segunda-feira, 31 de maio de 2021

Presidente do Grupo Gada recebe primeira dose da vacina do Covid-19 dentro do grupo de prioridades de pessoas com comorbidades. Confira!

 

O Presidente do Grupo de Amigos Diabéticos em Ação (GADA), o jovem ativista da causa do diabetes, Ronaldo Rodrigues recebeu no último sábado (29/05), a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19, no município de Cajazeiras, alto sertão da Paraíba.



Ronaldo Rodrigues se enquadra no grupo de pessoas com Comorbidades, tratadas no plano Nacional de Imunização no grupo terceiro.

Apresentando a patologia do diabetes Tipo I, o mesmo utilizou suas redes sociais para registrar o momento e assim convocar toda a população com Diabetes a procurar as Unidades e Estratégias de Saúde para recebimento de seus relatórios médicos, ou seus profissionais de saúde para que todos possam ser vacinados.

“Na condição de pessoas com doença crônica, vejo esse momento como uma grande conquista e avanço para a sociedade e ciência, mesmo em um País que vivencia um retrocesso em sua vacinação, me sinto privilegiado em conquistar essa primeira dose. Meu papel e orientar a população com comorbidade que procurem os pontos de vacinação, todos precisam ser vacinados”. Destacou Ronaldo Rodrigues.



O Grupo Gada tem um importante papel em sua atuação no município de Cajazeiras, pela pratica de ações de Advocacy e Garantia de direitos da população.

Deputado Efraim Filho aprova 1.1 milhão para Hospitais Filantrópicos da Paraíba.

 saude - Deputado Efraim Filho aprova 1.1 milhão para Hospitais Filantrópicos da Paraíba

 
 
 
 
 
 
 

Neste o ano de 2021, o deputado federal Efraim Filho (DEM) aprovou emendas no valor de $ 1,1 milhão destinados ao custeio e à manutenção de hospitais filantrópicos da Paraíba, bem como para aquisição de modernos equipamentos médico-hospitalares. O grande foco é o atendimento especializado e gratuito à população, principalmente no cenário atual de crise sanitária decorrente da pandemia da Covid-19.

Só nos últimos quatro anos, foram mais de sete milhões de reais que o parlamentar destinou para esse tipo de projeto. “Investir em hospitais, principalmente nos filantrópicos, que atendem prioritariamente a população mais carente, sempre foi meu grande objetivo na política. Além disso, essas instituições geram empregos e, consequentemente, renda para o povo”, afirma Efraim.

Dentre os hospitais filantrópicos beneficiados com emendas parlamentares, destacam-se, em João Pessoa o Hospital Napoleão Laureano, responsável pelo atendimento de 70% dos pacientes de todo o Estado da Paraíba, o Hospital São Vicente de Paulo, maior hospital geral filantrópico da Paraíba, fundado há mais de 100 anos, o Hospital Padre Zé, que oferece atendimento ambulatorial, realizando milhares de consultas e exames em pacientes do SUS, e ainda o Hospital e Maternidade Governador Flávio Ribeiro Coutinho, maior maternidade filantrópica da Paraíba, localizada em Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa. Em Campina Grande, os recursos são dirigidos ao Hospital da FAP, segundo maior entidade filantrópica especializada em oncologia, atendendo principalmente pacientes do interior da Paraíba.

Efraim Filho segue trabalhando na aprovação de recursos para o Estado da Paraíba, sempre priorizando o setor da saúde, principalmente neste difícil período de combate à Covid-19. “Não tenho medido esforços para conquistar parcerias e carrear o máximo de apoio do Governo Federal no combate ao impacto da doença na rotina dos paraibanos”, completa.

Lembra ainda o coordenador da bancada federal que hoje os hospitais filantrópicos contam com os melhores e mais modernos equipamentos, adquiridos com recursos de emendas parlamentares, destacando a compra do primeiro e único PET-SCAN destinado aos pacientes SUS da Paraíba, utilizado no combate ao câncer e adquirido pelo Hospital Napoleão Laureano após o repasse anunciado pelo então ministro Henrique Mandetta em visita ocorrida no final de 2019.

Município de Uiraúna continua em bandeira vermelha na 26ª avaliação do Plano Novo Normal;VEJA

 A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou a 26ª avaliação do Plano Novo Normal Paraíba, neste sábado (29). De acordo com a publicação, houve um crescimento na bandeira vermelha de 5%, o que representa em números absolutos a participação de 12 municípios nesta classificação dentre eles Uiraúna. Os outros 95% de municípios paraibanos, equivalente a 211 cidades, figuram na bandeira laranja. A avaliação passa a vigorar nos 223 municípios nesta segunda-feira (31) e segue pelos próximos 15 dias.

uirauna - Município de Uiraúna continua em bandeira vermelha na 26ª avaliação do Plano Novo Normal;VEJA
 
A 26ª avaliação mostra que 100% dos municípios paraibanos encontram-se nas bandeiras vermelha e laranja, com um expressivo crescimento de municípios classificados em laranja. Pela segunda vez ao longo de todo ciclo de avaliações não há municípios em bandeira amarela na Paraíba, a primeira vez foi na 22ª avaliação, no mês de abril. A Nota técnica com as informações, bem como as classificações de cada município e protocolos sanitários a serem adotados estão disponíveis no site: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/novonormalpb  
 
Esta edição do balanço periódico marca uma importante transição de bandeiras delimitada, em especial, pela nova tendência de crescimento da média móvel da taxa de transmissibilidade (R efetivo) do novo coronavírus e das taxas de ocupação hospitalar dos leitos de terapia intensiva de adultos com destaque para as 2ª e 3ª macrorregiões de saúde, que compreendem respectivamente os municípios do complexo Agreste – Borborema e as regiões do Sertão e Alto Sertão do estado. 
 
Desde o final do mês de abril, foi possível observar um crescente aumento das ocupações dos leitos hospitalares dedicados à Covid-19, em especial dos leitos de terapia intensiva e enfermaria dedicados a pacientes adultos. O intervalo compreendido entre os dias 21 e 28 de maio, referente à análise, apresentou ainda um número médio de 98 internações ao dia em todo estado, um recorde quando comparado o mesmo dado no mês de março, até então o pior desde o início da pandemia, com 92 internações ao dia.
 
De acordo com o secretário executivo de Saúde do estado, Daniel Beltrammi, a rejeição ao uso de máscaras e a ocorrência de atividades com grandes aglomerações, principalmente entre a população das faixas etárias de 19 a 59 anos, afetam os indicadores utilizados pelo Plano Novo Normal no prazo de uma semana. Estes dados permitem correlacioná-los a piora ou a melhora do comportamento social. “Os esforços para que se contenha a evolução da situação pandêmica para pior dependem da decisão de cada uma das pessoas em seguir protegendo suas vidas, por meio dos métodos e comportamentos reconhecidamente efetivos para conter a disseminação do novo coronavírus, como não aglomerar, fazer uso de máscara e manter a higiene das mãos”, reforça.
 
A Nota Técnica da 26ª avaliação do Plano Novo Normal reforça que as medidas adotadas pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio dos sucessivos decretos publicados ao longo dos meses de março, abril e maio, para a atenuar os riscos provocados pelo cenário epidemiológico da pandemia no estado mostraram-se de extrema importância sanitária e social, em virtude do crescimento rápido e expressivo do número de novos casos (mais de 2 mil por dia), internações hospitalares (mais 110 novas internações ao dia) e óbitos (superior a 30 diários), ao longo do mês de maio.
 
Entre estas medidas está a Operação Previna-se, um esforço conjunto das forças de segurança pública, Procons e vigilâncias sanitárias, para que sejam ampliadas as medidas de fiscalização e acompanhamento propostas pelo Decreto do Governo do Estado da Paraíba, já são mais de 5.400 locais fiscalizados e 359 fechados em todo estado. Já no âmbito da saúde, são 410 leitos estaduais ativados só em 2021, sendo alcançados 1.270 leitos ativos para os cuidados à Covid-19 na Paraíba, até a última quinzena de maio, além de mais 1.022 profissionais convocados para reforçar a assistência de pacientes acometidos pelo vírus.

Grupo do Peixe anuncia rompimento com Jeferson Vieira em Marizópolis; saiba os motivos!

 peixe - Grupo do Peixe anuncia rompimento com Jeferson Vieira em Marizópolis; saiba os motivos!

 
 
 
 
 
 
 

O ‘Grupo do Peixe’ liderado pelo ex-candidato a vereador Galego do Peixe (PP) e seu filho, Jerônimo Júnior (Republicanos), anunciaram que não mais acompanham o grupo de oposição na cidade de Marizópolis, sertão da Paraíba.

De acordo com Jerônimo Júnior, os motivos que levaram para um afastamento com o ex-candidato a prefeito de Marizópolis, Jeferson Vieira (PDT), partiu após desentendimentos internos com o grupo oposicionista no município.

Em contato com a nossa reportagem nesta quinta-feira (27), Galego do Peixe revelou que foi traído pelo grupo liderado pelo o ex-prefeito Zé Vieira, e Jeferson Vieira.

Indagado pela nossa reportagem sobre um possível alinhamento com o atual prefeito de Marizópolis, Lucas Braga (PSDB), Galego do Peixe revelou ainda que não conversou com o gestor sobre política, porém, está aberto para conversações futuras.

Durante a manhã desta quinta-feira (27), Jerônimo Júnior e Galego do Peixe estiveram no gabinete do prefeito Luquinha do Brasil aonde receberam o Secretário de Agricultura do Estado, Efraim Morais, e cumpriram agenda administrativa e entregaram 100 mil alevinos no Açude de São Gonçalo.

Câmara Municipal de Marizópolis publica decreto suspendendo sessões presenciais por 15 dias; VEJA.

 Em cumprimento às medidas restritivas de combate ao Covid-19 impostas pelo decreto nº 7.616 do Governo do Estado, o Poder Legislativo de Marizópolis suspendeu as sessões presenciais. Considerando que a saúde é um direito de raiz constitucional, que está esculpido no artigo 6º da Constituição Federal, conclusão do direito à vida, donde deriva a impossibilidade de a sua égide ser objeto de uma eventual mitigação.

A nota publicada diz que a ”Covid-19, é extremamente contagiosa, sua transmissão em humanos ocorre entre pessoas, ou seja, pode ser transmitido principalmente pelas gotículas respiratórias, por espirros e tosses, também pelo contato com as mãos que estão contaminadas, com secreções respiratórias que contenham vírus.

Levando em consideração o disposto na Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020 que versa sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional e conjecturando a classificação de pandemia pela Organização Mundial da Saúde, no dia 11 de março de 2020.

Diante do drástico avanço de casos de COVID-19 na nossa região, como também diante das informações da existência de uma nova cepa do novo coronavírus em circulação no vizinho município de Sousa, que se trata da variante “P1”, detectada no Estado do Amazonas, cuja capacidade de transmissibilidade é três vezes maior que a cepa original.

Os municípios desta região se encontram classificados na Bandeira Laranja de atenção da COVID-19, com a exceção do Município de Uiraúna que se enquadra na Bandeira Laranja de atenção, em decorrência do elevado número de novos casos e do crescente quantitativo de óbitos. Ainda considerando que 100% (cem por cento) dos leitos para COVID-19 estão preenchidos.”

quarta-feira, 26 de maio de 2021

SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE: Justiça julga improcedente ação contra ex-prefeito Aírton Pires e proprietário de supermercado; VEJA DECISÃO.

 O juiz da 1ª Vara Mista da Comarca de São João do Rio do Peixe julgou pelo não provimento de uma ação de Improbidade administrativa em desfavor do ex-prefeito Aírton Pires e do empresário Everaldo Ferreira de Almeida, proprietário do Supermercado Super Amigo, além de outros servidores da antiga gestão municipal. O magistrado acompanhou a mesma linha do Mistério Público, que nas alegações finais também já havia se posicionado pela improcedência do pedido inicial da ação. 

Na mesma sentença proferida pelo magistrado Antônio Carneiro de Paiva Júnior, Juiz de Direito do Grupo de Atuação para Cumprimento da Meta 4 – CNJ, também foram inocentados os servidores Vanessa Ricarte Fernandes, Núbia de Sousa Lins, Pedro Henrique de Sousa Wanderley, Pablo Ramires Pires de Melo, Aline de Olivera Pires e Francisco Bezerra Dutra, todos integrantes da comissão de licitação à época.


Em sua decisão, o juiz considerou que “por tudo o que nos autos consta e pela prova documental existente, é indeclinável concluir que não existem nos autos provas convincentes e robustas acerca dos atos realmente praticados pelos Promovidos para concluir pelo julgamento da condenação em atos de improbidade administrativa de forma certa, determinada e concreta”.



Vereadores de Poço de José de Moura realizam doação de um salário mínimo, convertido em cestas básicas para famílias carentes.

 A cidade de Poço de José de Moura, vem passando por um momento muito difícil durante essa pandemia, assim como em todo o Brasil e no Mundo, as famílias carentes são as que vem passando mais necessidades. Para ajudar essas pessoas, os noves parlamentares da cidade, entraram em um acordo e levaram para votação um projeto, para todos os parlamentares realizarem a doação de um salário mínimo, para compra de alimentos, o mesmo foi aprovado por unanimidade de votos.

Nesta terça-feira, 25 de maio, os noves parlamentares cumpriram com o compromisso, e cada um fez a doação de um salário, ou seja, somados chega a quase R$10.000,00 (dez mil reais). Com os valores foram realizado a compras de alimentos, e transformada várias cestas básicas, para serem entregues as famílias carentes da cidade de Poço de José de Moura, no Sertão Paraibano.


Dr. Reginaldo (CIDADANIA)
Veluma Hayalla (CIDADANIA)
Chico Canuto (CIDADANIA)
Geraldinho (CIDADANIA)
Chico da Serra (CIDADANIA)
Paula Batista (CIDADANIA)
Euclimar do Nascimento (AVANTE)
Aurélia Anacleto (AVANTE)
Gerly (AVANTE)

A ação dos parlamentares ganhou o apoio de outras pessoas, as quais, realizaram a doação de cestas básicas, para atingir um número maior de pessoas beneficiadas. 

Entendendo que não é uma ação da instituição e sim um ato voluntário de cada Vereador, todos em unanimidade reconhecendo, a grandeza da proposta feita logo aceitaram doar parte do valor dos seus salários.

“Sabemos que ainda é pouco, mas é um início e um incentivo a sensibilização com as necessidades sociais do nosso Município.” Comentou o atual presidente Dr. Reginaldo.

 
 
 
 
 
 
 



Em Cajazeiras: Audiência com João Azevedo não se concretiza e aliados de José Aldemir voltam a atacar o Governo.

 pagezeejoao - Em Cajazeiras: Audiência com João Azevedo não se concretiza e aliados de José Aldemir voltam a atacar o Governo

 
 
 
 
 
 
 

Durou poucos dias o clima de harmonia dos aliados do prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, em relação ao governador João Azevedo. Durante a semana passada, enquanto circulava a notícia de uma possível audiência entre o gestor cajazeirense e o governador da Paraíba, pessoas muito próximas a José Aldemir chegaram a especular até a possibilidade da deputada Dra. Paula vir a ser convidada para ocupar a vaga de vice-governadora na chapa de situação. Mas bastou o encontro não se concretizar para que os seguidores de José Aldemir retomassem os ataques habituais contra o governo tanto na imprensa como nas redes sociais.

Além de retomarem o discurso crítico em relação ao governador, os aliados de José Aldemir também passaram a defender com maior entusiasmo a possibilidade do Progressistas lançar candidatura própria, com a senadora Daniella Ribeiro na cabeça da chapa.

Segundo chegaram a declarar na imprensa alguns assessores diretos do prefeito, a audiência com João Azevedo não teria acontecido por conta de uma estratégia política do PP, que pretende dialogar em bloco com o governador.