segunda-feira, 19 de abril de 2021

Ação “Biomedicina Solidária” é lançada e conta com a participação da categoria e pontos de coletas em todo o país.

 

A iniciativa é do presidente do CFBM, Dr. Silvio José Cecchi, e foi aprovada unanimemente pelos Conselheiros Titulares em reunião plenária. O objetivo é  arrecadar donativos que serão entregues às Ongs e instituições filantrópicas indicadas pelos Conselhos Regionais de Biomedicina. O ponto alvo do evento será nos dias 21 e 22 de maio e contará com palestras e atrações online. Empresas e instituições que participarem receberão o selo “Empresa Solidária”

Com o objetivo de somar forças e ajudar quem mais precisa neste momento crítico em que se encontra o Brasil, o presidente do Conselho Federal de Biomedicina, Dr. Silvio José Cecchi, deu início a ação Biomedicina Solidária, que consiste em mobilizar toda a categoria biomédica para uma grande arrecadação de donativos em todo o país. Até o dia 22 de maio, as unidades dos Conselhos Regionais de Biomedicina, bem como suas delegacias servirão de ponto de apoio e receberão as doações. Laboratórios e estabelecimentos que quiserem aderir à ação – e desejarem se habilitar como ponto de coleta ou fazerem doações – receberão o selo de “Empresa Solidária” pelo CFBM e terão suas fotos e ações divulgadas nas redes sociais oficiais.

Mais de 116 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar, segundo pesquisa feita em dezembro de 2020 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). O levantamento revela ainda que no ano passado, mais de 19 milhões de pessoas passaram fome no Brasil. “A gente fala muito da necessidade da união na categoria. Mais uma vez, vamos mostrar essa união e ajudar ao próximo”, destacou o Dr. Silvio Cecchi. O presidente do CFBM reforçou ainda que a ideia do evento é formar uma grande rede de doações, que não se restringe apenas aos Biomédicos. “Todos podem participar”.

Sorteio de Prêmios

A 1ª edição da Biomedicina Solidária conta com o apoio de laboratórios, empresas do segmento de saúde e do segmento educacional (além de instituições de ensino superior), youtubers e influenciadores digitais que juntos promoverão sorteio de diversos prêmios nas redes sociais. “Além de todos esses estabelecimentos fazerem suas doações, ainda vamos sortear prêmios para os doadores. A ideia é dar ainda mais visibilidade para a Biomedicina e para a campanha. Boas ações geram boas ações”, reforçou o presidente do CFBM.


Selo Empresa Solidária

Laboratórios, estabelecimentos comerciais e instituições de ensino que aderirem à 1ª edição da Biomedicina Solidária receberão o selo de Empresa Solidária, chancelado pelo Conselho Federal de Biomedicina e pela Academia Brasileira de Biomedicina. “As instituições que receberem os selos terão autonomia para utilizá-lo em seus produtos, sites, redes sociais. Além do mais, nós queremos divulgar essas empresas. Serão nossas parceiras”, acrescentou Cecchi.

Para recebimento do selo, as empresas devem se cadastrar previamente e informar quais ações desenvolverão. (Clique aqui e cadastre-se a sua instituição)


As Organizações não Governamentais e as entidades filantrópicas que receberão as doações serão indicadas pelos Conselhos Regionais de Biomedicina.



terça-feira, 6 de abril de 2021

Dom Francisco de Sales autoriza retorno das celebrações presenciais na Diocese de Cajazeiras. Leia!

 

O Bispo Diocesano Dom Francisco de Sales publicou na tarde desta segunda-feira, 05, a autorização para o retorno das celebrações com presença física de fiéis nas Igrejas da Diocese de Cajazeiras.

Segundo o documento, as Igrejas estão autorizadas a receberem os fiéis para as celebrações de Missas, Celebrações da Palavra e a outros atos de culto, com ocupação máxima de 30% da capacidade de cada espaço celebrativo, seja para a Igreja Matriz ou para as Capelas.

BAIXE: DELIBERAÇÃO SOBRE AS CELEBRAÇÕE SPRESENCIAIS NA DIOCESE DE CAJAZEIRASBaixar

As Igrejas também terão que instalar tapetes para a desinfecção de calçados nas suas entradas; oferecer álcool em gel a 70% durante toda a celebração; exigir dos presentes o uso constante de máscaras faciais que recubram o queixo e o nariz; respeitar o distanciamento mínimo de dois metros entre cada fiel, a menos que se trate de pessoas que residam sob mesmo teto; além de garantir a higienização das dependências internas da igreja, inclusive assentos e genuflexórios, fazendo uso de solução desinfetante apropriada.

O Decreto determina ainda que “as festas de padroeiro, que porventura ocorrerem durante a vigência destas disposições, deverão ser limitadas principalmente à dimensão litúrgico-celebrativa. Evite-se todo tipo de aglomeração nas iniciativas de caráter social, que acontecem no período das festas patronais, para que a comunidade não seja submetida a nenhum risco sanitário”.

Dom Francisco de Sales destaca que “as presentes resoluções são provisórias, podendo ser restringidas, ampliadas ou revogadas, de acordo com o agravamento ou atenuação do quadro da pandemia”.

“Que o retorno às celebrações presenciais, neste santo tempo da Páscoa, seja um sinal luminoso da vitória da esperança e um testemunho do nosso empenho em fazer do cuidado com a vida um distintivo da vivência de nossa fé no Cristo vencedor da morte”, finaliza.

PASCOM DIOCESANA

Superintendente da SCtrans João Vitor presta contas de ações e investimentos no trânsito no primeiro trimestre de 2021. Veja!

 O Superintendente da Sctrans (Superintendência Cajazeirense de Transporte e Trânsito), João Vitor presta contas a população da ações desenvolvidas e investimentos feitos durante os meses de Janeiro, Fevereiro e Março.

Segundo João Vitor, o órgão tem buscado investir a cada dia visando melhorar a mobilidade urbana na cidade. “Temos cumprido a determinação do prefeito Zé Aldemir em oferecer o melhor para a população e o trânsito”, revelou.

Veja abaixo prestação de contas:

AGRICULTORES DE POÇO DANTAS RECEBEM ASSISTÊNCIA TÉCNICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE.

 

Agricultores de Poço Dantas recebem assistência técnica da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está realizando visitas de Assistência Técnica a todos os agricultores beneficiados pelo Programa de Corte de Terras no Município. O objetivo é auxiliar e estimular o crescimento da produção dos agricultores locais.

As visitas são conduzidas pelo Secretário Alexandre Oliveira, que é técnico agrícola, acompanhado também pela equipe técnica da EMPAER local. Durante as visitas, os agricultores recebem informações quanto às práticas e manejos a serem adotados para cada cultura por eles praticada, desde o preparo do solo até colheita.

Além de orientação técnica para melhoria das culturas de cada produtor é feito também o acompanhamento detalhado dos agricultores que destinam as suas produções ao abastecimento de programas como o Programa de Aquisição de Alimentos -PAA e Programa Nacional de Alimentação Escolar -PNAE, responsáveis por complementar a merenda escolar e doações que são realizadas a famílias carentes do município.

Decreto que libera bares, comércio e cerimônias religiosas entra em vigor na PB.

 O decreto do Governo da Paraíba, que flexibiliza o funcionamento de bares, restaurantes, igrejas, comércios e shoppings centers entra em vigor nesta segunda-feira (5). As medidas são válidas para os municípios paraibanos classificados nas bandeiras laranja e vermelha na nova avaliação do Plano Novo Normal. Novo decreto, publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE) no sábado (3), dá fim ao toque de colher estabelecido no anterior. As regras, que visam frear o avanço do coronavírus no Estado, são válidas até o dia 18 de abril.

Bares, restaurantes e similares

Os bares, restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência poderão funcionar com atendimento nas suas dependências das 6h às 22h, com ocupação de 30% da capacidade do local, podendo chegar a 50% da capacidade com a utilização de áreas abertas, ficando vedada, antes e depois desse horário, a comercialização de qualquer produto para consumo no próprio estabelecimento. Os serviços de delivery e retirada de mercadoria pelo cliente podem ocorrer até às 23h30.

Celebrações religiosas

As missas, cultos e cerimônias religiosas presenciais poderão ocorrer, com ocupação de 30% da capacidade do local, podendo chegar a 50% da capacidade com a utilização de áreas abertas.

Shoppings

Os shoppings centers e centros comerciais deverão obedecer ao horário de funcionamento das 10h às 22h. As atividades da construção civil poderão ocorrer das 6h30 às 16h30. Os estabelecimentos do setor de serviços e o comércio poderão funcionar até dez horas contínuas por dia, sem aglomeração de pessoas nas suas dependências e observando todas as normas de distanciamento social e os protocolos específicos do setor, sendo facultado aos gestores municipais o estabelecimento do horário de funcionamento dos segmentos para melhor atender à realidade local. Também caberá às prefeituras ampliar as áreas destinadas às feiras livres, possibilitando o maior distanciamento entre as bancas e ampliação dos corredores de circulação de pessoas.

Outros serviços

Também poderão funcionar salões de beleza; academias; escolinhas de esporte; instalações de acolhimento de crianças, a exemplo de creches; hotéis; pousadas;  call centers; e indústrias observando todos os protocolos elaborados pela Secretaria Estadual de Saúde e pelas Secretarias Municipais de Saúde. Os terminais rodoviários, os transportes intermunicipais e a balsa que faz a travessia Cabedelo/Costinha retomarão suas atividades.

Aulas

Já as aulas presenciais nas escolas das redes públicas estadual e municipais seguirão suspensas. As escolas e instituições privadas de níveis superior, médio, fundamental e infantil também deverão funcionar exclusivamente através do sistema remoto. O Governo do Estado promoverá reunião, por videoconferência, com a participação dos sindicatos e associações dos professores e trabalhadores das redes públicas e privadas, sindicatos patronais, representantes das universidades públicas e privadas e representação de pais de alunos com o objetivo de discutir como se dará o funcionamento das aulas a partir do dia 12 de abril.

Estádios

Os estádios pertencentes ao Estado voltarão a funcionar apenas para os jogos de futebol profissional, sem público, observando os protocolos específicos para a área. As atividades presenciais nos órgãos e entidades vinculadas ao Poder Executivo Estadual ficarão suspensas no período de vigência do decreto, à exceção das Secretarias de Saúde, Segurança e Defesa Social, Administração Penitenciária, Desenvolvimento Humano, Fazenda, Secretaria de Comunicação, Cagepa, Fundac, Detran e Codata.

Fiscalização

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) e os órgãos de vigilância sanitária municipais, as forças policiais estaduais, os Procons estadual e municipais e as guardas municipais ficarão responsáveis pela fiscalização do cumprimento das normas estabelecidas no decreto. O descumprimento sujeitará o estabelecimento à aplicação de multa e poderá implicar no fechamento em caso de reincidência, que pode compreender períodos de sete a catorze dias, e na aplicação de multas que podem chegar a R$ 50 mil.

Uso de máscaras

Permanece obrigatória no estado a utilização das máscaras nos espaços de acesso aberto ao público, incluídos os bens de uso comum da população, vias públicas, no interior dos órgãos públicos, nos estabelecimentos privados e nos veículos públicos e particulares, inclusive ônibus e táxis, cabendo aos órgãos públicos, aos estabelecimentos privados e aos condutores e operadores de veículos a exigência do item.




Prefeitura de Bonito de Santa Fé inicia distribuição de 3 Mil Kits de prevenção ao COVID-19.

 A Prefeitura de Bonito de Santa Fé iniciou, em diversos pontos da cidade, a distribuição de 3 mil kits individuais contendo máscara, álcool gel 70% e sabão líquido (500ml) para os munícipes. A obrigatoriedade de uso de máscaras em espaços públicos e demais locais em Bonito de Santa Fé é uma das determinações do governo Ceninha Lucena.

Para garantir a adesão de todos as pessoas que estão com suspeitas de covid-19 à nova medida, equipes da Prefeitura percorrem os bairros do município e zona rural. Além disso, os kits estão sendo disponibilizados na secretaria de saúde de forma a alcançar o maior número possível de pessoas.



O kit disponibilizado conta com álcool gel a 70%( 500ml); sabão líquido( 500ml) e máscara de tecido( 100% algodão) com recursos do governo federal para enfrentamento da pandemia. Os kits estão sendo distribuídos prioritariamente para famílias em vulnerabilidade social e acompanhantes de pacientes com COVID-19

A Prefeitura ressalta que todas as medidas adotadas no município precisam da colaboração de todos os cidadãos. O combate ao Coronavírus não é uma via de mão única: depende da aceitação e cumprimento de todas as pessoas para que os resultados sejam realmente efetivos. A recomendação é que os munícipes permaneçam em casa e só saiam em caso de necessidade; utilizem máscaras e álcool gel; e lavem bem as mãos. As situações que desobedecerem ao permitido no decreto podem ser denunciadas na sede da prefeitura.