terça-feira, 22 de setembro de 2020

Eleições 2020: Quem ganha e quem perde com as últimas definições politicas em São José de Piranhas?

 Ninguém seria capaz de adivinhar os acontecimentos, dos últimos dias, na política de São José de Piranhas. O quadro que estava desenhado foi picotado e estraçalhado nas últimas horas que antecederam às convenções.


A candidatura de Cleide Carvalho foi mantida, considerada a terceira força política no município ela e, seu companheiro de chapa, Zé Ednando, tem poucas chances de eleição, porém pode atrapalhar o meio campo da candidatura do ex-prefeito e candidato, Domingos Neto. Tudo isso, porque o eleitorado de Cleide se constitui e se mistura com o eleitorado de Domingos Neto resultando no neologismo “Anti-Chico” são pessoas que não votariam de jeito algum no atual prefeito.

A candidatura do ex-prefeito, Domingos Neto, foi montada permeando a estratégia utilizada há 12 anos. Na ocasião, Neto Lacerda tinha uma grande musculatura eleitoral, mas estava impedido de concorrer por decisão judicial. Mesmo assim, Neto insistiu na candidatura até poucas horas antes da eleição e, de última hora, emplacou Domingos Neto e venceu às eleições. Agora a estratégia pode se repetir, porém com a inversão de filho para pai.
A escolha do jovem, Juninho Brasileiro, para ser candidato a vice de Domingos, nada soma, haja vista que ambos fazem parte da mesma família e do mesmo grupo político.

A candidatura de, Chico Mendes (CIDADANIA) mantem a base sólida e intacta. Antes que muitos pensem que o rompimento de Juninho causa prejuízo ao grupo governista, eu digo que não e explico: Juninho pertence ao grupo Lacerda pelo qual foi indicado como candidato a vice-prefeito de Chico Mendes em 2016, porém com o rompimento de Domingos Neto com Chico Mendes, Juninho ficou sem grupo, ficou sozinho, e na política uma ovelha desgarrada não faz verão. Em suma, caso Juninho tivesse permanecido no grupo de situação, nada somaria.

A escolha do nome de Sandoval Lins (BAL), para ser candidato a vice-prefeito não leva soma de votos, mas mantém a união do grupo, o que não aconteceria, caso Juninho tivesse permanecido. Como se sabe, já havia rumores de insatisfação de alguns vereadores do grupo governista com a possível continuação de Juninho na chapa majoritária.

Seguindo o fio da meada, o grupo de Chico Mendes  conta com quase todos os vereadores, aliás são nove ‘mourões’, inclusive alguns que eram bastante ligados a Domingos Neto.

Além de toda essa equação política, Chico Mendes  tem como maior cabo eleitoral, o expressivo e histórico de trabalho desenvolvido no município, fato que ganhou as paginas dos jornais e o colocou como o melhor prefeito de São José de Piranhas e um dos melhores avaliados no Nordeste.

O resultado de tudo isso é uma aceitação popular de mais de 90%  em todos os recantos do município piranhense. Caso vença  à reeleição, Chico Mendes deve realizar um mandato ainda melhor. Pois sua futura morada política deve ser João Pessoa ou Brasília.

Por Alex Gonçalaves. Que queiram ou não, essa é a minha opinião



Nenhum comentário:

Postar um comentário