás 10 da manhã, a nova gestão do prefeito eleito Aldo Andrade pretende locar um veiculo caminhonete pickup, cabine dupla, com seguro total, motorização mínima 2.0 cilindradas, tração 4×4, com 04 (quatro) portas, com capacidade para no mínimo 5 pessoas, com ar condicionado de fábrica, direção elétrica, vidros elétricos, travas elétricas, airbag, freios ABS, ano de fabricação a partir de 2019, diesel, câmbio automático, contendo todos os acessórios de segurança, destinado a manutenção das atividades do município, com disponibilidade para todos os dias da semana, destinado a manutenção das atividades do município

bb veiculo - SEM ECONOMIZAR: Prefeito de Bernardino Batista anuncia licitações para compra de material de limpeza e de higiene, materiais didáticos e locação veículo; VEJA

Já o edital de certame nº 00005/2021, previsto também para acontecer em 02/02/2021, à edilidade municipal pretende adquirir material de limpeza e de higiene, com fornecimento parcelado, destinados a diversas secretarias do município.

bb higiene - SEM ECONOMIZAR: Prefeito de Bernardino Batista anuncia licitações para compra de material de limpeza e de higiene, materiais didáticos e locação veículo; VEJA

Por fim, o governo Aldo Andrade através do edital n° 00006/2021 também pretende contratar uma empresa para aquisição de materiais didáticos e de expediente, com fornecimento parcelado, destinados à manutenção de diversas secretarias do município.

bb material escolar - SEM ECONOMIZAR: Prefeito de Bernardino Batista anuncia licitações para compra de material de limpeza e de higiene, materiais didáticos e locação veículo; VEJA

Fonte : Fábio Kamoto

NA CONTA : Prefeito Ceninha Lucena antecipa pagamento dos servidores públicos em Bonito de Santa Fé.

 tie empty - NA CONTA : Prefeito Ceninha Lucena antecipa pagamento dos servidores públicos em Bonito de Santa Fé

A Prefeitura de Bonito de Santa Fé, no sertão do estado anunciou, nesta terça-feira (26), o pagamento antecipado dos servidores públicos municipal de 2021. Em contato com a nossa reportagem o prefeito eleito disse que o pagamento de forma antecipada será uma das suas prioridades.

“Os municípios enfrentam dificuldades financeiras e em Bonito de Santa Fé não é diferente. Mas, valorizar o servidor público é um dos nossos compromissos. Vamos fazer esforços para manter sempre o pagamento em dia e de forma antecipada”, disse o prefeito Ceninha.

Nas redes sociais o prefeito comentou sobre o pagamento. ‘‘Promessa cumprida. Pagamento do mês de janeiro dos servidores ativos já está na conta. Antecipamos a folha dentro do mês trabalhado. Mais um compromisso da gestão seguindo firme com responsabilidade para com a população Bonitense. Vamos avançar ainda mais!’’ Escreveu o gestor.

 

Fonte : Fábio Kamoto

sábado, 23 de janeiro de 2021

Filho de ex-prefeito de Nazarezinho tenta matar o próprio Irmão a golpes de faca. Leia!

 

O ex-funcionário da CAGEPA no Município de Nazarezinho no Sertão da Paraíba, identificado por José Luiz Ozório, foi esfaqueado pelo seu Irmão de nome Isaque Luiz Ozório por volta das 19:30h desta sexta-feira (22).

As primeiras informações apontam que a vítima estava em na Praça João Luiz, em frente ao Igreja, quando teria ocorrido uma discussão entre os dois Irmão, motivados segundo conforme os levantamentos por questões de herança.

Isaque de posse de uma faca-peixeira aplicou vários golpes no próprio irmão de nome, José Luiz Ozório.

A Equipe do SAMU esteve no local, e fez o socorro de urgência da vítima ao Hospital Regional de Sousa.

A população ficou revoltada, e quis linchar Isaque Luiz que se refugiou em sua residência, e foi retirado pela Polícia Militar, aos gritos do povo em fúria. Veja Vídeo.

Luiz, e Isaque são filhos do ex-prefeito do Município de Nazarezinho, Ozório Luiz.

AO LADO DE LARÚCIA, LUIZ CLAUDINO SE REUNE COM SECRETÁRIO TIBÉRIO E DISCUTE IMPLATAÇÃO DO LEITE NO PAA E O CARTAO ALIMENTAÇÃO EM SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE. VEJA!

 O prefeito de São João do Rio do Peixe, Luiz Claudino, juntamente com a secretária municipal de Assistência Social, Larúcia de Sá Fernandes, estiveram nesta quinta-feira reunidos com o o Secretário de Desenvolvimento Humano da Paraíba, Tibério Limeira, tratando da ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos no município.

Na ocasião foi tratado da inclusão do leite dentre os produtos adquiridos e distribuídos pelo PAA e também a implantação do Cartão Alimentação, que é um programa de transferência de renda que beneficia famílias em situação de vulnerabilidade social.

Segundo Luiz Claudino, a inclusão do leite na relação dos produtos fornecidos ao PAA irá beneficiar vários pequenos criadores do município. Para tanto, o gestor também tratou com o secretário Tibério Limeira a abertura de novos cadastros para ampliar o número fornecedores.

A exemplo do que já vem ocorrendo com os outros produtos adquiridos pelo PAA, o leite também será distribuído com a população de baixa renda.

Luiz Claudino ainda lembrou que o arroz vermelho, bastante produzido em SJRP, bem como o peixe já foram incluídos na relação de produtos do PAA.

O prefeito também confirmou que no próximo mês o secretário Tibério Limeira deverá está em SJRP realizando a entrega de equipamentos como freezers, barracas, balanças e um caminhão.

Folhadovale.com

Aconteceu tá na folha

Secretaria de Educação de Poço Dantas anuncia a nova coordenadora do Departamento de Apoio ao Ensino Pedagógico.

 O Secretário de Educação, professor Wagner de Almeida anunciou, nesta terça-feira (19) o nome de Juliana Cesário como nova coordenadora do Departamento Apoio a Ensino Pedagógico do município de Poço Dantas. Juliana Cesário é professora da EMEIF Agrimar Peixoto, já tendo sito também coordenadora da EMEIF Rosa Dias do Nascimento e tem larga experiência no setor de Coordenação Pedagógica.

O Secretário Wagner de Almeida fez questão de frisar que a reestruturação do setor de Coordenação Pedagógica da Secretaria de Educação foi uma das promessas de campanha do Prefeito Itamar Moreira que já está sendo cumprida.

Wagner lembrou ainda que a primeira tarefa da nova coordenadora será elaborar juntamente com todo o corpo técnico da secretaria um plano para a retomada das aulas na Rede Municipal, cuja data de início será anunciada em breve, tendo como premissa a obediência de todos protocolos de saúde para a prevenção da COVID-19.

ASCOM

EM JOÃO PESSOA : Prefeito de Aparecida se reúne com Secretários de Estado, em busca de parcerias para o município.

 tie empty - EM JOÃO PESSOA : Prefeito de Aparecida se reúne com Secretários de Estado, em busca de parcerias para o município

Na busca por projetos de política públicas, e de melhorias para o município, existentes nas diversas secretarias do estado, o prefeito João Neto, juntamente com sua esposa, Valéria Rita e o deputado Lindolfo Pires, estiveram reunidos com o Secretário de Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, nesta quinta-feira (21) na capital.

Em uma conversa extensa e exitosa, projetos que irão alavancar o desenvolvimento da cidade, foram bastante debatidos; e tão logo sejam viabilizados, serão implantados na cidade.

Dando continuidade a agenda de visitação aos departamentos do governo do Estado na capital, o prefeito João Neto ainda manteve um encontro com o Secretário de Educação da Paraíba, Cláudio Furtado.

O prefeito levou uma pauta que aponta uma parceria importante com a secretaria. Entre uma delas, propostas de angariar projetos de inovação para educação do município.

Do encontro, já ficou firmado uma parceria da prefeitura, concedendo uma contra partida para que seja implantado a Escola Cidadã Integral (ECI) na cidade.

Com a vinda da ECI, em caráter imediato de abrigar o programa, seria utilizado o espaço do Ginásio Poliesportivo do município, para a realização das atividades. Até que a própria escola do Estado ganhe a construção de um ginásio, proposta essa também firmada pela secretaria.

Já na visita à Companhia Estadual de Habitação Popular (CHEAP), João Neto tratou diretamente com a diretora de projetos, Thaís Christine; as propostas futuras de construção de casas para as famílias carentes do município.

SEM CRISE: Prefeitura de Poço Dantas publica edital de licitação e pretende gastar quase 130 mil litros de combustíveis; VEJA.

 tie empty - SEM CRISE: Prefeitura de Poço Dantas publica edital de licitação e pretende gastar quase 130 mil litros de combustíveis; VEJA.

A Prefeitura Municipal de Poço Dantas divulgou, nesta quinta-feira (21), no diário eletrônico do Tribunal de Contas da Paraíba, um edital de licitação para contratação de empresa para futuras e eventuais aquisições parceladas de combustíveis (gasolina comum e óleo diesel S-10) para abastecimento da frota de veículos da edilidade municipal.

Na relação dos itens estão Gasolina Comum, Óleo Diesel S-10, Óleo 15W40 Diesel, Óleo 20W40 Diesel, Óleo 20W50 Gasolina, Óleo 5W30 Sintético, Óleo 15W40 Sintético, Óleo 5W30 Sintético, Óleo de Freio DOT 3 200ml, Desengripante(Antlferrugem), Óleo Lubrificante Turbo (20 Litros), Arla 32 20 Lt, GLP 13Kg. e GLP 45Kg.

O pregão presencial de Nº 0003/2021 será realizado no dia  29 de janeiro de 2021, às 07:30h na sede de licitação sede da Prefeitura Municipal. Clique aqui e veja documentação

Fonte : Fábio Kamoto

SEM CRISE: Exames custarão mais R$ 100 mil a prefeitura de Bernardino Batista em licitação; VEJA.

 tie empty - SEM CRISE: Exames custarão mais R$ 100 mil a prefeitura de Bernardino Batista em licitação; VEJA.

A nova gestão do governo Aldo Andrade em Bernardino Batista parece que não está no vermelho como vem acontecendo em outras cidades circunvizinhas na região do vale do rio do peixe.

O prefeito anunciou uma licitação em mais de R$ 110 mil para prestação de serviços com exames de ultrassonografia para pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para resolver os problemas de todos os pacientes doentes do município que estão necessitando de exames desse tipo.

O edital de chamamento público de nº 001/2021 foi publicado nesta terça-feira (19) objetivando a contratação de empresa especializada para prestar os serviços de realização de exames de imagem para atenderem as necessidades da secretaria de saúde do município.

O valor sugerido é de R$ 114.607,00 mil reais. O certame está previsto acontecer no dia 08 de fevereiro, ao meio dia na Sede da Prefeitura Municipal de Bernardino Batista, Clique aqui e veja documentação

Fonte : Fábio Kamoto

Gerôncio Júnior rebate Júnior Araújo sobre desvio de vacinas e aciona a justiça contra deputado; Prefeito apresenta relação de profissionais que já foram imunizados; VEJA.

 tie empty - Gerôncio Júnior rebate Júnior Araújo sobre desvio de vacinas e aciona a justiça contra deputado; Prefeito apresenta relação de profissionais que já foram imunizados; VEJA.

O prefeito de São Francisco, Gerôncio Júnior (Cidadania), em contato com a imprensa sousense, foi indagado acerca de denúncias do deputado Estadual, Júnior Araújo (Avante), sobre suposto desvio de vacinas contra Covid-19.

Conforme o gestor, é lamentável a atitude do parlamentar usar suas redes sociais para denunciar algo que não tem fundamento. O prefeito disse à nossa reportagem que já acionou a Justiça no intuito que o deputado prove a existência de irregularidade no processo de vacinação.

Através de documentos, Gerôncio Júnior enviou à nossa reportagem relatórios com dados de profissionais da saúde que já foram imunizadas. Em outra relação, consta que serão imunizados, nesta quinta-feira (21.jan.2021), 5 profissionais da saúde.

CONFIRA ABAIXO RELAÇAO COM 20 PROFISSIONAIS DA SAÚDE QUE FORAM IMUNIZADOS: OBSERVAÇÃO: UM PROFISIONAL NÃO QUIS SER IMUNIZADO

972 f680e8c21c3a7a94d43f37f7b5e25d3a - Gerôncio Júnior rebate Júnior Araújo sobre desvio de vacinas e aciona a justiça contra deputado; Prefeito apresenta relação de profissionais que já foram imunizados; VEJA.

Fonte : PortalNoticiaJá

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Promotoria de São Bento pede informações sobre vacinação contra a covid-19, em dois municípios.

 

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) também vai acompanhar e fiscalizar, de forma continuada, as políticas públicas voltadas à vacinação da população contra a covid-19 nos municípios de São Bento e Paulista, no Sertão do Estado. Nesta terça-feira (19/01), o promotor de Justiça de São Bento, Osvaldo Lopes, instaurou procedimento administrativo com esse objetivo e já solicitou aos prefeitos e secretários de Saúde das duas cidades o envio, no prazo de 24 horas, de informações, como a previsão da chegada do imunizante, a quantidade de doses que serão encaminhadas e se as prefeituras e secretarias possuem recursos materiais (como seringas e outros insumos necessários) e de trabalho para manejo da vacina, por exemplo.

Conforme explicou o promotor de Justiça, o procedimento foi instaurado em razão da iminência do envio das vacinas contra a covid-19 aos municípios paraibanos e à necessidade de fiscalização e acompanhamento desse processo por parte da Promotoria de Justiça.

Segundo Osvaldo Lopes, a Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB) já iniciou, na quinta-feira (14/01), uma série de reuniões de orientação para a vacinação contra a covid-19. “A agenda é voltada para os secretários municipais da Paraíba e tem o objetivo de apresentar o plano estadual para os gestores e estabelecer ações e estratégias para a imunização”, acrescentou.

O promotor de Justiça falou sobre a necessidade de articulação com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado a fim de garantir a guarda segura dos imunobiológicos durante seu armazenamento nos serviços estaduais bem como na sua distribuição. “Os municípios também deverão organizar essa segurança desse imunobiológico dentro de sua rede de serviços”, ressaltou.

Outras informações solicitadas

Além de solicitar informações sobre a previsão da chegada da vacina, a quantidade de doses e a existência de insumos nas secretarias de Saúde, o promotor de Justiça também quer saber dos gestores dos dois municípios se há um cronograma de atividades previsto (com indicativo de datas), se há local para a guarda das doses da vacina (indicando qual) e outras informações ligadas à vacinação contra a covid-19, nos municípios.

O promotor de Justiça Osvaldo Lopes também solicitou o envio de ofício ao comandante da Companhia Independente de Polícia Militar para que informe, no prazo de 24 horas, se há algum plano de segurança para acompanhamento da aplicação do imunobiológico nos municípios, bem como de sua guarda, a fim de evitar tumultos e/ou furtos.

MPPB orienta gestores da região de Catolé do Rocha para garantir cumprimento da lei durante o mandato.

 

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) realizou, na manhã desta segunda-feira (18/01), uma reunião virtual com representantes – entre prefeitos, procuradores municipais e advogados - de nove municípios da região de Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba, para tratar de pontos sensíveis ao início da gestão administrativa e ao mandato, como o cumprimento da regra constitucional para o provimento de vagas no serviço público, da lei que instituiu a Polícia Nacional de Resíduos Sólidos e o fim dos lixões e o respeito ao cronograma dos grupos prioritários para a vacinação contra a covid-19.

A reunião foi promovida pelo 3º promotor de Justiça de Catolé do Rocha, Ítalo Mácio de Oliveira Sousa, que emitiu as orientações necessárias para garantir o cumprimento da legislação. Participaram os prefeitos de Belém do Brejo do Cruz, Evandro Maia; do município de Jericó, Kadson Monteiro; de Mato Grosso, Raimundo José de Lima, de Brejo do Cruz, Tales Torricelli e de São José do Brejo do Cruz, Ana Maria; além de procuradores e advogados, representando os prefeitos eleitos nos municípios de Bom Sucesso, Riacho dos Cavalos, Brejo dos Santos e Catolé do Rocha.

Segundo o promotor de Justiça, dos nove prefeitos, seis foram reeleitos, tendo havido mudança de gestão nas cidades de Brejo do Cruz, Jericó e Riacho dos Cavalos. Na reunião, o representante do MPPB destacou as dificuldades existentes na administração pública, sobretudo em ano de pandemia da covid-19 e de crise econômica, que deve impactar na diminuição de recursos públicos.

O promotor de Justiça falou sobre a importância do cumprimento da lei e dos princípios da administração pública, destacando questões como a contratação de servidores municipais, cuja regra constitucional estabelece o ingresso através de concurso público, salvo casos excepcionais. “Em 2020, instauramos procedimentos em alguns municípios para acompanhar a questão da contratação de servidores. Alguns gestores foram processados e punidos por descumprimento da lei. Não podemos transformar a exceção em regra e deixar que se perpetue essa situação (referindo-se às contratações por tempo determinado). A hora de tomar providências é agora, no início da gestão. O grande problema será a escassez de recursos. O Ministério Público está à disposição no que for necessário para que se faça o enxugamento da folha e não haja problemas”, disse.

Além da necessidade de realização de concurso para provimento de vagas, evitando-se a contratação de servidores por prazo determinado, também foram discutidos problemas como a transferência imotivada de servidores municipais sem procedimento administrativo prévio; a destinação correta de resíduos sólidos decorrentes da coleta urbana, com encerramento das atividades dos antigos lixões municipais; a vacinação da população contra a covid-19 e a importância do respeito à ordem de prioridade dos grupos populacionais estabelecida por critérios técnicos, sem incorrer em privilégios indevidos.

Por mais eficiência na prestação jurisdicional, TJPB unifica 23 cartórios nas comarcas de JP e Mamanguape.

 “É um passo para futuros cartórios unificados regionais e do Cartório Estadual Unificado (CEU)”, presidente do TJPB. 

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, afirmou, na manhã desta terça-feira (19), que o Poder Judiciário estadual tem estrutura pronta para unificar os cartórios de seis Varas Fazendárias da Comarca de João Pessoa, três cartórios dos Juizados Especiais e mais dois cartórios unificados de Família da Capital. O gestor do Judiciário estadual adiantou que serão unificados, também, oito varas e juizados do Fórum Regional de Mangabeira e quatro cartórios da Comarca de Mamanguape, sendo esta a primeira Comarca da Paraíba com todos os cartórios unificados.

Presidente Márcio Murilo da Cunha Ramos

O presidente do TJPB assinou e fez publicar no Diário da Justiça eletrônico (DJe) desta terça-feira as resoluções de números 03/2021; 04/2021; 05/2021; 06/2021; e 07/2021, que disciplinam a instalação e funcionamento dos cartórios unificados.

“Publicamos, ad referendum do Tribunal de Justiça, uma resolução para padronizar as atribuições dos servidores e magistrados que atuarão em todos os cartórios unificados. Individualmente, também publicamos ad referendum, para viger a partir de 1° de fevereiro, outras resoluções que criam cada unificado, já com esteio na nova Lei Estadual que instituiu chefias de Cartórios Unificados”, detalhou Márcio Murilo. De acordo com o presidente, devido a pandemia, não foi possível realizar todo o planejado nessa área da prestação jurisdicional. “Mas, já é um passo significativo para futuros cartórios unificados regionais e do Cartório Estadual Unificado (CEU)”, destacou.

A unificação do cartório está prevista na Lei de Organização e Divisão Judiciárias do Estado (Loje - Lei Complementar nº 96/2010). “A emenda à Loje, para facultar criação e instalação de cartórios unificados, é de minha autoria e, em 2013, foi aplicada, pela primeira vez, na gestão do então presidente do Tribunal, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos”, informou Márcio Murilo.

Juiz Meales Melo

Segundo o juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Meales Melo, as unificações permitem o compartilhamento de recursos humanos, de estrutura física e de recursos tecnológicos. “Além de facilitar a padronização no cumprimento dos processos, equalizando a quantidade de servidores atuando em benefício das unidades, promovendo economia e eficiência", pontou.

De acordo com o diretor do Fórum Cível de João Pessoa e atual presidente da Primeira Turma Recursal da Capital, juiz Carlos Sarmento, a unificação dos cartórios das Varas de Fazenda e dos Juizados Especiais Cíveis, a exemplo do que já ocorre com as Varas de Família, contribuirá valiosamente para a melhor equalização da força de trabalho e racionalização da dinâmica de seu funcionamento. Desta forma, os juízes ficam liberados da dificultosa função de gestor de cartório, e, agora, poderão se dedicar, exclusivamente, ao seu gabinete, ganhando, com isso, os jurisdicionados, sobretudo, com a maior celeridade processual e melhor prestação jurisdicional”, afirmou.

Juiz Carlos Sarmento

Carlos Sarmento adiantou que os cartórios unificados das seis Varas Fazendárias e de Família, serão coordenados por um servidor, com a função de chefe de cartório, auxiliado por três outros, com a função de chefe adjunto 2. O magistrado informou que o Cartório dos três Juizados Especiais Cíveis contará com um chefe.
 

Juíza Juliana Maroja

Para a juíza do Juizado Especial Misto da Comarca de Mamanguape e diretora do Fórum, Juliana Maroja, o objetivo dessa medida é proporcionar maior efetividade, celeridade e eficiência no andamento dos processos. “Com a estrutura do cartório unificado, os servidores que exerciam suas atividades isoladamente nas três varas mistas e no Juizado Especial Misto local passarão a trabalhar conjuntamente”, esclareceu. Além de Mamanguape, os serviços judiciários da Comarca atendem aos municípios de Capim, Cuité de Mamanguape, Itapororoca e Mataraca.

Juiz Manoel Abrantes

Conforme o diretor do Fórum Regional de Mangabeira e juiz titular da 1ª Vara Criminal Regional, Manoel Abrantes, a instalação de novos cartórios unificados demonstra uma nova realidade no Judiciário paraibano, capitaneada pelo presidente do TJPB, que visa dar maior celeridade e eficiência nos trabalhos cartorários, com otimização da mão de obra dos servidores, que deixam de atuar apenas em processos de cartórios determinados, para atuarem em vários cartórios agrupados. 

“Vale salientar que o Cartório Unificado de Mangabeira foi o primeiro instalado no Estado da Paraíba, em janeiro de 2013, quando foi criado através da Resolução nº 94/2012, na administração do presidente do Tribunal, Abraham Lincoln da Cunha Ramos. No decorrer de oito anos de instalação, o unificado de Mangabeira tem demonstrado um incremento substancial na produção de atos processuais”, informou Manoel Abrantes. Ele disse, ainda, que, além do Cartório Unificado de Mangabeira, já existem cartórios unificados nas varas de Família de João Pessoa e nas varas da Fazenda Pública da Comarca de Campina Grande.

Resoluções – Para editar as resoluções, a Presidência do TJPB considerou, entre outros aspectos, o dever da Administração Pública em organizar sua estrutura gerencial, para a concretização e melhoria dos serviços em prol da sociedade. O desembargador Márcio Murilo também observou a conclusão da virtualização processual, permitindo a padronização dos processos de trabalho e o compartilhamento de recursos físicos e de pessoal, entre vários órgãos jurisdicionais, tudo em benefício da eficiência e da máquina judiciária.

A Resolução n° 03/2021 dispõe sobre as atribuições de gestão e chefia nos Cartórios de Justiça Unificados. O texto determina que a direção dos cartórios será exercida pelo juiz diretor do fórum respectivo, com o apoio de um dos magistrados, com atuação nas unidades atendidas pelo cartório, que será seu diretor adjunto. Essa resolução também define que os cartórios unificados serão chefiados pelos ocupantes das funções previstas da Lei Complementar n°164/2020, todos nomeados dentre os servidores públicos do quadro efetivo da comarca, por indicação do diretor do fórum, mediante ato do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Já a Resolução n° 04/2021 trata da criação e implantação do sistema de Cartório Judicial Unificado nas Varas da Fazenda Pública de João Pessoa; a de nº 05/2021 dispõe sobre a criação e implantação do sistema de cartório judicial unificado no 1º, 2º e 3º Juizados Especiais Cíveis da Capital. A Resolução nº 06/2021 disciplina o Cartório Judicial Unificado nas Varas da Comarca de Mamanguape. Por fim, a Resolução nº 07/2021 é destinada à adequação dos atuais cartórios unificados às novas disposições da Resolução nº 03/2021 do TJPB e da Lei Complementar n° 164/2020.

Confira as Resoluções: 03040506 e 07.


Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB

Doses de vacinas contra o covid-19 chegam em cidades do Sertão da Paraíba.

 

Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (19), a secretaria estadual de saúde da Paraíba iniciou o processo de distribuição das 92.960 doses que o Estado recebeu para iniciar o seu processo de imunização contra o covid-19. Horas depois, por volta das 9h, o governador João Azevêdo (Cidadania), publicou que as doses encaminhadas para Cajazeiras e Patos já chegaram.

Além das duas cidades paraibanas, o governador citou que também chegaram doses em Serra Talhada-PE, local estratégico para que as doses possam ser distribuídas para a região de Princesa Isabel. Essas doses foram encaminhadas para o Sertão por via aérea, e tão logo o avião pousou em solo, os imunizantes já foram transferidos para veículos específicos que farão a distribuição, a partir dessas três cidades, para os demais municípios da região.

A expectativa é que todos os 223 municípios paraibanos recebam suas respectivas doses ainda nesta terça-feira. O governador João Azevêdo autorizou que municípios possam iniciar suas campanhas de vacinação assim que tenham posse delas.

Primeiros vacinados

A Paraíba conheceu na manhã desta terça-feira os primeiros imunizados contra a doença. Foram eles Marineide Rodrigues Gouveia Ferreira, enfermeira, de 60 anos que trabalha há dez meses na linha de frente da doença, no Hospital Clementino Fraga, e o índio potiguara Genildo Avelar, de 34 anos. Ele é de uma aldeia do município de Marcação e faz parte do grupo de risco, sendo hipertenso e diabético.


Enfermeira de 61 anos, é a primeira pessoa a ser vacinada na Paraíba. Confira Foto!

 

A enfermeira Marineide Gouveia, de 61 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada na Paraíba, contra Covid-19, na manhã desta terça-feira (19). A enfermeira foi vacinada após a coletiva de imprensa na Secretaria de Saúde, localizada em João Pessoa.

A aplicação foi feita pela enfermeira Keila Campos.

Marineide trabalha no Hospital Clementino Fraga, na linha de frente do Coronavírus. Ela é hipertensa e assinou um documento para continuar os trabalhos durante a pandemia.

As 92.960 doses da vacina contra Covid-19 chegaram à Paraíba, na noite desta segunda-feira (18).

De acordo com o Plano Nacional de Imunização elaborado pelo Ministério da Saúde, nesta terça-feira (19), será iniciada à vacinação e distribuição de doses do imunizante.
Inicialmente serão vacinados 34% dos trabalhadores da saúde, por conta da quantidade de vacinas destinadas à Paraíba.

Elas inicialmente serão destinadas aos profissionais de saúde, mas dentro do grupo ainda há pessoas institucionalizadas que residem em abrigos e asilos, juntamente com os indígenas aldeados, “dando o início a campanha de vacinação contra o novo coronavírus na Paraiba, representando um total de 93 mil, incluindo a segunda dose que já está garantida”.