quinta-feira, 28 de março de 2019

Articulações Política: Movimento LGBT se fortalece e aposta em nomes para as eleições de 2020.


As eleições de 2020 já especula nomes de pré-candidatos e os bastidores da política se acirram, representantes de movimentos socais são indicados por segmentos como representações.

Informações de bastidores afirmam que em Cajazeiras terá o nome da Ativista de Movimentos Sociais LBGT Joyce Montinelly como pré-candidata a vereadora nós próximos dias confirmada. Joyce é popularmente conhecida na cidade e região por sua luta em defesa dos direitos da população LGBT no alto sertão paraibano. Sendo a primeira travesti a ser retificada, sendo considerada uma pessoa referencia na região.

Algumas conversas ventiladas de bastidores também apontam a possibilidade do lançamento da pré-candidatura do Jovem Ronaldo Rodrigues no município de Cachoeira dos Índios, segundo uma fonte fidedigna que revelou a nossa reportagem, Ronaldo Rodrigues vem sofrendo dentro do seu grupo político no município de Cajazeiras alguns ataques que o coloca em escanteio até mesmo em nomeações de Cargos Estaduais.

Anda circulando que o jovem vem articulando com seus familiares a transferência de domicilio eleitoral dos mesmos, sendo uma forma de solidificar sua base eleitoral dentro do município de Cachoeira dos Índios. Sendo que o jovem tem raízes e membros de sua família materna na região.
Com a concretização das pré-candidaturas tanto o município de Cajazeiras e Cachoeira dos índios terão candidaturas de LGBT’s.



Nas eleições de 2018 tanto Joyce Montinelle como Ronaldo Rodrigues estiveram em apoio à candidatura de Cida Ramos, será que a Deputada confiará o seu apoio as pré-candidaturas?
Nossa redação aguarda ao desenrolar dos bastidores políticos.

quarta-feira, 20 de março de 2019

Fraude: MP apura irregularidades na contratação de instituto que irá realizar concurso da Prefeitura de Cajazeiras.

O Ministério Público Estadual da Paraíba, noticiou a Prefeitura Municipal de Cajazeiras, para apurar supostas irregularidades na contratação do Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB), empresa que tem como sócio, o Senhor Lívio Carlos Chaves, que também é sócio do Instituto Cidades, investigado por fraude em diversos concursos públicos e, responde por ação de improbidade administrativa.
De acordo com informações chegadas a nossa redação, o motivo da abertura do Processo nº 5342508.14.2016.8.09.0162 – se deu após vazamento de áudios, onde servidoras da Prefeitura de Cajazeiras – confidenciavam suspeição de fraude, conhecido popularmente como “arrumadinhos”.
Noticiante: Ministério Público do Estado da Paraíba
Noticiado: Prefeitura Municipal de Cajazeiras/PB
OBJETO: Apurar supostas irregularidades na contratação da Empresa Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro – IDIB, CNPJ nº. 22.513.518/0001-61, para a realização do concurso Público – Edital nº. 001/2019, publicado em 14/02/2019 a ser realizado no Município de Cajazeiras/PB, consistentes em o sócio desta, Lívio Carlos Chaves, ser sócio da Empresa Instituto Cidades – Centro Integrado de Desenvolvimento Administrativo, Estatística e Social, CNPJ nº. 05.095.628/0001-31, sendo esta última investigada por fraude em concursos públicos e, inclusive, responde a ação de improbidade administrativa (Processo nº 5342508.14.2016.8.09.0162).
Noticiante: Ministério Público do Estado da Paraíba
Noticiado: Prefeitura Municipal de Cajazeiras/PB
EXTRATO DE PROMOTORIA Nº 12/2019
João Pessoa, 15 de março de 2019

Relembre.::.

Bomba: Concurso da Prefeitura de Cajazeiras poderá ser fraudado revela vazamento de conversa entre servidoras. Escute!

Áudios provenientes de um aplicativo de mensagens, entre duas servidoras da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, apontam para um dos maiores escândalos da gestão do prefeito José Aldemir Meireles de Almeida (PP).
“Deixa eu te contar uma, que Vilma contou pra mim e pra Ronice… Ela disse, Renata tu já está sabendo? Ai eu disse, de quê? Que as três vagas de psicólogas já [está] tudo arquitetado? Que conversa? Ah, minha filha, você é a última a saber. Todo mundo tá sabendo. A vaga [das psicólogas] do concurso é Mônica, a Rayla e, essa sobrinha de Anchieta, que assumiu o CAPS Infantil, Mabelle. Eu disse, mulher se elas entrarem é carta marcada já, a oposição cai em cima”! Continue lendo…

Redação – fmrural.com.br

terça-feira, 19 de março de 2019

Descaso: moradora da Travessa Sebastião Correia Lima reclama de mau cheiro e falta de limpeza em canal no Centro de Cajazeiras.

Uma moradora da Travessa Sebastião Correia Lima, localizada entre as avenidas Francisco Matias Rolim e Joca Claudino, no Centro de Cajazeiras-PB, tem reclamado e utilizado de suas redes sociais e emissoras de rádio, afim que as autoridades competentes, ou neste caso incompetentes, possam realizar a limpeza de um canal existente entre as vias acima mencionadas.

Mau cheiro e o mato em demasia tem incomodado os vizinhos, pois de acordo com moradores e transeuntes, o local mais parece uma área rural e em abandono.

A nossa reportagem pôde registrar o descaso do poder público para com aqueles moradores, por meio de fotografias. Vale ressaltar, que o canal está ao lado da FAFIC, cruza a Rua Dom Zacarias Rolim de Moura, Rua Bom Jesus e deságua no sangradouro do Açude Grande.


Redação – fmrural.com.br 

MPPB recomenda instalação de câmeras no Centro de Atenção a Criança e ao Adolescente de Cajazeiras.

O Ministério Público da Paraíba expediu recomendação ao prefeito de Cajazeiras para que, no prazo de até 30 dias, instale um sistema de câmeras na sede do Centro da Criança e do Adolescente (CCA). Os equipamentos devem ser instalados em todos os ambientes, com exceção dos banheiros. Trata-se de uma medida para manter a integridade física e todos os direitos dos menores de idade institucionalizados.

De acordo com a 2ª promotora de Justiça de Cajazeiras, Fabiana Guedes, a recomendação integra o inquérito civil público 038.2018.002140, instaurado após denúncias relativas a possíveis agressões físicas por parte de servidores do CCA às crianças e adolescentes institucionalizados. A promotora informou que, das diligências realizadas pela promotoria, constatou-se haver fortes indícios acerca da veracidade da denúncia.

Também foi recomendado à coordenação e à equipe multidisciplinar do CCA que comunique ao MP, de imediato, qualquer conduta excessiva por parte dos servidores, concernente aos cuidados com as crianças e adolescentes institucionalizados, sob pena de serem pessoalmente responsabilizados.

Ainda conforme a promotora, o CCA é uma instituição de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco e que os direitos deles devem ser preservados. Além disso, compete ao Poder Público Municipal a manutenção do centro, com os meios necessários para seu funcionamento regular.

Cópias da recomendação, datada de 13 de março, foram emitidas ao prefeito e ao procurador-geral do Município para execução das medidas e, para ciência, ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Cajazeiras, ao Conselho Tutelar de Cajazeiras, ao Conselho Superior do Ministério Público, à Secretaria-Geral do MPPB e ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação.

Relembre a denúncia.:.




Com Assessoria de Imprensa – MPPB

sábado, 16 de março de 2019

Caos no transporte escolar em Cajazeiras.


A sucessão de desmandos e a recorrente demonstração de descompromisso da atual gestão em Cajazeiras, tem mesmo, dia após dia, tomado proporções absurdas, ultrapassando os limites do que é minimamente razoável.
Como se não bastasse a incompetência verificada nos mais variados aspectos da administração, a ingerência deste desastroso modo de fazer  do jeito certo, agora atinge também a Educação, apontando a mira do descaso na direção da Educação Pública Municipal.
Eis que é chegada à Redação do Farol do Sertão, inclusive com ampla divulgação nas redes sociais, principalmente no Facebook, uma denúncia advinda de familiares (mãe e tia) de alunos matriculados na rede pública municipal de ensino, de que as crianças residentes no sítio Assentamento Frei Beda (zona rural) de Cajazeiras, estão sem a disponibilidade do transporte escolar há vários dias.
Veja print contendo o teor da denúncia, para que se comprove a veracidade da sua existência!
As divulgações de experiências exitosas vem tomando as redes sociais, com a ostentação de dispendiosos e desnecessários gastos feitos com divulgação de banners (artes gráficas para uso em mídias sociais) pela edilidade, adquiridas com o dinheiro do recolhimento de impostos e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) o qual tem por finalidade específica prestar assistência financeira para as escolas, e que como é de conhecimento público não deixa de entrar nas contas públicas.
Neste contexto se incluem, enquanto público alvo para o investimento destes recursos específicos, também os alunos pertencentes à Rede Pública de Educação Municipal, incluindo-se os  alunos moradores das zonas rurais, igualitariamente detentores do direito que é também daqueles que residem na zona urbana.
A partir deste princípio, se sobressaem  alguns questionamentos inevitáveis: Se assim o é, como exatamente está sendo investido o dinheiro que em tese, deveria servir para custear estes e outros gastos? Para qual ralo está sendo despejado o dinheiro que pertence à Educação? Porque as crianças do Assentamento Frei Beda estão há vários dias sem transporte, conforme visto na denúncia que fundamenta esta matéria, se a Constituição Cidadã de 1988, lhes garante indiscriminadamente o direto igualitário à uma educação pública, gratuita e de qualidade e ainda preconiza que este ônus cabe ao Estado e a família?
Veja o que versa a Constituição Federal, promulgada em 1988 a este respeito:
Diz o artigo 205 da Constituição Federal de 1988: ” A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Fonte:https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/479/Educacao-na-Constituicao-de-1988-O-artigo-205, acessado em 16/03/19.
Enquanto se divulgam os êxitos , o tempo de execução efetiva das ações que são urgentes vai ficando no esquecimento, relegado à segundo plano, ao passo que os alunos figuram como os maiores e reais prejudicados.
A Educação é direito essencial e inalienável e jamais poderá ser relegada à segundo plano, Sr. Prefeito! Acorde para a vida! Chame o feito à ordem, tome à termo as incumbências que lhe cabem e faça do jeito certo, como houvera prometido em tempos não tão distantes!
Da Redação com Farol do Sertão 

sexta-feira, 15 de março de 2019

Aliado de Zé Aldemir será julgado por suposta participação em organização criminosa

Em denúncia acolhida pelo Ministro do STF, Edson Fachin, o Deputado Federal  paraibano,  Aguinaldo Ribeiro (PP) amigo pessoal e aliado de primeira hora do prefeito de Cajazeiras, Zé Aldemir, juntamente com mais três deputados, de outras unidades da federação, figura como um dos investigados, (já formalmente acusado) por supostamente integrar uma organização criminosa, que tinha por objetivo desviar dinheiro dos cofres públicos através de fraudes na PETROBRAS.
O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), que fora ex-ministro do governo do PT e líder da gestão Michel Temer na Câmara Federal, será julgado pelo STF, em denúncia apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR) por crimes que se comprovados, indicam corrupção ativa, ou seja, desvio de recursos públicos, orquestrados através da criação de organização criminosa para a sua consecução.
É inevitável estabelecer a relação imediata de toda esta conjuntura escusa e vil – justamente por se tratar do envolvimento de um amigo tão íntimo – com aquele que desviou recursos da VIAP, quando esteve representante do povo na ALPB, cuja função abandonou por ganância e pela ânsia da materialização do poder desmedido, com o único fim de dar vazão à um capricho que todo o sertão da Paraíba, sabe haver sido de ordem meramente pessoal.
Conforme veiculado em matéria divulgada na tarde de ontem (14/03/18) pelo G1, assim se constitui a denúncia feita pela PGR :
 
“Segundo a PGR, desde 2004, os políticos filiados ao PP voltaram-se à arrecadação de propina de diversos órgãos públicos, como Petrobras, Caixa Econômica Federal, Ministérios das Cidades, entre outros.
“O esquema desenvolvido no âmbito desses órgãos permitiu que os ora denunciados recebessem, a título de propina, pelo menos R$ 380,9 milhões”, sustenta a denúncia apresentada pela PGR.
Além disso, acrescentou a procuradoria, os crimes praticados pela suposta organização geraram prejuízo também aos cofres públicos. Em acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU), diz a PGR, estimou-se que a atuação do grupo na Petrobras causou prejuízos que podem chegar a R$ 29 bilhões.
A Segunda Turma da Corte será a responsável pela análise dos fatos, relacionados diretamente a quatro parlamentares, todos reeleitos quando do último pleito eleitoral , havido em outubro de 2018 e que, por enquanto mantém a condição de direito ao foro privilegiado. Os acusados são:
  • Deputado Aguinaldo Ribeiro (PP/PB – mesmo partido do prefeito de Cajazeiras);
  • Deputado Arthur Lira (AL);
  • Deputado Eduardo da Fonte (PE);
  • Senador Ciro Nogueira (PI).
Os parlamentares envolvidos na denúncia da PGR negam veementemente as acusações que lhes são imputadas.
Entretanto há que se esperar os desenrolar dos fatos e a tramitação processual como um todo, para que só assim se estabeleçam as responsabilidades criminais de cada um dos supostos integrantes da organização criminosa.

Da Redação com informações do G1.

terça-feira, 12 de março de 2019

INSS proíbe funcionários de falar sobre a reforma para a imprensa. Leia

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) baixou uma circular desautorizando que seus funcionários se manifestem publicamente para a imprensa a respeito da reforma da Previdência.
O ofício-circular nº 4 diz que esclarecimentos, orientações e informações sobre a reforma estão sob responsabilidade da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
“Destarte, ficam desautorizados a concessão de entrevistas e o fornecimento de informações sobre o tema no âmbito deste Instituto”, diz ofício assinado por Renato Rodrigues Vieira, presidente do INSS.
O documento é direcionado a diretores, coordenadores-gerais, superintendentes regionais, gerentes-executivos, gerentes de postos de atendimento, bem como procurador-chefe, auditor-geral e corregedor-geral.
Segundo o texto, solicitações de entrevista ou pedidos de informação de veículos de imprensa sobre o assunto deverão ser encaminhados à assessoria de comunicação da secretaria especial, por intermédio da assessoria do INSS.
“[…] Aproveita para esclarecer que esta orientação tem por objetivo uniformizar a comunicação sobre a matéria”, concluiu Vieira.
Segundo a assessoria do INSS, o ofício foi enviado aos servidores “com o intuito de otimizar os fluxos e demandas de imprensa sobre o tema”.
Nos bastidores, o entendimento é de que o instituto é um mero executor das regras, não cabendo a ele debater a definição de políticas de seguridade social.
Para advogados, a medida chama a atenção e não é comum, mas é legal e pode ajudar a conter a desinformação.
CLICK CZ

Presidente Do Gada Cajazeiras representara a Paraíba em Importante evento de formulação de políticas públicas para pessoas com diabetes.

O Presidente do Gada Cajazeiras Ronaldo Rodrigues estará entre os dias 10-12 de Abril na Cidade de São Paulo onde participará da V edição do encontro de Jovens e Adultos com Diabetes. O evento é promovido pela Associação de Diabetes Juvenil-ADJ é buscar articular com líderes e representantes do Brasil as Políticas Públicas destinadas a atender os pacientes com diabetes.
Ronaldo Rodrigues representará o estado da Paraíba durante o evento e compartilhara as experiências vivenciadas no estado com a prática da advocacy.
O evento reunirá representantes de laboratórios como El Lilly, Novo Nordisk, Novartis, Sanofi que abordaram os avanços tecnológicos para os pacientes com diabetes tipo I.
“Esse é um momento de traçarmos metas e planejarmos as nossas práticas de advocacy e assim aplicarmos e monitorarmos em nossa localidade. É uma satisfação está presente representando em primeiro lugar meu município Cajazeiras, meu estado e o meu Nordeste, não é fácil conviver com diabetes e essa luta não é apenas minha é sim de um coletivo”. Finalizou Ronaldo.