segunda-feira, 3 de maio de 2021

Saúde com Agente: Prefeitura de Poço José de Moura adere ao novo programa que vai capacitar Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias.

 A Prefeitura de Poço José de Moura, através da Secretaria Municipal da Saúde, aderiram ao Programa Saúde com Agente, um programa do Ministério da Saúde, cujo objetivo é melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária, por meio da qualificação aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, que atuam no município. O projeto conta com a participação do Conasems, que executará a qualificação certificada.

Por meio do programa, serão ofertados cursos direcionados aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (Vigilância em Saúde), onde esses profissionais serão capacitados em procedimentos que agora passam a fazer parte da rotina e funções da categoria, como aferição da pressão arterial, medição de glicemia capilar, aferição de temperatura, acompanhamento do cartão de vacina do cidadão.


Os agentes também poderão prestar orientação e apoio para a correta administração de medicamentos, detecção de sinais de violência doméstica contra vulneráveis, automutilação, manifestações de doenças mentais, entre outros.

CMAM – A proposta inicial é transformar os espaços ociosos de escolas municipais, localizadas na zona rural, nas quais, hoje, estão sem funcionamento devido à inexistência de alunos matriculados nos turnos diurno e vespertino, em Centros Municipais de Atendimentos Multidisciplinares (CMAM), que tem como objetivo ofertar serviços à população da comunidade adscrita aquela unidade escola nas diversas categorias e áreas profissionais.

Nesse sentido, estes Centros Municipais abrigarão às necessidades das Secretaria Municipais e dos Programas e Estratégias a serem ofertados à população em geral, com vistas a fomentar a efetivação e fortalecimento das políticas públicas, sejam nas áreas da saúde, assistência social, cultura, educação, agricultura, dentre outras.

Importa ressaltar que os CMAM terão em sua dinâmica de funcionamento a presença de profissionais lotados nas secretarias municipais que, por sua vez, desempenharão atividades programáticas mediante as agendas desenvolvidas pelas secretarias municipais que levarão assistência a população deste município, em especial das comunidades rurais.

Assim, é expressivo colocar que a promoção desses espaços/ambientes coletivos proverão melhores condições de vida para a população, bem como produzirão maior acesso dos munícipes frente às ações e serviços públicos ofertados pelo Poder Público local.

Segundo o secretário de saúde do município, Marcos Gabriel a primeira comunidade contemplada a ganhar o serviço será a Caiçara.

Sobre a formação

Os cursos serão realizados em formato presencial – durante a jornada de trabalho, mediado por um preceptor – e também na modalidade de ensino à distância (EAD), mediado por um tutor. Os cursos oferecidos na modalidade EAD, ocorrerão por meio de teleaulas, aliadas a atividades presenciais no espaço das unidades de saúde municipais e nos territórios onde os agentes atuam.

Para se cadastrarem nas aulas, é necessário que os municípios onde os agentes atuam manifestem interesse em aderir ao programa. E edital de adesão será publicado em janeiro de 2021. A expedição de diploma e certificado de conclusão de curso será realizada por instituição de ensino pública, com autonomia pedagógica para a oferta do curso de formação.

Aplicativo

O aplicativo Saúde com Agente, ferramenta utilizada no processo de formação em dispersão dos agentes, será desenvolvido pela fábrica de software do Departamento de Informática do SUS (DATASUS). O aplicativo coletará o reconhecimento biométrico ou facial do agente, além de sua localização georreferenciada, por meio de um conjunto de dados. A ferramenta está disponibilizada nas lojas de aplicativos para iOS e Android. 

Um protótipo do aplicativo Saúde com Agente, contendo uma coleta mínima de dados, estará disponível no endereço eletrônico https://saudecomagente.unasus.gov.br/ até o lançamento oficial do programa, para que a população tenha uma pequena experiência do aplicativo que será utilizado pelos profissionais. A ferramenta poderá ser acessada por meio de computadores, notebooks, smartphones e tablets.



Nenhum comentário:

Postar um comentário