sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Governo divulga lista com 10 feriados e oito pontos facultativos em 2024

 

Governo divulga lista com 10 feriados e oito pontos facultativos em 2024

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou portaria, nesta quinta-feira (28), com os dias de feriados nacionais e ponto facultativo no ano de 2024. No total, serão 10 feriados e oito pontos facultativos ao longo do próximo ano.

Em relação ao calendário deste ano, houve o acréscimo de um feriado, o Dia Nacional da Consciência Negra, e três pontos facultativos.

Veja lista:

1º de janeiro: Confraternização Universal (feriado nacional);
12 de fevereiro: Carnaval (ponto facultativo);
13 de fevereiro: Carnaval (ponto facultativo);
14 de fevereiro: Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h);
29 de março: Paixão de Cristo (feriado nacional);
21 de abril: Tiradentes (feriado nacional);
1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
30 de maio: Corpus Christi (ponto facultativo);
31 de maio: ponto facultativo;
7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional);
12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
28 de outubro: Dia do Servidor Público Federal (ponto facultativo);
2 de novembro: Finados (feriado nacional);
15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional);
20 de novembro: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional);
24 de dezembro: Véspera do Natal (ponto facultativo após as 14h);
25 de dezembro: Natal (feriado nacional).
31 de dezembro: Véspera do Ano Novo (ponto facultativo após as 14h).

Zé Aldemir anuncia Kiko Chicabana e Solange Almeida como as duas primeiras atrações do Carnaval

 

Zé Aldemir anuncia Kiko Chicabana e Solange Almeida como as duas primeiras atrações do Carnaval

O prefeito de Cajazeiras, Zé Aldemir, anunciou durante entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (29), realizada na sede da CDL, as primeiras atrações musicais do Carnaval 2024. 

De acordo com o gestor, Kiko Chicabana e a cantora Solange Almeida, já estão confirmadas. 

Outra novidade será a mudança do local onde será  montado o corredor da folia. Toda estrutura vai ser deslocada para Estrada do Amor. 

Prefeito de Cajazeiras sai de férias e define data para escolha do pré-candidato: “No final de janeiro o nome será conhecido”

 

Prefeito de Cajazeiras sai de férias e define data para escolha do pré-candidato: “No final de janeiro o nome será conhecido”

Em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (29), o prefeito de Cajazeiras, Zé Aldemir (PP), confirmou que se afastará do cargo por quinze dias para uma viagem ao exterior. O vice-prefeito Marcos Riacho do Meio ( MDB) assumirá o cidade até o final de janeiro. 

Perguntado sobre a definição do pré-candidato do grupo a prefeito, o gestor cajazeirense assegurou que no final de janeiro apresentará o nome, e antecipou que a disputa está mesmo entre o médico Pablo Leitão e o ex-vereador e atual secretário municipal, Neguinho do Mondrian. 

“São dois grandes companheiros. Muitas qualidades. Eu não tenho preferência. O povo vai escolher e as pesquisas vão mostrar. Na minha volta vamos definir”, completou. 

Exclusivo: Chega ao fim relacionamento de ativista cajazeirense e Promotor Paraibano. Confira

 A redação do Polêmica Sertão Paraíba recebeu, com exclusividade, a informação que está circulando nas redes sociais e páginas de fofocas da Paraíba, envolvendo o ativista Ronaldo Rodrigues e seu atual namorado.

Segundo fontes, a relação acabou e não há uma nova reconciliação.

Nos últimos dias, o jovem ativista foi visto em locais públicos não mais usando o anel de compromisso.



Os dois estavam juntos há quase oito meses e sempre foram discretos na relação. Fontes revelam que o jovem confidenciou problemas na relação após o lançamento da pré-candidatura ao Legislativo de Cajazeiras.

 

Informação com exclusividade

Da Redação do Polêmica Sertão

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

12.º edição do Dia Mundial do Diabetes será celebrado em Cajazeiras com ações voltadas a população. Confira!

 A cidade de Cajazeiras está comemorando o Dia Mundial do Diabetes com ações e serviços para ajudar as pessoas com diabetes. O Grupo de Amigos Diabéticos em Ação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, apoio institucional do Centro Universitário Santa Maria e patrocínio da empresa Novo Nordisk realizam no próximo dia 14 de novembro (terça-feira), uma manhã de atividades e serviços de saúde: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação nutricional, orientações e consultas médicas para a população, as atividades estão programadas para as 08:00 horas da manhã, em frente a policlínica municipal.



Durante o evento, a Defensoria Pública estará presente para ajudar as pessoas com atividades jurídicas e ajudar os menos favorecidos.

No período da noite, será realizado na sede do Legislativo uma sessão alusiva a causa, onde na oportunidade os profissionais da área médica: Andréia Karla, José Olivandro e João Ricardo serão homenageados com a entrega da comenda amigo da causa azul.



Em contato com o jovem ativista e Presidente da ONG, Ronaldo Rodrigues, que disse: “Essa ação visa chama a atenção da população, buscando sua conscientização sobre os altos índices de diagnóstico de diabetes no mundo. Nossa instituição tem esse papel social, garantir acesso e educação aos mais necessitados”.

 

ASCOM

domingo, 15 de outubro de 2023

INSS explica sobre o pagamento do 13º Salário; tire suas dúvidas

 

INSS explica sobre o pagamento do 13º Salário; tire suas dúvidas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou novas diretrizes para o pagamento do 13° salário aos seus assegurados, aposentados e pensionistas. Próximo ao fim do ano, muitos ficaram em dúvida se o Instituto realizará pagamentos com base na vigência atual da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o que prevê duas parcelas até dezembro.

O órgão confirmou que, em virtude da antecipação do ainda no primeiro semestre do ano, não fará novos pagamentos do abono natalino. Dessa forma, aqueles que são contemplados com os benefícios do INSS não estarão aptos para receber o auxílio adicional, tendo em vista que desde a pandemia da Covid-19, eles são contemplados pela antecipação do benefício. 

Neste ano, especialmente, o 13° foi pago aos aposentados e pensionistas do INSS nos meses de maio, junho e julho, o que irá suspender a alternativa ao pagamento nesses dois últimos meses do ano. A medida, na época, foi adotada como forma de amparar o público que foi afetado pela pandemia da Covid-19.

Dessa forma, a antecipação foi mantida para os anos seguintes à pandemia, tendo distribuído, até o momento, R$ 62,6 bilhões através do 13° para 30 milhões de beneficiários do INSS. 

Quem tem direito ao 13° salário?

Aqueles que estão aptos a receber o 13° poderão receber duas parcelas, uma até o dia 30 de novembro e outra prevista para dezembro. O benefício é direcionado a aposentados, pensionistas e demais segurados que receberam algum tipo de benefício previdenciário. Aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia (RMV) não recebem o 13° salário.

Câmara de Santa Helena empossa dois novos vereadores após PL ter chapa cassada nas eleições de 2020

 

Câmara de Santa Helena empossa dois novos vereadores após PL ter chapa cassada nas eleições de 2020

A Câmara de Vereadores de Santa Helena, empossa nesta sexta-feira (13(, os novos vereadoresBreno Rolim e Zezinho Barroso, em substituição a Danilo Rolim e Júnior Formigueiro, cassados e acusados de fraude à cota de gênero nas Eleições de 2020. A decisão se estende a todos suplentes do PL.

A decisão foi tomada ao analisar recurso do vereador Francisco Evandro Brasileiro (PP), contra a decisão do juízo da 37ª Zona Eleitoral que não considerou que a candidatura de Bárbara Tallynny havia sido registrada pelo PL apenas para cumprir a cota de 30% de participação feminina na nominata registrada.

O entendimento do relator do recurso, Roberto D’Horn, é que a decisão merece revisão porque a candidata não fez campanha eleitoral, não participou de atos partidários e teve votação zerada, entendimento que já é pacificado na Justiça Eleitoral.

Em seu voto, o relator destaca que o TRE-PB já vem apontando as circunstâncias factuais que configuram a fraude, os quais resumidamente podem assim ser destacados:

  • inexistência de efetiva campanha eleitoral, ainda que por meios eletrônicos;
  • irrelevante movimentação financeira na prestação de contas;
  • participação em campanha com pedido de votos em campanhas concorrentes;
  • votação em percentual ínfimo ou zerado.

TCU nega recurso e mantém reprovadas contas da ex-prefeita de Bonito de Santa Fé, Alderi Cajú; ela segue inelegível

 

TCU nega recurso e mantém reprovadas contas da ex-prefeita de Bonito de Santa Fé, Alderi Cajú; ela segue inelegível

O ministro Jhonatan de Jesus, do Tribunal de Contas da União (TCU), negou um de Recurso de Reconsideração (Tomada de Contas Especial) acórdão nº 9611/2023, impetrado pela ex-prefeita do município de Bonito de Santa Fé, Alderi de Oliveira Caju, no qual foram julgadas irregulares as contas da impetrante, com imputação de débito e aplicação de multa.

De acordo com o processo a ex-prefeita não cumpriu convênio com o Ministério do Turismo. VISTOS, relatados e discutidos estes autos, em que se aprecia recurso de reconsideração interposto por Alderi de Oliveira Caju contra o Acórdão 1.358/2022-TCU-2ª Câmara, por meio do qual o Tribunal julgou irregulares suas contas, condenando-a ao pagamento do débito de R$100 mil reais, com aplicação de multa de 20 mil reais.

ACORDAM os ministros do Tribunal de Contas da União, reunidos em sessão da Segunda Câmara, diante das razões expostas pelo relator, e com fundamento nos arts. 32, inciso I, e 33 da Lei 8.443/1992, em:

9.1. conhecer do recurso e negar-lhe provimento, mantendo-se inalterado o acórdão recorrido;

Tribuna 10

Grupo “Nova Força” faz reunião, mostra unidade e defende candidatura de Heron Cid para Marizópolis, em 2024

 

Grupo “Nova Força” faz reunião, mostra unidade e defende candidatura de Heron Cid para Marizópolis, em 2024

Em reunião realizada na tarde-noite deste sábado (14), em Marizópolis, o Grupo “Nova Força” fechou questão, por unanimidade, em defesa de candidatura própria à prefeitura, em 2024, e apontou Heron Cid como o nome do grupo para representar um “projeto novo” e propostas para uma “mudança de verdade” no município. O grupo vai fazer esse debate com a cidade até o prazo final das definições partidárias, em março de 2024, ampliando e esgotando o diálogo com a população e com forças políticas, partidos e associações.

Além do jornalista e suplente de deputado federal Heron Cid, participaram da reunião o advogado Abdon Lopes, ex-candidato a prefeito, a ex-prefeita Alexciana Vieira, os ex-presidentes da Câmara, Raniel Roberto, Osmar Vitalino, Naide Lopes e Marizete Soares, bem como o ex-vereador Fabiano Lira, a ex-vereadora Betãnia Alexandre, bem como o empresário e empreendedor Neguinho da Madereira.

De forma unificada, integrantes da “Nova Força” decidiram realizar atividades e debates com a população sobre ideias e projetos para geração de emprego, oportunidades, desenvolvimento econômico e melhoria do acesso à saúde pública do município.

Ficou definido também que a “Nova Força” continuará com diálogo aberto com outras lideranças da cidade que também defendam uma candidatura de mudanças. Prosseguem as conversas com Júnior do Peixe, Deuzinho Abreu e o ex-prefeito Zé de Pedrinho, atualmente na oposição.

“Eu recebo com muita responsabilidade de nosso grupo essa tarefa de representar ideias de renovação e mudanças verdadeiras para Marizópolis. Estamos avaliando e dialogando com a cidade. É indiscutível a força política de um grupo que conseguiu uma extraordinária votação para nossa candidatura a deputado federal da cidade, mesmo sem estrutura, sem comprar votos e contra lideranças tradicionais. Saímos de 2022 fortalecidos e com o sinal de Marizópolis que a cidade respira novos caminhos e quer construir um novo futuro”, avaliou Heron Cid.

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Fim do lixão: secretária destaca avanços da gestão no destino dos resíduos sólidos

 

Fim do lixão: secretária destaca avanços da gestão no destino dos resíduos sólidos

A implantação da Coleta Seletiva, em parceria com o Instituto Recicleiros, iniciativa pioneira no Estado, e agora, a desativação do lixão, com a destinação dos resíduos para um aterro sanitário, representam avanços significativos na política ambiental local. A declaração é da secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Cajazeiras, Branquinha Abreu, destacando todos os esforços feitos pela gestão Zé Aldemir para resolver o problema.

"Tudo isso está sendo possível porque temos uma gestão comprometida em dar o destino correto aos nossos resíduos sólidos. O lixão era um desafio de mais de 20 anos", disse Branquinha, reafirmando o compromisso de trabalhar na perspectiva de recuperar a área degradada.

Ela também enalteceu a parceria vitoriosa com o Instituto Recicleiros e com a Cooperativa Recicla Cajazeiras, no que diz respeito a Coleta Seletiva."São mais de trezentas toneladas de material reciclável destinados para a Unidade de Processamento, que foi instalada na cidade, há pouco mais de um ano, e que gera emprego e renda para mais de 20 famílias", pontuou.

A secretária voltou a falar sobre a importância da população nessa questão dos resíduos. "A expectativa do nosso gestor Zé Aldemir e de toda a equipe do meio ambiente é de que a população também dê a sua contribuição, seguindo a programação dos carros coletores, e não jogando lixo nas ruas. "Se todos contribuírem, vamos ter uma cidade cada vez mais limpa e bonita", afirmou Branquinha Abreu.

Ex – candidato a prefeito de Cajazeiras anuncia apoio a pré – candidatura de Helano segundo para vereador em 2024.

 

O programa Trem das Onze da Rádio Alto Piranhas deste domingo (10), foi apresentado pelo radialista Alberto Dias, em substituição aos titulares – Fernando Caldeira e Saul Soares.

O entrevistado foi o fenômeno das eleições de 2014 na Paraíba, o sapateiro, Antônio Gobira (MDB), onde respondeu perguntas da produção e dos ouvintes.

Gobira não quis fazer nenhuma avaliação do governo Lula. “Temos que aguardar os próximos meses para fazer uma avaliação do governo Lula, nesse momento não é hora”.

Perguntado sobre avaliação dos representantes na câmara federal, ele declarou que o único deputado que tem trabalhado por Cajazeiras é o deputado Agnaldo Ribeiro (PP) que tem reconhecido sua votação na cidade e ajudando muito a gestão do prefeito José Aldemir (PP).

Apoio para vereador em Cajazeiras

Não serei candidato a vereador, meu projeto é outro em 2026, o meu candidato a vereador nas eleições de 2024 em Cajazeiras, será Helano segundo, isso já foi decidido.

Candidato ou candidata de Zé Aldemir a prefeito de Cajazeiras.

Gobira afirmou que todos tem seu apoio, não quero discriminar ninguém todos tem meu carinho, quem Zé Aldemir anunciar como candidato ou candidata para concorrer a prefeitura de Cajazeiras terá meu apoio.

 

UM POUCO DE ANTÔNIO GOBIRA

Biografia de Gobira – Na Paraíba o fenômeno de votos da eleição de 2014, veio do sertão paraibano. Antônio Gobira, candidato a deputado federal pelo obteve a surpreendente marca de 48.157 votos, apesar de não dispor de recursos financeiros, estrutura de campanha e até mesmo espaço no guia eleitoral, devido a sua legenda ter um tempo mínimo.

Numa campanha feita na base do corpo a corpo, o humilde sapateiro conseguiu arregimentar uma legião de eleitores, que abraçaram a causa fazendo dele o 15º candidato a deputado federal mais votado do Estado. Durante a campanha em eventos improvisados chegou a reunir até 15 mil eleitores. Natural da cidade de Cajazeiras, “Gobira” conseguiu quebrar todos os recordes de votação da cidade alcançando em sua cidade natal 19.037 votos.

Fonte|: Alberto Dias

Prefeito de Conceição demite contratados, comissionados e corte de gratificações. Leia

 

Motivado pela queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o prefeito de Conceição, Samuel Lacerda, convocou uma reunião de emergência neste sábado (09 de setembro) para expor a situação financeira do município e anunciar a exoneração de todos os servidores contratados, comissionados e corte de gratificações. A medida drástica já passa a valer a partir da folha de pagamento deste mês.

A reunião foi composta pelo prefeito, vice-prefeito, secretários, vereadores e auxiliares da gestão municipal. Inicialmente, o secretário de Finanças Neném Belmiro fez uma explanação da situação financeira do município.

Na ocasião, vestido com a camisa “SEM FPM NÃO DÁ”, o prefeito Samuel Lacerda disse que essa medida permanecerá até que as coisas voltem à normalidade: “Eu não tenho dinheiro para pagar, portanto, infelizmente, tenho que fazer isso, e quando a situação for normalizada renovaremos todos os contratos”.

Depois, reunidos em círculo, foi feita uma oração conjunta rogando a Deus para que essa situação seja resolvida o mais breve possível.

Consciente da situação atual do município, muitos que estavam presentes se comprometeram continuar trabalhando numa forma de apoio ao prefeito.

Radar Sertanejo